A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) encerrou sexta-feira (21) a terceira etapa da capacitação sobre os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e programa Liberdade Cidadã que aconteceu em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba reunindo três macro regiões do Estado. O treinamento que abordou os serviços de proteção social especial de média complexidade reuniu técnicos dos municípios, representantes do poder judiciário e Ministério Público e as equipes dos escritórios regionais da secretaria em quatro dias intensos de atividades.
Desde o ano passado, a Seds investe na capacitação de profissionais de todas as regiões do Paraná com recursos
do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Os eventos organizados pela coordenação de Proteção Social Especial da Seds atingirão mais de 350 técnicos ao final dos encontros que também .
Segundo a coordenadora da Seds, Mara Cristina Ferreira, atender as necessidades e expectativas das equipes municipais no treinamento para o trabalho em Creas e no programa Liberdade Cidadã é fundamental. “Essas ações promovem o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a política estadual da criança e do adolescente em nosso estado que prevê um processo de capacitação continuada”, destaca Mara.
Um dos destaques na programação do evento é o relato das experiências positivas dos municípios de Prudentópolis, Castro, Curitiba e Quatro Barras. que foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Leonn Ricardo Silva e pela Assistente Social do CREAS, Daniele de March e Psicologa Débora de Brito Rodrigues “Essas equipes estão mostraram por meio do conhecimento adquirido no dia a dia os desafios e estratégias de superação na execução desses serviços”, finaliza Mara.
Quatro Barras Foi convidado a participar do evento nas Três macro-regiões do estado, devido ter um política de assistência social especial exitosa. O município possui um CREAS construído dentro dos padrões exigidos pelo MDS e mantido somente com recursos próprios, também possui um fluxograma de atendimento organizado e uma equipe de atendimento completa.
Tais medidas têm como objetivo restabelecer e fortalecer os vínculos familiares e os vínculos comunitários por meio de uma assistência digna e promotora de direitos. Os programas sociais são desenvolvidos com vistas a resgatar a cidadania do indivíduo e da família com a proteção do poder publico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário