16 maio, 2012

Quatro Barras+10 debate meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mobilização da juventude



Encontro reuniu mais de 120 jovens dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul. Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 estão discutindo o tema
Encontro reuniu mais de 120 jovens dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul. Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 estão discutindo o tema
Pensar na cidade e nas regiões de entorno para os próximos 10 anos. Este foi um dos objetivos da Pré-conferência Quatro Barras+10, que discutiu meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mobilização da juventude com mais de 120 estudantes dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul, na última sexta-feira (4).

 A mobilização contou com círculos de diálogo, oficinas, apresentações de vídeos, teatro, poemas, paródias e palestras, além do amplo debate sobre as cidades que queremos para os próximos 10 anos. “Estamos colocando em prática um novo modelo de desenvolvimento, onde as pessoas, os jovens, são agentes de transformação, dão novas ideias e pensam realmente no que desejam para este futuro próximo. O Brasil tem a maior riqueza ambiental e hídrica do mundo. Quatro Barras tem 77% de cobertura florestal e 40% de áreas de preservação, ou seja, temos que ser promotores desta discussão”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho. 
Resultados  No encontro, os jovens elaboraram propostas na área ambiental para a cidade; elegeram os delegados que irão participar da Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontece em Quatro Barras durante a Semana do Meio Ambiente em junho; e elegeram a 1ª diretoria da União Municipal dos Estudantes de Quatro Barras, além de formular propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

 Dos 399 municípios paranaenses, apenas 17 estão envolvidos nesta discussão. “Este envolvimento da comunidade e especialmente da juventude torna o processo de desenvolvimento mais democrático e participativo, fortalecendo um modelo de crescimento que preza pela sustentabilidade, qualidade de vida e oportunidades para todos”, disse o prefeito Loreno Tolardo.

 Participaram da conferência alunos dos Colégios André Andreatta, Elias Abrahão, Arlinda Ferreira Creplive, Dom Orione, Graciosa e Sesi. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Câmara Municipal, Instituto Chico Mendes e União Paranaense dos Estudantes (UPE), com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Programa 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário