25 setembro, 2012

Semana do Trânsito terá programação nos dias 25, 26 e 28


Público alvo deste ano será a juventude. Últimos detalhes foram definidos em reunião na semana passada
Público alvo deste ano será a juventude. Últimos detalhes foram definidos em reunião na semana passada
A programação da Semana do Trânsito em Quatro Barras foi transferida para a semana que vem. Na terça-feira (25), haverá palestras e debates na Câmara Municipal, em um evento que reunirá estudantes do Ensino Médio dos colégios estaduais e representantes da Polícia Civil, Rodoviária Estadual, Militar e Defesa Civil. No dia 26 a programação será retomada com estudantes de escolas particulares, e no dia 28 será realizada uma bliz educacional na Avenida Dom Pedro II, às 16h. Mais informações sobre a programação: (41) 3672-3020.

24 setembro, 2012

QUATRO BARRAS É REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA.



Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Quatro Barras através dos Técnicos Leonn Ricardo Silva, Daniele de March, e Débora de Brito Rodrigues representou o município em evento promovido pela Secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social. O município apresentou em três etapas de um curso de capacitação, realizados em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba, o trabalho desenvolvido no Creas. Na região que compreende Quatro Barras, somente Castro, na região dos Campos Gerais, foi convidada também para mostrar os resultados no evento.
Segundo a secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, o objetivo é proporcionar para os técnicos municipais e estaduais ferramentas para o fortalecimento das unidades com o reordenamento e a oferta de serviços qualificados. O treinamento atende o previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistências e tem o foco central no serviço de proteção dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.
assistência social do Creas apresentará seus resultados na capacitação por atender as exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto pelo trabalho desenvolvido como pela qualidade de serviços oferecidos no local.
No Creas são atendidas atualmente 346 famílias com 'direitos violados, isto é, são crianças, mulheres, idosos e portadores de deficiência, vítimas de algum tipo de violência. A equipe é formada de duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma advogada duas educadoras sociais e uma funcionária administrativa. “Os atendidos vem por meio judicial, disque-idoso, Conselho Tutelar e denuncias da comunidade e demanda espontânea.
Quatro Barras  mostrou as práticas utilizadas no município para as equipes técnicas dos Creas e rede referenciada, técnicos dos escritórios regionais e da Secretaria estadual de Defesa Social, conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e Conselho Estadual de Assistência Sociais (Ceas) e representantes do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
As capacitações aconteceu nos dias 27,28,29 e 30 de agosto em Foz do Iguaçu, nos dias 3,4,5 e 6 de setembro em Londrina e 18,19,20 e 21 de setembro em Curitiba. Para os profissionais, é com muito orgulho que representam o município em um evento desta importância. “Podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelos CREAS de Quatro Barras é referência entre as cidades de pequeno porte da região.
O CREAS de Quatro Barras não recebe recursos dos Governos Federal e Estadual para sua manutenção e o município investe quase R$ 356 mil. Para o prefeito Loreno Tolardo o reconhecimento do trabalho feito no CREAS pelo governo do estado, demonstra a qualidade do serviço prestado no município. “Temos bons resultados porque temos comprometimento com nossa população e profissionais qualificados”, avalia Tolardo.

Secretaria da Família realiza capacitação para técnicos de proteção social especial e convida Quatro Barras para dividir suas experiências.

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) encerrou sexta-feira (21) a terceira etapa da capacitação sobre os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e programa Liberdade Cidadã que aconteceu em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba reunindo três macro regiões do Estado. O treinamento que abordou os serviços de proteção social especial de média complexidade reuniu técnicos dos municípios, representantes do poder judiciário e Ministério Público e as equipes dos escritórios regionais da secretaria em quatro dias intensos de atividades.
                                                                                                      

Desde o ano passado, a Seds investe na capacitação de profissionais de todas as regiões do Paraná  com    recursos

do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Os eventos organizados pela coordenação de Proteção Social Especial da Seds atingirão mais de 350 técnicos ao final dos encontros que também .

Segundo a coordenadora da Seds, Mara Cristina Ferreira, atender as necessidades e expectativas das equipes municipais no treinamento para o trabalho em Creas e no programa Liberdade Cidadã é fundamental. “Essas ações promovem o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a política estadual da criança e do adolescente em nosso estado que prevê um processo de capacitação continuada”, destaca Mara.

Um dos destaques na programação do evento é o relato das experiências positivas dos municípios de Prudentópolis, Castro, Curitiba e Quatro Barras. que foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Leonn Ricardo Silva e pela Assistente Social do CREAS, Daniele de March e Psicologa Débora de Brito Rodrigues “Essas equipes estão mostraram por meio do conhecimento adquirido no dia a dia os desafios e estratégias de superação na execução desses serviços”, finaliza Mara.

Quatro Barras Foi convidado a participar do evento nas Três macro-regiões do estado, devido ter um política de assistência social especial exitosa. O município possui um CREAS construído dentro dos padrões exigidos pelo MDS  e mantido somente com recursos próprios, também possui um fluxograma de atendimento organizado e uma equipe de atendimento completa.

Tais medidas têm como objetivo restabelecer e fortalecer os vínculos familiares e os vínculos comunitários por meio de uma assistência digna e promotora de direitos. Os programas sociais são desenvolvidos com vistas a resgatar a cidadania do indivíduo e da família com  a proteção do poder publico.


17 julho, 2012

Análise do quadro eleitoral nos municípios do Paraná por Murilo Hidalgo, no Jogo do Poder. Opine também...


Do Jogo do Poder Paraná.
Durante entrevista ao advogado Luiz Carlos da Rocha, no programa Jogo do Poder, o entrevistado Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, fez uma análise do quadro eleitoral da capital paranaense e dos principais municípios paranaenses. Confira alguns detalhes da entrevista que foi ao ar, ao vivo, no último domingo (08), às 23h, na Rede CNT.

Ao analisar o quadro eleitoral em Curitiba Hidalgo disse que a maior surpresa foi quanto à escolha dos vices. "Foi um processo um pouco traumático", ressaltou, argumentando que depois de uma semana os ânimos vão se acalmar. 

De acordo com o entrevistado a capital paranaense terá entre sete e oito candidatos. Os principais são: Luciano Ducci (vice: Rubens Bueno); Gustavo Fruet (vice: Mirian Gonçalves), Rafael Greca (vice: Marinalva) e Ratinho Jr.

Pinhais e Quatro Barras - Segundo o analista político os municípios de Pinhais e Quatro Barras, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, terão eleições muito calmas. O motivo é simples: os atuais prefeitos estão com ótima aceitação junto aos munícipes. Ambos vão concorrer a reeleição.

Arapongas - Já em Arapongas a campanha tende a ser mais quente. "Praticamente uma briga de família entre os Pugliesi", argumenta.

Cambé – As eleições no município de Cambé, segundo Hidalgo será bastante equilibrada entre o grupo do atual Prefeito e o de Durval Amaral.

Cascavel – Quanto às eleições em Cascavel, Hidalgo destaca as candidaturas de última hora, pois "nesse vai ou não vai, o candidato de última hora vai perdendo espaço", disse. 

Campo Magro – Em Campo Magro, o diretor da Paraná Pesquisas destacou que a disputa eleitoral será entre prefeitos e ex-prefeitos: Atu Bozzinha, Cappezi e Menegusso. Mencionou também o nome do advogado Rafael Rocha, pelo PCB.

Irati – De acordo com Hidalgo a campanha em Irati será tranquila. Os candidatos são a advogada Ieda Waydzik (PV), o advogado Odilon Burgath (PT) e o empresário Jorge Derbli (PSDB).

Mandirituba – Em Mandirituba os candidatos que disputarão a cadeira de prefeito são o Cartário, Lauri Palu, Julio Carvalho e Machadinho, que disputa a reeleição que promete.

Cornélio Procópio – Já em Cornélio Procópio as principais candidaturas, segundo Hidalgo, são as de João Carlos Lima (PT) e Frederico Alves - Fred (PSC). O município tem ainda como candidato Emerson Fonseca (PMDB). A nota digna de menção é que o PSDB vai de vice do PT.

São José dos Pinhais – A disputa eleitoral no município de São José dos Pinhais será entre o atual prefeito Ivan Rodrigues (PSD) que concorre a reeleição, Luiz Carlos Setim (DEM), Rodrigo da Rocha Loures (PMDB) e Carla Gapski (PSDC). 

Guaratuba – Em Guaratuba a atual prefeita Ivani Justus (PSDB) vai enfrentar o candidato José Ananias, ex-prefeito cidade.

Matinhos – Em Matinhos a principal disputa será entre o atual prefeito Eduardo Almora (PDT), que vai disputar a reeleição, e a esposa do ex-prefeito Chiquinho, Maria Aparecida (PSDB).

Ao comentar sobre as liminares obtidas por Beti Pavin (Colombo) e Roque (Paranaguá), por exemplo, os quais estavam sub judice, Hidalgo destacou que as eleições de outubro não serão só de marqueteiros, mas também de advogados. Segundo ele haverá muita disputa judicial, pois o Tribunal Eleitoral tem tido muito rigor com candidaturas que não preencham todos os requisitos da lei eleitoral.

Murilo Hidalgo comentou ainda sobre a Câmara de Vereadores de Curitiba. Ele disse que nas eleições de 8 de outubro acontecerá "a maior renovação da história". E essa renovação se dará por causa da divisão política entre os partidos, que gerou muitas chapas nas eleições proporcionais e todas com chances de eleger pelo menos 1 vereador.

Ainda sobre as eleições de outubro, Hidalgo destacou que haverá um equilíbrio entre PT e PSDB nas cadeiras de prefeito no Paraná. Segundo ele o PSDB está dando ênfase aos municípios menores e deixou de lado os municípios de maior expressão eleitoral. Ressaltou que PT também deverá crescer.

O analista político ressaltou também que no decorrer da campanha muitos fatos ocorrerão e que a cada semana haverá novidades

Fábio Camargo recebe aval do PTB nacional para apoiar Ratinho Júnior

Por Ivan Santos, via Política em Debate

Deputado Fábio Camargo.
O deputado estadual Fábio Camargo afirmou hoje ter recebido autorização do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, para apoiar a candidatura de Ratinho Junior (PSC) a prefeito de Curitiba.
Camargo reivindicava a vaga de candidato próprio do PTB à prefeitura, mas o partido decidiu apoiar a reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB). Ele entrou, então com um pedido na direção nacional da legenda, apontando que o estatuto do PTB permite apoio a candidato diverso ao do partido, quando não houver candidatura própria.
“Respeito todos os outros candidatos, inclusive Luciano Ducci, que o PTB local resolveu apoiar em escolha feita por uma comissão provisória, mas acredito que no momento Ratinho Junior possui o melhor projeto para enfrentar e prover soluções aos problemas de Curitiba”, alega o parlamentar.

Vacina Pentavalente começa a ser aplicada nesta semana nas Unidades de Saúde



Crianças que completam 2 meses a partir do dia 20 podem receber a vacina
Crianças que completam 2 meses a partir do dia 20 podem receber a vacina
As Unidades Básicas de Saúde de Quatro Barras vão começar a aplicar nesta semana a vacina Pentavalente em crianças que completam 2 meses a partir do dia 20 deste mês. A vacina é combinada e previne contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningites causadas pelo haemophilus influenza tipo B.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, a nova vacina vai substituir a Tetravalente (DTP/Hib) no Calendário Básico de Vacinação da Criança, e vai reduzir o número de injeções a serem aplicadas, já que a vacina concentra a imunização da tetravalente e da hepatite B.

A nova combinação está sendo introduzida pelo Ministério da Saúde a partir deste mês, com indicação para crianças de 2 meses a menores de sete anos de idade, que estão iniciando ou completando o esquema de vacinação. O esquema básico da pentavalente requer a aplicação de três doses, com intervalos de 60 dias, a partir dos dois meses de vida, com reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, a vacina tetravalente ainda deve ser utilizada até finalizar as aplicações.
Outras vacinas
 As Unidades de Saúde de Quatro Barras também oferecem vacinas consideradas de rotina, ou seja, que estão à disposição nas unidades independente da época do ano. Entre elas estão a Antitetânica, Hepatite B e Febre Amarela, para várias faixas etárias.

 Nesta segunda-feira (16), funcionários da Secretaria de Saúde realizaram uma campanha de vacinação em parceria com a empresa Britanite, imunizando cerca de 700 funcionários contra tétano, febre amarela e hepatite B. O objetivo da campanha, segundo os profissionais da saúde, é reforçar a barreira de proteção contra as doenças no município.

Após denúncias, polícia prende traficante



Polícia localizou drogas e dinheiro no interior da residência
Polícia localizou drogas e dinheiro no interior da residência
Na última quinta-feira (12), por volta das 16h, a Polícia Militar de Quatro Barras prendeu o traficante "Sandrão" em sua residência na Rua Maria Valaski, no bairro Humaitá. Assim que a polícia chegou ao local, o traficante correu para o interior da casa, onde foi capturado e onde foram apreendidos dois tabletes de maconha, duas buchas de cocaína e algumas pedras de crack, além de R$ 73,00 em notas de pequeno valor.

Segundo o comandante da PM, 2º tenente Zaqueu Rodrigo Kozow Meireles, Sandrão tem várias passagens na polícia por tráfico, e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia onde foi autuado em flagrante

Quatro Barras é opção convidativa para o turismo


Curvas sinuosas da Estrada da Graciosa guardam belos cenários e contato com a natureza
Curvas sinuosas da Estrada da Graciosa guardam belos cenários e contato com a natureza
A apenas 30 quilômetros de Curitiba, Quatro Barras reúne uma série de características que agradam qualquer visitante: belas paisagens; contato com a história e a natureza; e roteiros que aliam segmentos de aventura, ecoturismo e turismo rural; fazem do passeio uma opção convidativa para feriados e fins de semana.


A cidade abriga um roteiro em especial, que concentra todos os demais: o Roteiro Turístico Caminhos Históricos da Serra, do qual fazem parte uma lista de atrativos naturais, caminhos históricos, áreas preservadas e mais de 30 empreendimentos ligados ao setor, como chácaras, pesque-pagues, ateliês, cafés coloniais e restaurantes rurais.


Entre as opções de lazer também estão passeios a cavalo, ciclismo, escalada, gastronomia, trechos históricos e caminhada, ligados aos principais pontos turísticos da cidade - a Estrada da Graciosa, o Caminho do Itupava e o Morro do Anhangava. Um potencial que já está no roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014 e que merece ser descoberto!
Mais informações
Dados sobre roteiros, empreendimentos e atrativos podem ser conferidos no sitewww.quatrobarras.pr.gov.br, através do Link Turismo, ou pelo telefone: (41) 3671-8850.

16 maio, 2012

Quatro Barras realiza Conferência da Cultura e se credencia para receber recursos e ampliar ações



Evento mostrou avanços obtidos na área e possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura
Evento mostrou avanços obtidos na área e possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura
Mais de 130 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da área e sociedade civil participaram na última sexta-feira (4) da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Quatro Barras, que mostrou os avanços obtidos no setor nos últimos anos e propôs um debate para fortalecer as políticas públicas voltadas à cultura, com resultados a curto, médio e longo prazo.

 O encontro contou com apresentações de vídeos; do poema “Anhangava”, do escritor e poeta quatrobarrense Antonio Borba Cordeiro; e da dupla Mateus Valaski e Luis Henrique Fullan - alunos das aulas de violão ministradas na Casa da Cultura. Durante o evento também foi ministrada a palestra do escritor e poeta Rafael Greca, um dos grandes conhecedores da história do Paraná.

 Cinco temas foram abordados durante o encontro: a produção simbólica e diversidade cultural; cultura, patrimônio histórico e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão, institucionalidade e fomento da cultura.

 Além de promover o debate e dar voz à comunidade para sugerir propostas e ideias voltadas à cultura, a realização do evento possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura, credenciando Quatro Barras a receber recursos das esferas do governo estadual e federal, ou mesmo de parcerias público privadas, para aplicação na área cultural.

“O município tem passado por uma transformação visível no que tange à cultura. Temos incentivado esta área e primado pelos espaços culturais e de convívio social na cidade, revitalizando praças, investindo na Casa da Cultura e abrindo um leque de ações e atividades, principalmente durante o contraturno escolar. São mudanças fundamentais que plantam uma semente promissora para a cidade não só no presente, mas também no futuro”, comentou o prefeito Loreno Tolardo.
Avanços
  O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha, enumerou os avanços na área cultural e disse que as novas ideias e propostas são uma constante na gestão. “Revitalizamos a Casa da Cultura, instalamos a maior Gibiteca da Região Metropolitana, renovamos o acervo da Biblioteca Municipal e oferecemos o acesso gratuito à internet, implantamos o Cine Clube Quatro Barras, criamos o Programa itinerante Domingão da Família, além de promover espetáculos de dança e teatro, e valorizar nossos artistas locais. O prefeito realmente tem investido nesta bandeira”, citou.

Quatro Barras+10 debate meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mobilização da juventude



Encontro reuniu mais de 120 jovens dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul. Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 estão discutindo o tema
Encontro reuniu mais de 120 jovens dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul. Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 estão discutindo o tema
Pensar na cidade e nas regiões de entorno para os próximos 10 anos. Este foi um dos objetivos da Pré-conferência Quatro Barras+10, que discutiu meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mobilização da juventude com mais de 120 estudantes dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul, na última sexta-feira (4).

 A mobilização contou com círculos de diálogo, oficinas, apresentações de vídeos, teatro, poemas, paródias e palestras, além do amplo debate sobre as cidades que queremos para os próximos 10 anos. “Estamos colocando em prática um novo modelo de desenvolvimento, onde as pessoas, os jovens, são agentes de transformação, dão novas ideias e pensam realmente no que desejam para este futuro próximo. O Brasil tem a maior riqueza ambiental e hídrica do mundo. Quatro Barras tem 77% de cobertura florestal e 40% de áreas de preservação, ou seja, temos que ser promotores desta discussão”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho. 
Resultados  No encontro, os jovens elaboraram propostas na área ambiental para a cidade; elegeram os delegados que irão participar da Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontece em Quatro Barras durante a Semana do Meio Ambiente em junho; e elegeram a 1ª diretoria da União Municipal dos Estudantes de Quatro Barras, além de formular propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

 Dos 399 municípios paranaenses, apenas 17 estão envolvidos nesta discussão. “Este envolvimento da comunidade e especialmente da juventude torna o processo de desenvolvimento mais democrático e participativo, fortalecendo um modelo de crescimento que preza pela sustentabilidade, qualidade de vida e oportunidades para todos”, disse o prefeito Loreno Tolardo.

 Participaram da conferência alunos dos Colégios André Andreatta, Elias Abrahão, Arlinda Ferreira Creplive, Dom Orione, Graciosa e Sesi. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Câmara Municipal, Instituto Chico Mendes e União Paranaense dos Estudantes (UPE), com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Programa 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Transporte coletivo já conta com Ligeirão



Trajeto ficou mais rápido com a implantação do Ligeirão. Prefeito Tolardo e o diretor da Viação Castelo Branco fizeram o percurso ontem
Trajeto ficou mais rápido com a implantação do Ligeirão. Prefeito Tolardo e o diretor da Viação Castelo Branco fizeram o percurso ontem
Quatro Barras está recebendo um reforço no transporte coletivo. Na manhã desta segunda-feira (14) passou a funcionar a nova linha do Ligeirão, que transporta passageiros de Quatro Barras a Curitiba e de Curitiba a Quatro Barras, passando pelos bairros Jardim Menino Deus e Colônia Maria José. O prefeito Loreno Tolardo foi um dos passageiros da linha inaugural do articulado, que partiu do município às 7h25, passando pelo Menino Deus, e seguindo pela BR 116 até chegar ao Terminal do Guadalupe.

 “A implantação do Ligeirão vai trazer mais conforto e comodidade às famílias que utilizam o transporte coletivo. Quando pleiteamos esta linha, nossa proposta foi garantir mais qualidade e um bom serviço à população”, comentou Tolardo. A nova linha “Curitiba - Quatro Barras Rápido”, como foi chamada, tem dois horários de saída pela manhã (às 6h55 e 7h25) e um à tarde, às 17h40, além de três horários de retorno, às 16h40, 17h50 e 19h (nos horários de pico).

 A moradora do Centro, Daltiva Rosa Ferreira, aprovou a novidade. “Muito bom, achei excelente implantar esta linha, porque além de mais horários, o ônibus não vem tão cheio, dá mais conforto e agilidade”, disse. Joana Lúcia Torres, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, também gostou das mudanças. “Foi ótimo. Vou à Curitiba todos os dias e foi uma melhora importante”, contou. Com a linha já implantada, agora os técnicos da Viação Castelo Branco farão ajustes na integração do articulado com ônibus que chegam ao Terminal vindo de outros bairros.
Percurso
  O Ligeirão tem dois itinerários ao sair de Quatro Barras: um deles parte do Terminal, passa pelo Jardim Menino Deus, atravessa a trincheira, e segue com destino à Curitiba; e o outro parte do Terminal em direção à Colônia Maria José, acessando a BR 116 com destino à Curitiba, via Bacacheri. Na linha, são realizadas paradas nos bairros e em Curitiba, exceto ao longo da BR 116. O articulado transporta 43 passageiros sentados e 95 em pé, totalizando 138 lugares.

  Na viagem das 7h25, além do prefeito, também fizeram o percurso o diretor da Viação Castelo Branco, Regis Bittencourt; o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Frederico Bernardi; o assessor João Luiz da Silveira e o vereador João Creplive Neto, além do chefe de tráfego da Viação, Luciano Ruthes, e o gerente de tráfego, Paulo Cezar Ferreira.

Colônia Maria José recebe sua primeira Unidade Básica de Saúde



Prefeito Tolardo descerrou a fita inaugural com moradores do bairro
Prefeito Tolardo descerrou a fita inaugural com moradores do bairro
O Jardim Graciosa, na Colônia Maria José, recebeu oficialmente as novas instalações da Unidade de Saúde Trindade Aires Costa, inaugurada pelo prefeito Loreno Tolardo na manhã deste sábado (12). Com atendimento médico e em breve também odontológico, a Unidade vai atender mais de 3 mil moradores da região, com uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), composta por clínico geral, profissionais de enfermagem e agentes comunitários de Saúde.

 “A unidade era um sonho aguardado pela população da Colônia Maria José há mais de dez anos, e hoje estamos realizando com toda a satisfação. Depois de entregar o projeto da Escola Total, estamos inaugurando a unidade e anunciando também o projeto de pavimentação que vai contemplar todo o Jardim Graciosa. Antes de morarmos num país e num Estado, moramos no município, e é nele onde devemos dedicar todos os esforços e garantir qualidade de vida às pessoas”, disse o prefeito Tolardo.

 A solenidade reuniu moradores, autoridades, lideranças comunitárias e religiosas, e contou com a presença da primeira-dama, Ederci Sbrissia Tolardo; do vice-prefeito Edison Wilmar Repinoski; do presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago (Laio); do tenente da PM, Zaqueu Rodrigo Meireles; de representantes da Regional de Saúde, do Sesi e da Caixa Econômica Federal; secretários; vereadores; além dos familiares da homenageada Trindade Aires Costa - servidora da Prefeitura por mais de 13 anos, que teve o nome indicado pela então vereadora Daniela Ribeiro.
Investimentos na saúde    A construção da Unidade no Jardim Graciosa foi viabilizada através de um projeto apresentado pela Prefeitura ao Ministério da Saúde, e executada com recursos do Fundo Nacional de Saúde, somando investimentos de R$200 mil.

 “O prefeito realmente não tem poupado esforços pela área da Saúde e isto se confirma com os investimentos que vêm sendo aplicados. O número de Unidades de Saúde em breve vai subir de seis (com esta unidade sete) para nove, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Nos próximos dois finais de semana, serão assinadas as ordens de serviço para construção das unidades do Humaitá e do Santa Luzia”, contou o secretário de Saúde, Dr. Julio Lopes. 

Prefeito Tolardo inaugura a primeira escola em tempo integral de Quatro Barras



Prefeito Tolardo lançou a “Escola Total” e inaugurou a Quadra Poliesportiva Coberta
Prefeito Tolardo lançou a “Escola Total” e inaugurou a Quadra Poliesportiva Coberta
Quatro Barras está implantando um novo modelo de ensino, que deve se tornar modelo no Estado. Na última quinta-feira (10), o prefeito Loreno Tolardo lançou na Colônia Maria José a primeira escola em tempo integral, a Escola Total, que vai oferecer não apenas o ensino convencional, mas uma variada grade de atividades durante o dia para todas as crianças da escola.

 O aluno que estuda no período da manhã, por exemplo, vai permanecer na escola também à tarde, realizando atividades como informática, literatura, inglês, educação ambiental, futsal, capoeira, karatê, cantigas de roda, dança, basquete, xadrez e desenho e pintura, além do apoio escolar que terá acompanhamento de um professor. Com isso, as mais de 150 crianças hoje matriculadas na Escola Ernesto Milani, do Pré II ao 5º ano, farão quase todas as refeições na própria escola, desde café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.

 O lançamento do novo sistema de ensino veio acompanhado de outras duas conquistas importantes: a inauguração da Quadra Poliesportiva Coberta e a implantação da Lousa Digital - uma lousa diferente das convencionais, que permite interação do professor e do aluno de forma dinâmica e didática.

 “Estamos revolucionando a educação com equipamentos modernos, com um espaço para atividades esportivas e recreativas, e principalmente com um novo sistema educacional que oferece aprendizagem em tempo integral para as nossas crianças. É um projeto novo, pioneiro, que queremos estender para todas as escolas municipais”, disse o prefeito.
Inauguração
 Tolardo descerrou a placa de inauguração da Escola Total e também a fita inaugural da Quadra Coberta juntamente com o deputado estadual Cleiton Kielse, que apresentou a emenda parlamentar ao Governo do Estado para construção da quadra, no valor de R$ 310 mil.

 “Escola Total significa o dobro de investimentos que a Prefeitura está fazendo na Educação. A idéia de ampliar para todas as escolas municipais é realmente um fato inédito para quem conhece as cidades”, disse Kielse, em seu pronunciamento. 

 Além do deputado, outras autoridades estiveram presentes como a primeira-dama, Ederci Sbrissia Tolardo; o presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago (Laio); o secretário de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Sérgio Ferraz; vereadores; secretários municipais; lideranças religiosas e comunitárias; alunos; pais e membros da comunidade; além dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha, e de Educação, Maria Rodrigues, que estão nas pastas envolvidas no projeto, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Administração.

 A solenidade contou com apresentações dos alunos da escola, do Teatro de Marionetes Perrota - que teve como tema a Escola Total - e de um vídeo produzido pela própria escola, além da demonstração da Lousa Digital, já com o Programa Educação Sem Fronteiras. O evento contou com a participação de toda a equipe da escola e da diretora Josiele Guidolin, além das equipes da Secretaria de Educação e Cultura, Esporte e Lazer.

A Escola Total já passou a funcionar nesta segunda-feira (14), e segundo o prefeito, o projeto será lançado no mês que vem também na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na região da Campininha. 

17 fevereiro, 2012

Programa Talentos do Brasil Rural avança mais uma etapa: visitas aos empreendimentos começaram ontem



Secretaria de Turismo recebeu a visita do conteudista do projeto
Secretaria de Turismo recebeu a visita do conteudista do projeto
Quatro Barras entrou nesta semana no segundo patamar de credenciamento para integrar o roteiro turístico oficial da Copa do Mundo de 2014. Na terça-feira (14), a Secretaria de Turismo recebeu a visita do conteudista do projeto, Marcos Cury, que trouxe mais detalhes do programa e orientações de como proceder a partir desta fase.

 Segundo ele, a visita é um começo para a operacionalização do projeto, que será seguida pelas etapas de levantamento dos roteiros e empreendimentos, e coleta de informações. Nesta quarta-feira (15) já tiveram início as visitas aos empreendimentos, começando pela Chácara Caminheiros do Bem. Até a sexta-feira (17) os técnicos ainda devem passar pelas chácaras Santo Antônio e Raízes Gaúchas.

 “Estamos cumprindo todas as etapas e formalidades para credenciar o município no roteiro da Copa e com isso impulsionar ainda mais o turismo. O prefeito Loreno Tolardo vem dando atenção ao segmento porque acredita no potencial da cidade, na capacidade de desenvolvimento, e principalmente nas oportunidades que estão se abrindo à população”, contou o secretário de Turismo, Ary Andreatta.
Como funciona
O Programa Talentos do Brasil Rural é uma iniciativa dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Turismo, e Meio Ambiente, SEBRAE e Agência de Cooperação Alemã, que visa, sobretudo, inserir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo. Cada uma das doze cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 terá dois roteiros turísticos específicos para receber os visitantes. Quatro Barras e São José dos Pinhais foram pré-selecionadas para fazer parte do roteiro de Curitiba.

Fonte: PMQB

Audiência pública apresenta à população o Plano Municipal de Saneamento Básico



Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e Sanepar tiraram dúvidas e receberam sugestões
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e Sanepar tiraram dúvidas e receberam sugestões
Resultado de um levantamento de dois anos, o Plano Municipal de Saneamento Básico, que traça as diretrizes de ações e investimentos que devem ser aplicados em Quatro Barras nos próximos 30 anos, foi apresentado à população na noite da última quinta-feira (9). O espaço aberto para opiniões teve um resultado produtivo, com novas sugestões da comunidade incorporadas ao plano, principalmente no que diz respeito ao atendimento paralelo a áreas urbanas e rurais.

“Nos últimos dois anos a Prefeitura realizou uma força tarefa, com a parceria interna das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, e Planejamento Urbano e Obras. O grande objetivo foi estabelecer um planejamento, com metas e ações que ampliem a cobertura do abastecimento de água, drenagem e a coleta de esgoto, abrangendo cada vez mais a população atendida. O prefeito Loreno Tolardo busca aumentar cada vez mais este atendimento”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho.

O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como objetivo apresentar o diagnóstico do saneamento básico no município e definir o planejamento para o setor. O plano será revisto periodicamente em prazo não superior a quatro anos. O estudo ainda prevê ações de educação ambiental, compostagem, coleta de resíduos e inclusão social através da coleta seletiva.
Contrato de programa
O público presente ainda pôde acompanhar em audiência seguida a apresentação do Contrato de Programa da Sanepar, que deve ser renovado com o município. Nele estão previstas ações de curto, médio e longo prazo, relacionadas ao abastecimento de água, drenagem e coleta de esgoto, inclusive para atender as novas demandas, já que a população deve subir de 20 mil para quase 35 mil habitantes nos próximos 30 anos. Entre as metas estipuladas está garantir 98% de cobertura na coleta de esgoto em toda a área urbana.

Outra meta prevista é o repasse de pelo menos 1% dos recursos arrecadados pela estatal no município para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, que será revertido em ações de conservação ambiental, e também a bonificação de 50% sobre a tarifa normal nas ligações de instalações públicas municipais. No contrato também estão algumas ações estabelecidas pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, que estará em análise na Câmara Municipal por aproximadamente dez dias, aberto a discussões.

A audiência de apresentação contou com a presença de moradores das áreas urbanas e rurais, representantes da Associação de Catadores Verde Irai, secretários municipais, vereadores, alunos e professores do Curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Newton Freire Maia, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Fonte: PMQB

Encontro de Secretários busca mecanismos de desenvolvimento para as cidades



“O desenvolvimento não pode parar”, disse o prefeito Loreno Tolardo durante a abertura
“O desenvolvimento não pode parar”, disse o prefeito Loreno Tolardo durante a abertura
O desenvolvimento das cidades vem sendo a pauta do Encontro de Secretários Municipais de Indústria e Comércio da Região Metropolitana, que estiveram reunidos nesta terça-feira (14) para o quinto fórum de discussões, em Campina Grande do Sul. O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo abriu os trabalhos, falando sobre os avanços já alcançados na cidade e os desafios do crescimento econômico.

“O desenvolvimento não pode parar, temos que articular novos mecanismos aliando as demandas ambientais às demandas de crescimento. Temos avançado bastante com as políticas de atração de novas empresas e de incentivo ao setor turístico, mas as restrições ainda desaceleram o processo de desenvolvimento. Por isso, é importante discutir estas questões”, disse o prefeito.

Também compondo a mesa, estiveram presentes o prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção; o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Horácio Monteschio; o superintendente do BRDE, Carlos Olson; além de representantes do Instituto Municipal de Turismo, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, da Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado de Indústria, do Comércio e Assuntos Metropolitanos, Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, SESI, Copel, IAP e Sanepar.
Temas centrais
 Além das propostas de fomento à indústria e ao comércio, o turismo passou a integrar oficialmente o foco das discussões para o desenvolvimento das cidades da região metropolitana. Uma das apostas do fórum é buscar o crescimento através de soluções conjuntas e integradas, que favoreçam a região como um todo.

 “Comércio, indústria e turismo são atividades convergentes e o encontro de hoje deve facilitar a união entre o segmento público e a iniciativa privada, com o grande objetivo de desenvolvimento e crescimento da região”, comentou Monteschio.

 Ao longo do encontro, promovido pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, foram apresentadas linhas de financiamento do BRDE e o funcionamento do Programa ProCopa Turismo, que pretende incentivar empreendimentos turísticos hoteleiros nas cidades-sede e vizinhas do evento em 2014. Também foram divulgadas linhas de crédito para micro e pequenas empresas, incluindo aquisição de máquinas e equipamentos, obras civis, instalações, mobiliários, estudos e projetos

Fonte PMQB

‘Fichas-sujas’ não poderão disputar as eleições de 2012, decide STF


Via Esmael Morais
A maioria dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é favorável à validade da Lei da Ficha Limpa já nas eleições deste ano. Por 6 votos a 1, a Corte decidiu pela constitucionalidade da lei. Ainda faltam quatro votos, mas dificilmente haverá surpresas.

Com a decisão do STF, os políticos que tiverem condenação criminal em colegiados não poderão disputar as eleições de 2012.
“Essa lei é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à coisa pública”, disse o ministro Ayres Britto, que sempre se mostrou simpático às inovações moralizadoras da lei.
“Pode um político que já desfilou em toda a extensão do Código Penal ser candidato?”, questionou o ministro, lembrando que o representante do povo precisa ter reputação acima de qualquer suspeita.
Britto afirmou que a manutenção da garantia individual de se candidatar não pode se sobrepor ao interesse público de filtrar os bons candidatos.
“Trata-se do direito que tem o eleitor de escolher pessoas sem esse passado caracterizado por um estilo de vida de namoro aberto com a delituosidade.”

Richa apresenta proposta de subsídio para policiais conforme a Emenda 29


Governo vai conceder aumento de 23,5% e de 26% no salário de ingresso de policiais militares e civis, respectivamente. Para a criminalística, o aumento chega a 31%.

A proposta do governo, que regulamenta o regime de remuneração das forças de segurança por subsídio, conforme prevê a Emenda 29 da Constituição Estadual, será encaminhada para a Assembleia Legislativa no dia 1º de março para ser implantada na folha de pagamento do Estado de maio. Estão previstos também os escalonamentos de reajustes até 2014. As tabelas com as novas remunerações foram apresentadas para as entidades que representam os policiais civis e militares do Estado.
De acordo com o governador Beto Richa, a proposição a ser enviada ao legislativo é um avanço significativo na remuneração dos policiais. “O reajuste coloca o Paraná com um dos melhores salários do Brasil para as forças de segurança”, disse Richa. “Fomos no limite do que era possível para atender da melhor maneira os anseios dos nossos policiais. Não sei de outra categoria profissional que tenha conquistado aumento semelhante no país”, comparou.
Richa disse que assumiu o governo com o compromisso de valorizar todas categorias do serviço público do Paraná e que as negociações com os representantes das categorias policiais estão em andamento há algum tempo. “Determinei à nossa equipe que fosse feito todo tipo de esforço possível para atender às reivindicações da área de segurança, observando-se as possibilidades financeiras, orçamentárias e legais”, disse o governador.
De acordo com o governador, seria impossível ir além dos números que estão sendo apresentados para recompor o salário dos policiais. “Criou-se uma falsa expectativa sobre o assunto. É lamentável que haja interesse político de insuflar as categorias, para causar desgaste do governador. Falam em reposição de perdas de 13 anos. Não há como fazer milagre. Não tenho esse dom. Tem que haver compreensão”, afirmou. “Não faço demagogia. Assumi o compromisso de valorizar servidor, mas dentro das possibilidades. E estamos trabalhando nisso”
Ele disse que todas as demandas por aumento salarial estão sendo tratadas com austeridade e responsabilidade. “Não posso quebrar o Estado para atender todas as reivindicações por aumentos salariais”, destacou. “Temos que ser responsáveis e equilibrar a necessidade de ganhos com a necessidade de investimentos para termos serviços públicos de qualidade na educação, na saúde e na infraestrutura”, disse.
O governador disse esperar que o anúncio do aumento salarial seja bem recebido pelas corporações da Polícia Militar e Polícia Civil e que não vê motivo para uma greve. “A ordem deve ser mantida. Não admito baderna. Os princípios de hierarquia e disciplina têm que ser respeitados. O que ocorreu na Bahia não vai ocorrer no Paraná. E não há motivos para isso, diante do aumento que estamos concedendo e do esforço que estamos fazendo”, disse.
INVESTIMENTOS — Richa relatou a situação em que encontrou o sistema de segurança ao assumir o governo, tendo o menor efetivo per capita de policiais do Brasil, por falta de reposição. Ele lembrou que a taxa de homicídios chegou a 32 por 100 mil habitantes (mais que o triplo do que em São Paulo, onde é 9,7) e o Paraná tinha a segunda pior situação do país em relação à custódia de presos em distritos e delegacias — mais de 15 mil presos estavam em situação irregular.
A situação começou a ser resolvida ainda em 2011, com a contratação de 2.000 policiais militares, 695 agentes para a polícia civil e 500 bombeiros militares, que estão em fase de formação e treinamento e devem estar nas ruas ainda neste ano. Até 2014, o programa Paraná Seguro prevê a contratação de 10 mil policiais.
O governador disse ainda que neste ano será implantado o sistema de módulos móveis e que serão adquiridas 3.000 viaturas, com tecnologia embarcada, além da construção de novas delegacias e penitenciárias, em parceria com o Ministério da Justiça

16 fevereiro, 2012

No limite da folha de pagamento, Hauly garante aumento de salários para funcionários públicos em 2012


via Banda B
Divulgação 
Com folha de pagamento de funcionários que chega a 62% da receita, quando o ideal é que esteja abaixo de 60%, Hauly garante aumento de salários

O Secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly garantiu, após a apresentação do balanço de contas do governo feito na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14), que o servidores públicos podem esperar aumento de salários para 2012. Durante a apresentação da situação fiscal do estado, o secretário demonstrou preocupação quanto à folha de pagamento de pessoal do estado, que chega a 62% da receita total do estado e ultrapassa o recomendado pelo Tribunal de Contas, que é de 60%. Mesmo assim, Hauly apontou que nenhuma dispensa será feita e que o funcionalismo público pode esperar reajuste nos vencimentos.
Segundo dados apresentados pelo secretário, enquanto a taxa de crescimento do PIB - Produto Interno Bruto - no país foi de 3,1%, a do estado alcançou os 4,1%. A receita total do estado bateu a casa dos R$ 20 bilhões em 2011, sendo quase 88% disso provenientes de receita própria, ou seja, impostos como ICMS, IPVA, IPTU, etc. Na folha de pagamento de pessoal, o aumento do ano passado até agora foi de 19%.
Com o sexto orçamento do país, o Paraná, segundo Hauly, vive um momento de equilíbrio. Assim, mesmo com o índice de receita empenhado em pagamento de pessoal acima do indicado pela lei, o secretário garante que não haverá cortes. "Nunca nos passou pela cabeça. O Paraná tem os melhores funcionários do Brasil", apontou.
Hauly afirmou que as questões que envolvem as progressões salariais da Polícia Militar, Polícia Civil, Criminalística e IML estão sendo estudadas pelo governo. "Nós não podemos fazer nenhum exagero. O aumento será dado, mas dentro da capacidade do estado", afirmou. Segundo o secretário, para essas classes, o aumento deve ser correspondente à reposição da inflação. 

Oposição reclama de diminuição em investimentos na saúde

Um relatório da bancada de oposição da Assembleia criticou o que chamou de "subestimação exagerada da receita". Segundo o deputado Professor Lemos (PT) existe uma discrepância nos dados apresentados como gasto com pessoal e os disponibilizados no portal da Secretaria da Fazenda. Além disso, a oposição aponta como importantes as reduções de investimento na educação básica, que teve queda de 1,62% e na saúde, que teve 0,15% menos investimentos.
A bancada oposicionista também questiona a queda de 30% no percentual destinado a Ciência e Tecnologia, que passou de 31% da receita do ano passado para 2,29% neste ano.