17 fevereiro, 2012

Encontro de Secretários busca mecanismos de desenvolvimento para as cidades



“O desenvolvimento não pode parar”, disse o prefeito Loreno Tolardo durante a abertura
“O desenvolvimento não pode parar”, disse o prefeito Loreno Tolardo durante a abertura
O desenvolvimento das cidades vem sendo a pauta do Encontro de Secretários Municipais de Indústria e Comércio da Região Metropolitana, que estiveram reunidos nesta terça-feira (14) para o quinto fórum de discussões, em Campina Grande do Sul. O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo abriu os trabalhos, falando sobre os avanços já alcançados na cidade e os desafios do crescimento econômico.

“O desenvolvimento não pode parar, temos que articular novos mecanismos aliando as demandas ambientais às demandas de crescimento. Temos avançado bastante com as políticas de atração de novas empresas e de incentivo ao setor turístico, mas as restrições ainda desaceleram o processo de desenvolvimento. Por isso, é importante discutir estas questões”, disse o prefeito.

Também compondo a mesa, estiveram presentes o prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção; o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Horácio Monteschio; o superintendente do BRDE, Carlos Olson; além de representantes do Instituto Municipal de Turismo, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, da Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado de Indústria, do Comércio e Assuntos Metropolitanos, Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, SESI, Copel, IAP e Sanepar.
Temas centrais
 Além das propostas de fomento à indústria e ao comércio, o turismo passou a integrar oficialmente o foco das discussões para o desenvolvimento das cidades da região metropolitana. Uma das apostas do fórum é buscar o crescimento através de soluções conjuntas e integradas, que favoreçam a região como um todo.

 “Comércio, indústria e turismo são atividades convergentes e o encontro de hoje deve facilitar a união entre o segmento público e a iniciativa privada, com o grande objetivo de desenvolvimento e crescimento da região”, comentou Monteschio.

 Ao longo do encontro, promovido pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, foram apresentadas linhas de financiamento do BRDE e o funcionamento do Programa ProCopa Turismo, que pretende incentivar empreendimentos turísticos hoteleiros nas cidades-sede e vizinhas do evento em 2014. Também foram divulgadas linhas de crédito para micro e pequenas empresas, incluindo aquisição de máquinas e equipamentos, obras civis, instalações, mobiliários, estudos e projetos

Fonte PMQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário