08 novembro, 2011

Quatro Barras está recebendo o maior número de atrações da história


Homenagem ao prefeito e primeira-dama e aos ex-prefeitos e ex-primeiras-damas reconheceu a contribuição de todos Foto: Josiany Ohde/PMQB
Sessão solene, desfile cívico, shows, apresentações artísticas e culturais, almoço típico, jogos e ultramaratona movimentaram a cidade nos últimos quatro dias. Mas as atrações do cinquentenário continuam

Quatro Barras está em festa. Os 50 anos de emancipação política estão sendo comemorados em um evento sem precedentes, que resgata a história, comemora o presente, e principalmente, projeta boas perspectivas para o futuro. Já na sexta-feira (4) foram abertas oficialmente as festividades durante sessão solene na Câmara Municipal, que concentrou momentos importantes como o lançamento da regravação do hino municipal com a interpretação de Caroline Barros e o instrumental da Banda Municipal sob a regência do Maestro Ademir de Oliveira Silva.

Também foram lançados o Livro dos 50 anos de Quatro Barras com trabalhos do concurso de produções textuais organizado pela Secretaria de Educação, e o selo personalizado em comemoração ao cinquentenário, em parceria com os Correios. Também foi a noite das homenagens.
Representantes das instituições de ensino que participaram do livro receberam réplicas da obra “O canteiro” e os vereadores entregaram o título de servidor público padrão a funcionários efetivos da Prefeitura que se destacaram no ano - Valdirene Rodrigues, Marilda de Lara, Cleidemar Sbrissia, Lourenço de Freitas, Juliana Dequeche, Fabrício Haddad Figueira, Moisés Oliveira, Marcelo Barbosa e Izaltina Carneiro.
Homenagens também para o prefeito e a primeira-dama e para ex-prefeitos e ex-primeiras-damas. Aníbal Borba Cordeiro, Domingos Mocelin Neto, Carlos Milani, João Carlos Creplive, Edison Wilmar Repinoski e Roberto Adamoski (ex-prefeitos) e o prefeito Loreno Tolardo foram citados e homenageados pela contribuição e o trabalho dedicado à cidade.
“É gratificante poder estar gerindo a cidade nos seus 50 anos. Ao longo da história, várias pessoas e gestores ajudaram a construir a cidade que conhecemos. Sou o 7º prefeito de Quatro Barras, hoje na 12ª legislatura, e tenho na minha fé e ideal trabalhar cada vez mais pelo município, respeitando o passado, construindo o presente e projetando o futuro. O que prevalece sempre é a boa vontade, e tenham certeza que nossos esforços estão concentrados para o bem, para o melhor da cidade”, disse o prefeito Loreno Tolardo em seu discurso.
Acompanhado pela primeira-dama Ederci Sbrissia Tolardo, pelo vice-prefeito Edison Wilmar Repinoski e pelo presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago, Tolardo fez o corte oficial do bolo, que foi seguido pela queima de fogos. Ao mesmo tempo, foi anunciada a ligação das luzes de natal, que passaram a colorir ruas e praças.
A sessão solene foi acompanhada por personalidades importantes da cidade, ex-gestores, vereadores, representantes da Prefeitura, moradores e autoridades como os deputados Reinhold Sthepanes Junior e Rasca Rodrigues; o superintendente regional do Trabalho, Neivo Beraldin; o promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; a juíza Dra. Paula Priscila Candeo Haddad Figueira; o representante dos Correios, Marcos Paulo Paim; o vereador Francisco Garcez, representando a Câmara Municipal de Curitiba; o padre Altamir Gabriel e o presidente do Conselho de Pastores, Francisco Kojima, que deixaram uma mensagem positiva pelos 50 anos da cidade.

Desfile cívico
Na manhã de sábado (5) mais de mil pessoas desfilaram pela avenida Dom Pedro II, entre alunos de escolas municipais, Centros de Educação Infantil, colégios estaduais e particulares, e escola especial, além do Pelotão do 20º Batalhão de Infantaria Blindado. Houve participação das bandas da 5ª Região Militar, regida pelo maestro tenente Santiago, e do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CACA), acompanhados pelo maestro Ademir de Oliveira Silva, além do Coral da Melhor Idade. Caminhões antigos relembraram uma das atividades dominantes no período da emancipação política, e veículos e máquinas da frota municipal também desfilaram pela avenida, seguidos por motocicletas e viaturas da Polícia Militar, Civil e Rodoviária, e Defesa Civil.

Crianças e jovens mostraram criatividade e um amplo trabalho de pesquisa voltado ao resgate histórico. Houve encenação da passagem do imperador Dom Pedro II, caracterizações e faixas sobre o surgimento dos primeiros povoados, atividades econômicas, caminhos históricos e um amplo apanhado que resgatou o passado e destacou o presente, seja em obras, investimentos ou programas que hoje estão trazendo mais infraestrutura e qualidade de vida à população.  

Programação religiosa
A manhã de domingo (6) foi aberta pela missa campal de Ação de Graças pelos 50 anos do município, conduzida pelos padres Altamir Gabriel, Luiz Aguiar Gregório, Renaldo Amauri e pelo pároco André Scaglia, que lembrou a fundação da igreja no município em 1905.

Logo depois, a Comissão da Capela São Sebastião preparou o típico almoço com Frango Caipira Graciosa no salão paroquial, onde mais de 400 pessoas almoçaram ao som da Orquestra Viola e Cantoria. Uma exposição de fotos retratou a história da cidade com 300 imagens nas categorias Cultura e Religiosidade, Patrimônios e Arquitetura, Política e Sociedade, e Atrativos Turísticos.
Na tarde do domingo, o show gospel do cantor Mattos Nascimento reuniu um grande público no Parque de Eventos. A apresentação foi acompanhada pelos membros do Conselho de Pastores de Quatro Barras, Francisco Kojima, Valcir Eugênio Garmier, Rogério Ferreira, Marcos Eliaquim, Antonio Clécio de Lima, Marcos Jacir e Valzenir Gomes Ferreira, que representaram as igrejas evangélicas de Quatro Barras.

Parque de Eventos e Planeta Sertanejo
Nos últimos quatro dias de festa a música invadiu o Parque de Eventos durante o 2º Planeta Sertanejo e reuniu uma multidão de pessoas, que cantaram ao som de bandas consagradas como Nativos, Grupo Legião, Eric e Matheus, Grupo Festerê, Willian e Renan, e Grupo Kanoa, lotando as áreas cobertas do parque. No sábado (5) e domingo (6) foram registrados os maiores números de adesão ao evento, superando todas as expectativas da Prefeitura.

Movimento também em outras áreas do parque, como na Feira de Artesanato, estandes gastronômicos e no Parque de Diversões, que também concentraram um grande público. E se a música ganhou os palcos do Parque de Eventos, as atrações artísticas e culturais também ganharam. Rodas de capoeira com o mestre Carvoeiro, apresentações de teatro do Projeto Atleta do Futuro e da Academia Quebra Nozes levaram a magia da arte e da dança ao público.
Na noite de ontem (7) foi a vez da banda Blindagem e da dupla Laluna e Vinicius. E a programação segue hoje (8), com artistas regionais e às 22h com Oswaldir e Carlos Magrão. Na quarta-feira, a programação abre com a inauguração da Estrada da Graciosa e segue com apresentações artísticas e culturais. Às 21h, o Parque de Eventos recebe Ali e Rhuan e às 22h o grande show com Marcos e Belluti. 

Atrações esportivas
Durante a programação do cinquentenário, o esporte também teve seu espaço. Entre os dias 4 e 6, foi realizada a Ultramaratona Internacional Caminhos Históricos de Quatro Barras PR 100 com um percurso de 161 quilômetros, reunindo atletas de elite do Brasil e do exterior.

Na categoria masculino, em 1º lugar ficou o atleta Marcos Farinazzo (Amazonas), em 2º Plínio Silveira (Goiás) e em 3º lugar Carlos Magno (RJ). Na categoria feminina, as primeiras colocadas foram Débora Simas (SC), Maria José (SP) e Naoko Sakagawa (Japão). Na categoria duplas, venceram o BOPE Paraná e na categoria trios a equipe Fire Fox (Bombeiros/PR). O evento foi organizado pela Borá Corrê Eventos Esportivos, com o apoio da Prefeitura de Quatro Barras.
No sábado (6), um jogo festivo reuniu as equipes do Quatro Barras Futebol Clube e Corinthians Masters, que terminou em empate de 2 a 2. Lira marcou os dois gols aos 10 e 18 minutos do primeiro tempo. Pelo Corinthians, Gilmar Fubá e Ataliba também marcaram. O evento reuniu craques do futebol no CT Ninho da Gralha.
Foi também nas comemorações do aniversário que a Copa Cinquentenário definiu seus campeões. Foram 11 times que disputaram o torneio, sendo divididos em duas chaves. Em um jogo disputado até o fim, com empate e decisão nos pênaltis, o Quatro Barras Futebol Clube foi campeão da copa, seguido pelo Menino Deus como vice-campeão e o Santa Luzia em terceiro.
O destaque do campeonato foi Miller Gonçalves dos Santos (Quatro Barras), o artilheiro foi Wellington Fabio Benedetti (Santa Luzia) e o revelação foi Osmir Robson de Andrade (C.P.I). O título time disciplina foi para o Menino Deus e o goleiro menos vazado foi Sidnei, do mesmo time. A premiação aconteceu no domingo (6) e foi entregue pelo prefeito Loreno Tolardo e pelo vice Edison Repinoski. Também foram homenageados o vereador Pelé e o morador do Pinheirinho Divo, pela participação na Copa 25 Anos, e José Siebert, pela participação ativa no futebol ao longo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário