25 outubro, 2011

Foro Regional da Comarca de Campina Grande do Sul e Quatro Barras recebe Vara de Juizados Especiais

Solenidade reuniu representantes do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo
Solenidade reuniu representantes do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo
O Foro Regional de Campina Grande do Sul e Quatro Barras e o Tribunal de Justiça do Paraná oficializaram na última quinta-feira (20) a instalação da Vara de Juizados Especiais na Comarca. Agora, o Foro passa a ter duas varas comandadas pelas juízas de Direito, Dra Paula Priscila Candeo Haddad Figueira (que há mais de dez anos dirige o Foro), respondendo pela Vara Criminal; e a Dra. Adriana Benini, designada para a Vara Cível.

A chegada de uma nova magistrada deve-se ao volume de processos na Comarca, que segundo levantamento é a que possui o maior volume de processos por juiz em todo o Estado. São mais de 23 mil processos em tramitação, além de 3.700 novos processos que aumentam os índices ano a ano. “Hoje recebemos a implantação de uma nova vara como reconhecimento do trabalho e também como realização de um sonho. Na prática, poderemos nos dedicar mais aos processos, dar mais agilidade e também desenvolver trabalhos sociais de prevenção à criminalidade”, disse Dra. Paula.

A instalação foi oficializada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, durante cerimônia no auditório da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, que reuniu os prefeitos de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, e de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção; o promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; além do representante da Ordem dos Advogados do Paraná, Dr. Maurício de Paula Soares Guimarães; vereadores; advogados; juízes e representantes da Polícia Militar.

O presidente do Tribunal de Justiça ainda anunciou a construção de 23 novos fóruns, sendo um deles em Campina Grande do Sul, além da instalação de 41 varas até o fim do ano. “É uma fase de investimentos e obras para aprimorar os serviços prestados pelo Poder Judiciário, levando a justiça mais perto da população”, disse. Até novembro o edital de licitação para construção do Fórum deve estar publicado e estima-se que dentro de dez meses a obra esteja concluída, com uma área de 2.400 metros quadrados.

 “Hoje estamos enaltecendo a vinda dos juizados e da nova magistrada que permitirão mais eficiência no andamento dos processos, em vista do grande volume. Devemos também reconhecer a dedicação, o empenho e a sensibilidade que a Dra Paula vem conduzindo os trabalhos, de forma honesta e justa”, comentou o promotor.
Quatro Barras  
 A proposta de implantação de uma Comarca em Quatro Barras também foi mencionada pelo prefeito Loreno Tolardo, que permitiria melhor acesso à população aos serviços do Judiciário. O presidente do Tribunal afirmou que vai avaliar a possibilidade de implantação. “Já manifestamos nosso apoio com relação à implantação da Comarca, que facilitaria muito o acesso à Justiça, encurtando as distâncias e garantindo agilidade, já que o volume de processos também seria menor. Esta aproximação do Judiciário com a população certamente é um desejo de todos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário