17 fevereiro, 2012

Audiência pública apresenta à população o Plano Municipal de Saneamento Básico



Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e Sanepar tiraram dúvidas e receberam sugestões
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e Sanepar tiraram dúvidas e receberam sugestões
Resultado de um levantamento de dois anos, o Plano Municipal de Saneamento Básico, que traça as diretrizes de ações e investimentos que devem ser aplicados em Quatro Barras nos próximos 30 anos, foi apresentado à população na noite da última quinta-feira (9). O espaço aberto para opiniões teve um resultado produtivo, com novas sugestões da comunidade incorporadas ao plano, principalmente no que diz respeito ao atendimento paralelo a áreas urbanas e rurais.

“Nos últimos dois anos a Prefeitura realizou uma força tarefa, com a parceria interna das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, e Planejamento Urbano e Obras. O grande objetivo foi estabelecer um planejamento, com metas e ações que ampliem a cobertura do abastecimento de água, drenagem e a coleta de esgoto, abrangendo cada vez mais a população atendida. O prefeito Loreno Tolardo busca aumentar cada vez mais este atendimento”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho.

O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como objetivo apresentar o diagnóstico do saneamento básico no município e definir o planejamento para o setor. O plano será revisto periodicamente em prazo não superior a quatro anos. O estudo ainda prevê ações de educação ambiental, compostagem, coleta de resíduos e inclusão social através da coleta seletiva.
Contrato de programa
O público presente ainda pôde acompanhar em audiência seguida a apresentação do Contrato de Programa da Sanepar, que deve ser renovado com o município. Nele estão previstas ações de curto, médio e longo prazo, relacionadas ao abastecimento de água, drenagem e coleta de esgoto, inclusive para atender as novas demandas, já que a população deve subir de 20 mil para quase 35 mil habitantes nos próximos 30 anos. Entre as metas estipuladas está garantir 98% de cobertura na coleta de esgoto em toda a área urbana.

Outra meta prevista é o repasse de pelo menos 1% dos recursos arrecadados pela estatal no município para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, que será revertido em ações de conservação ambiental, e também a bonificação de 50% sobre a tarifa normal nas ligações de instalações públicas municipais. No contrato também estão algumas ações estabelecidas pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, que estará em análise na Câmara Municipal por aproximadamente dez dias, aberto a discussões.

A audiência de apresentação contou com a presença de moradores das áreas urbanas e rurais, representantes da Associação de Catadores Verde Irai, secretários municipais, vereadores, alunos e professores do Curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Newton Freire Maia, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Fonte: PMQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário