23 outubro, 2013

ALA PARA RECEBER PRESAS GESTANTES É INAUGURADA EM QUATRO BARRAS


Após ampla reforma, será inaugurada nesta quinta-feira (24) a ala do Complexo Médico Penal para onde são encaminhadas as presas que estão no oitavo mês de gestação. A inauguração marca a participação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná no Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher. 

Quatro celas foram reformadas e receberam novo mobiliário. Com a renovação, às futuras mães ganham um espaço pensado especialmente para recebê-las, uma unidade onde são dispensados cuidados como assistência psicossocial, equipe de saúde 24 horas e consultas do pré-natal. 

A inauguração da ala faz parte das mudanças no atendimento às mães privadas de liberdade, que incluem a criação do Centro de Referência Materno-Infantil do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), em 2014. O local oferecerá estrutura adequada às detentas e seus filhos recém-nascidos, em especial no período de amamentação, reforçando o exercício da cidadania. 

Participam a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, o diretor do Depen, Maurício Kuehne, o diretor do Complexo Médico Penal, Marcos Müller, e juízes das Varas de Execução Penal de Curitiba.

Serviço

Inauguração da ala para gestantes privadas de liberdade

Data: 25/10 (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: Complexo Médico Penal - Av. Ivone Pimentel, s/n – Canguiri - Quatro Barras

Fonte: Agência o Estado de Noticias Paraná.

Como fazer uma horta caseira



Uma horta orgânica em sua casa! Nossas avós costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças. Alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa.
Quando criança acompanhava minha mãe ao mercado e havia uma banca que vendia mudinhas diversas, das hortaliças às plantas para colocar no pomar e jardim. Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifícios, cultivar em casa não se usava mais.
Agora, voltando às origens, as pessoas descobrem novamente o prazer deste hobby. Para ajudá-las, elaboramos uma série de artigos, tais como o preparo do solo do canteiro, substrato para jardineiras, adubação e tratamentos contra pragas ecologicamente corretos. Para fazer e manter uma horta orgânica. Em qualquer que seja seu espaço.

O que é uma horta orgânica?

Vegetais típicos de uma horta orgânica
Na horta orgânica, variedade é importante
O que é orgânico?
Esta palavra está acompanhando muitos rótulos de alimentos e por vezes nos perguntamos se será moda ou propaganda para vender. Podem até ver queos produtos assim rotulados são mais caros, refletindo um gosto mais apurado do consumidor, que deverá arcar com este ônus.
Na agricultura orgânica, a observação da natureza e as pesquisas formaram conceitos e indicações de procedimentos, procurando reproduzir o que acontece naturalmente na natureza quando não há intervenção de humanos. Nos campos não há uma espécie somente e a diversidade encontrada é o que tenta-se reproduzir, evitando a monocultura.
Também não se cultiva a mesma planta sempre no mesmo lugar. É recomendado trocar a produção de folhosas por tubérculos ou por leguminosas.
Por exemplo: onde você produziu alfaces, poderá na cultura seguinte escolher cenouras ou então ervilhas e feijão-vagem. As leguminosas têm capacidade de ajudar na fixação do nitrogênio no solo, beneficiando as outras culturas seguintes. Produzir alimentos de forma orgânica significa não usar defensivos agrícolas contra moléstias e pragas de lavoura.

Um sistema de horta em equilíbrio

Um sistema em equilíbrio não é muito afetado quando acontece uma incidência de insetos ou doenças, pois oferece maior resistência. Para pragas e doenças usaremos os chamados remédios verdes, que são sucos e chás feitos de plantas para combaterem doenças e insetos. Também poderemos usar junto da horta plantas repelentes para somente afugentá-los. Sempre lembrar que praga é apenas quando o volume de insetos nas plantas foge ao nosso controle de catação e eliminação por produtos caseiros.
Galinha na horta
Galinhas são predadores naturais de muitas pragas da horta
Também na natureza existe um sistema de equilíbrio, feito pelos predadores. Os insetos que comem nossas plantas são presas de outros insetos e também de pássaros que deles se alimentam, formando parte da cadeia alimentar da vida selvagem. Quanto menos interferirmos nestes elos menor será o desequilíbrio do meio ambiente.
Também significa produzir hortaliças sem aditivos químicos e por aí passa o adubo granulado. Usa-se composto feito de materiais descartados de cozinha e horta, produzindo o chamado adubo verde. Leia o texto Composto orgânico para relembrar como se faz. A adubação com composto orgânico aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas, além de propiciar mais resistência delas às doenças.

Como e o quê plantar?

Você sabe a diferença entre segurança alimentar e soberania alimentar?


No ano de 1996, a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) realizou a Cúpula Mundial da Alimentação, conferência na qual foram aprovados uma Declaração e um Plano de Ação destinados a combater a fome no mundo.
Nesta ocasião, o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional foi definido como a forma de “garantir a todos condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana”.
Ao longo dos anos, porém, essa descrição ganhou novos contornos. Segurança alimentar, atualmente, considera que o abastecimento de alimentos tem importância estratégica decisiva para a preservação dos interesses de cada país. O conceito passou a ser tratado como questão de segurança nacional.
O artigo “Do conceito estratégico de segurança alimentar ao plano de ação da FAO para combater a fome” explica que a persistência da fome e da miséria pode ameaçar a estabilidade interna de um país, além de gerar pressões ou interferências externas. “Tal como ao longo da história, hoje em dia grandes contingentes populacionais de países com déficit alimentar procuram escapar à miséria, qualquer que seja sua causa, emigrando para outros países”. A tendência é que os fluxos maiores se orientem para países emergentes, com legislações mais flexíveis, e resultem em “pressões políticas, disputas e inquietação social indesejadas”.
Já o conceito de Soberania Alimentar surgiu como um contraponto. Basicamente, esta nova forma de pensar considera que, para ser livre, um povo precisa ser soberano – e essa soberania passa, necessariamente, pela alimentação.
Ser soberano é produzir e comercializar comida localmente, vinculada à cultura e ao modo de vida do povo, afastando a dependência que existe dos grandes mercados internacionais para alimentar a população de um país.
E mais: a soberania também passa pela saúde, com uma produção limpa, sem veneno e que tem por objetivo a manutenção do equilíbrio ambiental – o que não acontece em sistemas de produção como a monocultura.
De acordo com a definição oficial da Via Campesina Internacional, é “o direito dos povos a definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, que garantam o direito à alimentação a toda a população, com base na pequena e média produção, respeitando suas próprias culturas e a diversidade dos modos camponeses de produção, de comercialização e de gestão, nos quais a mulher desempenha um papel fundamental”.
Após o Fórum Mundial de Soberania Alimentar, que aconteceu em 2007, na África, essa concepção ganhou mais alguns pontos importantes. Além de ser um direito que os povos têm a produzir seus próprios alimentos, é também, agora, considerado um dever. “Toda a população que deseja ser livre e autônoma tem a obrigação de produzir seus próprios alimentos. Portanto, é mais do que um direito, é uma determinação, uma condição política”, explica João Pedro Stédile na cartilha “Soberania Alimentar, os Agrocombustíveis e a Soberania Energética”, da Via Campesina Brasil.
Ele também considera importante “o entendimento de que a Soberania Alimentar somente será possível se acontecer em paralelo com a soberania política dos povos que precisam ter condições políticas para exercer a autonomia dos seus territórios e sobre o Estado, para que este possa aplicar políticas que gerem autonomia na produção de alimentos”.
Imagem: Abid Katib/Getty Images

Ministério da Agricultura credencia certificadoras de produtos orgânicos


Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil, impulsionam crescente procura pela certificação.

Até o final do ano, 10 a 15 certificadoras de produtos orgânicos devem se credenciar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A estimativa é do chefe de Controle de Garantia de Qualidade Orgânica, da Coordenação de Agroecologia do ministério, Roberto Mattar.

Apesar do movimento crescente de empresas em processo de obtenção do credenciamento, Mattar revela que até o momento, nenhuma empresa tem o processo concluído. Ou seja, por enquanto, a ação de fornecer selos de procedência orgânica de produtos é desempenhada apenas pelo Mapa.

“Somente deram início ao processo quatro entidades, sendo três certificadoras e um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), que integra os Sistemas Participativos de Garantia”.

Depois de credenciadas, essas empresas terão o direito de usar a logomarca que identifica o produto orgânico do Brasil, como ocorre em outros países.

Mattar considerou a realização de grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, podem estar impulsinando a procura dessas empresas em razão da necessidade de maior profissionalismo por parte do setor.

O Censo Agropecuário de 2006, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, revelou que o Brasil tem 90 mil produtores orgânicos, lembrou Mattar.

Hortaliças, no mercado interno e açúcar e soja entre os itens de exportação, são os produtos que mais obtiveram o selo de certificação orgânica do Mapa.


Produtos orgânicos


Para que um produto seja certificado como orgânico, vários critérios devem ser respeitados pelos produtores, tais como: não usar agrotóxicos nem fertilizantes químicos, respeitar as legislações trabalhista e ambiental, fazer o manejo sustentável dos recursos naturais e dos resíduos gerados na produção.

Em 2009, o Mapa lançou a cartilha O Olho do Consumidor para divulgar informações sobre os produtos orgânicos ao público geral. A cartilha explica também o que é o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), que regulamenta a certificação.

Os produtos serão assim classificados:

- Orgânico: produtos com no mínimo 95% de ingredientes orgânicos e que não contenham ingredientes transgênicos;

- Produtos com ingredientes orgânicos: que tenham entre 70% e 95% de ingredientes orgânicos;

- Não-orgânicos: produtos com menos de 70% de ingredientes orgânicos.

Somente os produtos classificados como orgânicos poderão receber o selo de identificação do Sisorg, com os dizeres “Produto Orgânico Brasil”.

FONTE: Envolverde/Instituto Akatu

Produtos da agricultura familiar enriquecem merenda escolar


Prefeito Loreno Tolardo

Prefeito Loreno Tolardo visando fomentar, incentivar e melhorar a qualidade de vida dos munícipes e ainda enriquecer com alimentos de qualidade aos alunos da rede pública e gerar renda aos agricultores familiares amplia a aquisição de produtos para a merenda de escolas e centros municipais de educação infantil. O programa compra diretamente do produtor, com entregas que ocorrem semanalmente. E um programa com grande alcance social, que desde que foi implantado só gerou mais riqueza ao homem do campo, sobretudo ao agricultor familiar, e mais saúde às pessoas atendidas pelas entidades sociais e alunos das escolas, que têm acesso a alimentos de qualidade.São entregues diversos itens, entre os quais hortaliças, frutas, doces, pão e leite. sendo produtos de boa qualidade, que trazem ingredientes importantes para a merenda escolar, como vitaminas e minerais, a cada semana fazemos uma programação e solicitamos os produtos, levando em conta o que planejamos e o que o produtor dispõe no momento. Os recursos, provenientes do Ministério da Educação e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, são repassados diretamente a pequenos produtores rurais de Quatro Barras – aqueles que vivem da chamada agricultura familiar – tem garantia para venda de produtos alimentícios o assunto é tratado diretamente com os produtores rurais pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Ordem pública, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através de uma série de reuniões nas comunidades rurais de Quatro Barras. Essa iniciativa da Prefeitura tem um conteúdo social muito grande porque se trata de uma oportunidade para o pequeno produtor ter quem compre sua produção de maneira direta e sistemática. com a mobilização de todos os produtores do município a fim de formar uma grande cadeia de distribuição de alimentos. Além do produtor ter onde comercializar seus produtos, o município adquire produtos de excelente qualidade. Para explicar ao produtor rural o que é agricultura familiar e o que fazer para vender os produtos para a Prefeitura, está programada uma reunião na Câmara Municipal de Quatro Barras dia 07 de Novembro, ás 14: 00 horas. É considerado pequeno agricultor o proprietário que vive de sua terra, não tem outra fonte de renda e tem no máximo dois funcionários. O outro cônjuge e os filhos podem ter outra renda. O contrato é por ano, mas ele não precisa entregar produtos durante todo o ano, mas durante o período acertado no contrato, uma parceria da Prefeitura com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) auxilia o agricultor a organizar a documentação necessária para o contrato. “É uma possibilidade da prefeitura comprar dentro do município a maior parte daquilo que gasta com a merenda escolar”. Fazem parte da lista itens como laranja, mexerica, abacate, banana, abobrinha, alface, beterraba, cenoura, cheiro verde, couve, milho verde, mandioca, brócolis, abóbora madura. Embora exijam um investimento maior por parte do produtor, alimentos de origem animal - ovos, frango, carne de vaca ou de porco – também podem ser vendidos para a merenda escolar sendo preço de venda o mesmo praticado no mercado. O produtor interessado em fornecer para a merenda escolar de Quatro Barras pode participar desses encontros ou se informar na Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Ordem Pública, através do telefone 3672-3020. 


15 setembro, 2013

Quatro Barras vai realizar Feira do Peixe Vivo nesta quinta e sexta 10 e 11 de Outubro

Peixes vivos, limpos e fritos estarão à venda das 8h às 19h

A Prefeitura de Quatro Barras através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Ordem Pública está organizando a Feira do Peixe Vivo, em parceria com os produtores locais. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) de Outubro, das 8h às 18h na Praça 9 de Novembro, (praça da Bíblia) em frente á Prefeitura Municipal, onde serão comercializadas tilápias, bagres e carpas vivas.

O evento tem como objetivo o estímulo à produção local, e tem como diferenciais a qualidade e os preços acessíveis. “A Feira do Peixe Vivo tem esta característica da venda direto do produtor, e o resultado são produtos fresquinhos, a preços justos”, o evento é mais um mecanismo de incentivo à piscicultura, já que todos os produtores são locais.

09 agosto, 2013

Instituto de Turismo vai incentivar eventos de Natal


Foto: Cesar Brustolin/ SMCS
O Instituto Municipal de Turismo (Ctur), com o apoio do Curitiba e Litoral Convention and Visitors Bureau (CCVB), está criando um cronograma unificado para divulgação das atividades que serão desenvolvidas no Natal de Curitiba. A intenção é atrair um número maior de moradores e turistas para as atividades pré e pós-natalinas, tornando a cidade uma referência em eventos nesta época do ano.
Um encontro, realizado nesta semana, no auditório do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), no bairro São Francisco, juntou entidades interessadas em participar desse cronograma conjunto.
"Queremos unificar os eventos para gerar uma grande ação, a ação Curitiba Capital do Natal. Vamos retornar com concursos para que casas, condomínios e ruas voltem a ser decorados. Também iremos realizar workshows para vender Curitiba como Capital do Natal", conta o presidente do Ctur, Paulo Colnaghi.
O lançamento do cronograma oficial dos eventos de Natal vai acontecer em setembro e busca expandir o período de permanência do turista na capital paranaense. "Queremos estimular a vinda de mais turistas e também prolongar o tempo de estada dele em Curitiba. Para tanto precisamos de uma boa programação pré e pós-natal. Neste sentido buscaremos o apoio de bares e restaurantes", afirmou a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos.
Os participantes irão receber uma ficha de cadastro para informar características e respectivas datas dos eventos natalinos que irão promover. A ficha deve ser respondida até 26 de agosto, prazo para inserção na programação oficial de Natal de Curitiba que está em elaboração pelo CTur.
Ações de marketing e o fortalecimento do site www.curitibacapitaldonatal.com.br também ntegrarão a campanha de divulgação. As entidades que não compareceram à reunião no SEHA, mas tem interesse em participar da programação, devem entrar em contato através do endereçonatalcuritiba@turismo.curitiba.pr.gov.br
Solidariedade
Uma parceria importante para a campanha natalina da cidade é com o Instituto Pró-cidadania de Curitiba (IPCC) para o Natal Solidário que tem por finalidade a arrecadação de brinquedos para as crianças. No ano passado 96 mil crianças foram atendidas pela campanha.
Participaram da reunião representantes do IPCC, Instituto HSBC, Rede Empresarial do Centro Histórico, Hotel Radisson, Canal de Marketing - responsável pelo evento de natal na Praça Santos Andrade, SESC - com o Natal Paço da Liberdade, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entre outros.

Quatro Barras vai sediar próxima reunião da Assomec


Prefeito Tolardo aproveita encontro com prefeitos para falar sobre o Consórcio Metropolitano de Saúde
Prefeito Tolardo aproveita encontro com prefeitos para falar sobre o Consórcio Metropolitano de Saúde
A assembleia ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) está marcada para acontecer em Quatro Barras no próximo dia 29 de agosto. A definição do local ocorreu na última reunião da entidade, realizada em Quitandinha na quarta-feira (31), onde 17 prefeitos da RMC estiveram presentes.

No encontro, foram tratados temas como as licitações das linhas metropolitanas de transporte, maior autonomia aos municípios nos licenciamentos ambientais, e o enfrentamento à violência contra a mulher, com a apresentação do programa Mulher: Viver sem Violência.
 Em seu pronunciamento, o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, aproveitou para falar sobre o Consórcio Metropolitano de Saúde (COMESP), divulgando as ações implementadas desde sua posse em maio.

“Queremos que os municípios fiquem a par do consórcio, conheçam os benefícios e auxiliem nesse processo de fortalecimento do COMESP. Nossa meta é fazer com que o consórcio cumpra sua real finalidade, auxiliando para um sistema de saúde cada vez mais eficaz nos municípios”, destacou.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart; e os prefeitos de Quitandinha, Márcio Rato; Balsa Nova, Luis Claudio; Contenda, Carlão Stabach; Adrianópolis, João Manoel; Lapa, Leila Klenk; Piên, Gilberto Dranka; Tunas do Paraná, Joel do Rocio; Campo Magro, Louvanir Menegusso; Rio Negro, Milton Paisani; Piraquara, Marcos Tesserolli; o vice-prefeito de Araucária, Rui Souza; e os secretários municipais de Agudos do Sul, Genésio da Luz; Campo Largo, Celso Vedam; e São José dos Pinhais, Marcelo Ferraz.

Fonte:PMQB

Quatro Barras já aderiu ao Sistema Nacional de Cultura


Com a lei aprovada, município segue na frente para oficializar Plano Municipal
Com a lei aprovada, município segue na frente para oficializar Plano Municipal
Quatro Barras já formalizou sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as  políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. Além da adesão ao sistema, a cidade tem embasamento em lei, o que a coloca como uma das primeiras a consolidar as etapas do programa.

Na tarde desta segunda-feira (5) mais um passo foi dado neste sentido: o município promoveu a 2ª Conferência Municipal de Cultura, um evento de discussão e elaboração de diretrizes e etapa necessária para a consolidação do Plano Municipal de Cultura.

“Quatro Barras está bem adiantada, inclusive em termos de Brasil. Com a lei já aprovada e a realização da conferência hoje, o município está com 70% do processo concluído”, disse a consultora da Unesco, Rea Silvia Barbosa. Com a inserção no sistema, Quatro Barras também fica apta a receber recursos federais para os programas direcionados à cultura.

Ao longo da conferência, o público presente - composto na maioria por profissionais da área, educadores, estudantes, diretores e lideranças comunitárias -discutiu novas políticas públicas, e assistiu à palestra “Gestão Cultural na Perspectiva do Sistema Nacional de Cultura”, além de aprovar o regimento interno e escolher os delegados que irão compor a Conferência Estadual.

Participaram do evento a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Rodrigues, e o coordenador da pasta, Fernando Cunha, que citaram os avanços na área, entre eles a implantação do programa Domingão da Família, revitalização da Biblioteca Municipal, realização de teatros e apresentações culturais na cidade, implantação da Gibiteca, construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (antes denominada Praça do PEC), e a promoção de aulas oferecidas gratuitamente à comunidade nas modalidades de violão, dança, capoeira, desenho e pintura.

 “O incentivo à cultura tem andado lado a lado de outras questões prioritárias, como a educação. Esperamos que esta oportunidade seja um trampolim para alavancar ainda mais o setor cultural na cidade. Esta é, sem dúvida, uma das metas do prefeito”, disseram.

A conferência ainda contou com a apresentação de violão dos alunos da Casa da Cultura, que frequentam semanalmente as aulas. O próximo passo agora para consolidar o sistema será formalizar o Conselho Municipal de Cultura, cuja eleição será convocada em fórum na próxima semana

Fonte: PMQB

16 julho, 2013

Fabio Camargo Novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná

Numa votação controversa realizada pela Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fabio Camargo (PTB) foi eleito ontem conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC) – órgão responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público pelo governo estadual, prefeituras, Assembleia e câmaras municipais. O petebista recebeu 27 votos, enquanto o também parlamentar Plauto Miró (DEM) obteve 22. Logo após a contagem dos votos, foi aprovado o decreto legislativo confirmando a vitória de Camargo. No entanto, alguns deputados questionaram o resultado, alegando que Camargo precisava de 28 votos para vencer no primeiro turno, conforme prevê o regimento da Casa. Portanto, haveria a necessidade de um segundo turno.

Estudante de jornalismo é agredido por seguranças na Alep
Um estudante de jornalismo da Universidade Positivo afirma ter sido agredido por seguranças da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) quando tentou acompanhar a eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) na tarde desta segunda-feira (15).
Lucas Silveira de Lavor, de 17 anos, conta que foi confundido com um manifestante e chegou a ser hostilizado. A confusão começou quando seguranças começaram a revistar as pessoas que queriam assistir à eleição e tiravam cartazes, máscaras e mochilas, que são proibidos nas galerias da Casa.



Antônio More/ Gazeta do Povo
Antônio More/ Gazeta do Povo / Manifestantes exibem, na frente da Assembleia, faixas contra a eleição de políticos para o TCManifestantes exibem, na frente da Assembleia, faixas contra a eleição de políticos para o TC
Placar da votação
Confira quais foram os candidatos ao TC que receberam votos na eleição de ontem da Assembleia:
• Fabio Camargo (PTB) - 27 votos
• Plauto Miró (DEM) - 22 votos
• Tarso Cabral Violin (advogado) - 2 votos
• Paulo Drabik (contador) - 1 voto
• Abstenções - Duas
40 candidatos concorreram ao cargo de conselheiro do TC. Só quatro tiveram votos.
A votação de ontem foi acompanhada de perto por apoiadores dos dois parlamentares e por dezenas de manifestantes, que lotaram as galerias da Assembleia. Os mais exaltados eram do grupo que protestava pedindo a eleição de um técnico para o TC. “Chega de faz de contas, sem deputado no Tribunal de Contas”, gritavam.
Sob esse clima, 52 dos 54 deputados se dirigiram um a um para trás de uma cortina ao lado da Mesa Executiva – onde, em votação secreta, preenchiam a ficha com o voto. Plauto e Fabio decidiram se abster da votação em nome “da ética e do respeito aos demais concorrentes” – havia 40 candidatos no total, 38 deles sem direito a voto por não serem parlamentares.
Abertos os envelopes, Ca­­­margo ficou com 27 votos e Plauto, com 22. O advogado Tarso Cabral Violin recebeu dois votos e o contador Paulo Drabik, um – além das duas abstenções. Em seguida, o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou que o petebista havia vencido o pleito e era o escolhido para a vaga de conselheiro.
Polêmica
Tão logo a entrada da imprensa ao plenário foi liberada, porém, alguns deputados começaram a questionar o resultado e cobraram a realização de um segundo turno entre Camargo e Plauto. O entendimento se baseia no artigo 216 do regimento interno da Casa, segundo o qual “a Assembleia deliberará em discussão única, por maioria dos deputados presentes, em votação secreta” para eleger conselheiros do TC. “Será considerado escolhido o candidato que obtiver metade mais um dos votos dos deputados presentes”, diz um ato de junho de 2008 da Comissão Executiva do Legislativo.
Pelo texto, portanto, como todos os 54 parlamentares registraram presença no painel eletrônico, Camargo deveria obter 28 votos para vencer no primeiro turno. Sem mencionar se pretende questionar o resultado, o próprio Plauto entregou aos jornalistas uma cópia da página do regimento que traz o artigo 216 para que lessem e tirassem suas “conclusões”. Procurado, Rossoni informou, por meio da assessoria de imprensa, que considerava o resultado definido e que, se houver algum questionamento em relação ao pleito, a Procuradoria da Casa irá analisá-lo. Camargo e Plauto não concederam entrevistas.
Suplente
No lugar de Camargo, que deve ser empossado no TC em até 30 dias, deve assumir Antonio Salles Belinati (PP), atual diretor comercial da Sanepar e filho do ex-prefeito de Londrina Antonio Belinati. Ele é o segundo suplente da chapa pela qual Camargo se elegeu deputado. O primeiro suplente é Bernardo Ribas Carli (PSDB), que já exerce mandato na Assembleia.

Fonte: Gazeta do Povo

12 abril, 2013

Deputado acusa “CQC” de contratar modelo para seduzir parlamentares

Depois de utilizar criança para obter uma entrevista com José Genoino, agora o CQC usa "periguetes" para fisgar parlamentares. Pode isso?
Depois de utilizar criança para obter uma entrevista com José Genoino, agora o CQC usa “periguetes” para fisgar parlamentares. Pode isso?


O deputado Francisco Floriano (PR-RJ) registrou ocorrência na Polícia Legislativa contra a equipe do programa “CQC”, da rede Bandeirantes.
Floriano acusa os integrantes do programa de terem contratado uma modelo para seduzir parlamentares.
Segundo o deputado, o episódio ocorreu na tarde de quarta-feira (10) no Salão Verde, local que dá acesso ao plenário da Câmara.
Ele afirma ter sido abordado por uma modelo, que não teve o nome divulgado pela Polícia da Câmara. A modelo usava uma saia branca curta e distribuía currículo pedindo emprego aos parlamentares.
Floriano diz ter sido alertado pela segurança da Câmara de que estaria sendo enganado pelo programa.
Aos policiais, o deputado disse que teve relatos de que a modelo estava usando como desculpa a distribuição do currículo para se insinuar aos parlamentares e registrar a reação. Ela recebeu um cachê de R$ 100, de acordo com o deputado.
A Polícia Legislativa, no entanto, informou ter analisado imagens do circuito interno de segurança e diz não ter conseguido avaliar se houve algo irregular. Seguranças que estavam na área ainda serão ouvidos.
A primeira-secretaria da Câmara, responsável pelas credenciais de jornalistas, pediu cópia do Boletim de Ocorrência.
Floriano diz que vai procurar o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pedir que a equipe do programa seja impedida de circular pelo Salão Verde.
Os integrantes do programa, inclusive o humorista Mauricio Meirelles, prestaram esclarecimentos e foram liberados. Eles negaram qualquer irregularidade na abordagem de parlamentares. Eles dizem ainda que só divulgam imagens quando autorizadas. Hoje, a equipe fez novas gravações pela Casa. 

da Folha.com

Dilma enfrenta exército pró-juros organizado

Pode ser pura coincidência, mas, ontem, os três principais jornais do País deram manchetes idênticas sobre inflação; nesta sexta, dos três jornalões, dois voltaram a se repetir, batendo na tecla dos preços às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária; a dúvida é: Dilma irá se curvar à pressão organizada dos meios de comunicação, que parece ter um comando central, ou recomendará cautela ao Banco Central, diante dos sinais contraditórios da economia?; em editorial, Folha e Estado pedem juro maior.
Pode ser pura coincidência, mas, ontem, os três principais jornais do País deram manchetes idênticas sobre inflação; nesta sexta, dos três jornalões, dois voltaram a se repetir, batendo na tecla dos preços às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária; a dúvida é: Dilma irá se curvar à pressão organizada dos meios de comunicação, que parece ter um comando central, ou recomendará cautela ao Banco Central, diante dos sinais contraditórios da economia?; em editorial, Folha e Estado pedem juro maior.


manchetes dos principais jornais do País, às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária? Pode ser que sim, pode ser que não, mas o fato é que nunca houve tanta coincidência e tanta convergência entre os jornalões. Ontem, quinta-feira, os três principais jornais do Brasil, deram destaques idênticos ao mesmo tema, conforme abaixo:
Inflação passa teto da meta e juro pode subir – O Globo
Inflação passa teto e cresce pressão por alta de juros – Estado de S. Paulo
Inflação estoura meta, e governo prevê juro maior – Folha de S. Paulo
Nesta sexta, de novo, novas repetições:
Alta dos preços já derruba vendas em supermercados – O Globo
Alta de alimentos derruba vendas de supermercados – Folha de S. Paulo
É por essas e outras e outras que os jornais tradicionais muitas vezes são rotulados como um integrantes de um suposto PIG, Partido da Imprensa Golpista, como se fizessem parte de um partido único. E é também por isso que tantas vozes gritam por um processo de democratização dos meios de comunicação.
No tocante à inflação, o movimento coordenado dos grandes jornais pode provocar até um resultado inverso ao desejado. Como a presidente Dilma é ciosa de sua autoridade, será desagradável elevar os juros, na reunião do Copom dos dias 16 e 17, depois de uma pressão tão explícita dos jornalões. Será que ela irá se curvar aos barões da imprensa?
Não bastasse isso, os sinais são bastante contraditórios. Já se sabe que o estouro da meta em março será revertido em abril. Além disso, as previsões de analistas convergem para uma taxa de 5,70% em 2013, confortavelmente dentro da meta de 6,5%. E o ritmo de atividade econômica, já fraco, recomendaria certa cautela. Até mesmo no sistema financeiro não há consenso e um grande banco não vê razões para a alta dos juros.
No dia 17, quando forem anunciados os resultados da reunião do Copom, o Brasil saberá quem venceu a queda de braço: Dilma ou o exército coeso que a enfrenta.
E se não bastassem as manchetes, o Estadão e a Folha publicaram ainda editoriais pedindo juros maiores. Leia abaixo:
Com 6,59% acumulados em 12 meses, a inflação superou o limite da margem de tolerância e ficou quase 2,5 pontos acima da meta oficial, de 4,5%. Isso põe em xeque o Banco Central (BC) e torna muito difícil evitar medidas mais duras na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 16 e 17.
Na América do Sul, números de inflação piores que os brasileiros só têm aparecido nas economias argentina e venezuelana, desorganizadas por governos populistas, economicamente irresponsáveis e desastradamente intervencionistas. Apesar de ruins, os dados de março, recém publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram alguns preços com aumentos menores que nos meses anteriores. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou esses detalhes positivos e tentou mostrar algum otimismo.
A inflação, segundo ele, está em trajetória de redução. Apesar disso, o ministro prometeu medidas para impedir a propagação da alta de preços. O BC reafirmou em nota a mensagem distribuída pelo Copom depois de sua última reunião, no mês passado. As autoridades monetárias continuarão avaliando a evolução da economia e dos indicadores de preços para decidir os próximos passos.
O presidente do BC, Alexandre Tombini, reiterou várias vezes, nas últimas semanas, o compromisso de agir contra uma inflação por ele descrita como preocupante e resistente.
Esses adjetivos continuam perfeitamente adequados para descrever a desordem dos preços. Os núcleos de inflação calculados pelos especialistas diminuíram de fevereiro para março, acompanhando a redução do índice cheio, de 0,6% para 0,47%. Vários preços aumentaram mais devagar que nos meses anteriores e o índice de difusão, referente à parcela de itens com preços aumentados, diminuiu de 72,3% para 69%. São dados positivos, sem dúvida, mas é muito cedo para festejar a acomodação das pressões inflacionárias e seria uma irresponsabilidade continuar contemporizando, à espera de uma acomodação espontânea da inflação.
As medidas tomadas até agora pelo Executivo podem afetar temporariamente alguns preços, mas nenhuma delas tem efeito anti-inflacionário e são todas ineficientes como estímulos ao investimento produtivo. Nenhuma das providências adotadas ou prometidas até hoje serve para substituir uma política fiscal austera e um corajoso aperto monetário. O aperto necessário será tanto mais duro quanto mais o Copom tentar adiá-lo. Será tanto mais severo, também, quanto mais prolongada for a farra fiscal, com generosa distribuição de benefícios setoriais e nenhum esforço para conter os gastos públicos.
Embora os novos números da inflação indiquem certa melhora do quadro, ainda estão longe de apontar um retorno ao equilíbrio. Um indicador de difusão de 69% ainda mostra aumentos muito espalhados e uma vez desmente a tese de uma inflação gerada por choques de oferta de alguns produtos. A persistência da inflação dos serviços denuncia uma demanda muito aquecida e os estímulos ao consumo apenas reforçam esse desajuste.
Além do mais, uma taxa mensal de inflação de 0,47%, como a de março, é escandalosamente alta. Acumulada em 12 meses, uma alta mensal dessa magnitude resultaria em 5,78%, uma inflação muito superior à da maior parte dos países desenvolvidos e emergentes. Projetada para quatro trimestres, a variação acumulada entre janeiro e março, de 1,94%, produz: a assustadora inflação anual de 7,99%. Ninguém pode tolerar taxas de inflação como as brasileiras e ao mesmo tempo reclamar do desajuste cambial. A diferença entre as taxas de inflação de um país e as de outros participantes do mercado concorrentes, clientes ou fornecedores – é um dos fatores determinantes do câmbio real, como devem ter aprendido os condutores da política econômica brasileira. Finalmente, essas mesmas autoridades deveriam explicar claramente se a meta de inflação é 4,5% ou qualquer valor entre 4,5% e 6,5%. Até agora, o Executivo e o BC têm agido como se a meta incluísse toda a margem de erro ou de tolerância, O resultado tem sido um desastre.
FOLHA DE SP – 12/04
Estouro da meta de inflação não indica ainda disparada de preços, mas cenário exige cautela e recomposição da credibilidade do BC
O estouro da meta de inflação nos 12 meses encerrados em março não significa que o comportamento dos preços seguirá nos próximos meses em espiral ascendente.
Na realidade, o índice oficial de inflação, o IPCA, desacelerou no mês passado. Subiu 0,47%, contra 0,60% em fevereiro.
Analistas esperam que, após ter alcançado 6,59% no “ano” fechado em março, a inflação decline e termine 2013 em torno de 5,5%. A meta oficial é 4,5%, com dois pontos percentuais de tolerância.
Nem por isso se pode afirmar que o comportamento dos preços e as políticas adotadas para controlá-los inspirem confiança.
Ao contrário: tanto a dinâmica da economia quanto a atuação da equipe econômica acarretam a persistência de riscos. Mesmo que refluam, os índices continuarão em patamar alto, e isso num quadro de baixo crescimento do PIB, leniência na gestão das contas públicas e pressão política do Planalto sobre o Banco Central.
Este último aspecto, aliás, deverá levar o BC a aproveitar o rompimento do teto da meta como senha para aumentar a taxa básica de juros já na próxima reunião do Copom, na semana que vem.
Embora a autoridade monetária viesse indicando que preferiria aguardar até maio para decidir, a inábil declaração “desenvolvimentista” da presidente Dilma Rousseff na cúpula dos Brics, há duas semanas, na África do Sul, como que constrange o BC a antecipar a alta dos juros. Na ocasião, a mandatária declarou-se contrária a medidas anti-inflacionárias que comprometessem o crescimento do PIB e atribuiu a elevação dos preços a problemas localizados.
Ao falar como uma espécie de superministra da economia, Dilma atingiu a credibilidade do Banco Central e causou turbulências no mercado –que acompanha com um pé atrás as tentativas de influenciar preços por meio de desonerações tributárias e outras medidas de curto prazo.
É verdade, não obstante, que a variação do IPCA no passado recente foi impulsionada por sensível alta no grupo de alimentos e bebidas. Adversidades climáticas e problemas com safras agrícolas provocaram a elevação dos custos de itens com peso no indicador, como o arroz e o feijão.
Isso não quer dizer que as dificuldades se resumam a esse aspecto, ou que possam desaparecer com o simples passar do tempo. Os aumentos ainda são disseminados, alcançando quase 70% dos preços, e o teto da meta já teria sido rompido em 2012 não fossem os cortes localizados de impostos decretados pelo governo.
Não há mais muita dúvida de que uma alta moderada da taxa básica de juros desempenhará papel salutar nesse cenário econômico. Mesmo que necessária, ela não será suficiente, contudo: restam por resolver as questões estruturais, como gastos excessivos do Estado, gargalos de infraestrutura e demais entraves ao investimento.


Do:

Três cotados para a Secretaria da Igualdade Racial de Gustavo Fruet

Três nomes e um destino: Saul Dorval Silva, Messias "Obama das Araucárias" Silva e Chik Jeitoso são lembrados para a Secretaria da Igualdade Racial.


   Três nomes e um destino: Saul Dorval Silva, Messias “Obama das Araucárias” Silva e Chik Jeitoso são lembrados para a Secretaria da Igualdade Racial.

Antes mesmo de a pasta ser uma realidade, três nomes despontam como favoritos ao cargo: Saul Dorval Silva, Messias “Obama das Araucárias” Silva e Chik Jeitoso.
O bruxo Jeitoso, que anda meio nervoso com o Palácio 29 Março, disse ao blog que não aceita a indicação. Segundo ele, a nova Secretaria nasceria sem orçamento e sem força.
“O prefeito está devendo um negro no primeiro escalão, mas eu sou contra criar novos cargos. Então eu aceitaria a Secretaria de Comunicação que sofrerá mudanças radicais”, diz Chik Jeitoso.
O sindicalista Messias da Silva, o Obama, por sua vez espera lugar ao Sol desde janeiro. Ele foi um dos coordenadores dos “adesivaços” de Fruet. Chegou ser cogitado para a chefia dos cemitérios, mas não prosperou a ideia.
Quanto Saul Dorval é considerado como uma das principais lideranças do movimento negro do Brasil e uma das estrelas do PMDB nacional.
“Qualquer que seja a escolha do prefeito, os três nomes estarão à altura da tarefa”, diz um assessor de Fruet.



Blog do Esmael Morais

Dia Mundial da Saúde é lembrado com ações preventivas em Quatro Barras


Todas as escolas receberam a visita dos profissionais da saúde, que alertaram sobre as drogas e seus malefícios, além de tratar sobre hábitos de higiene

 Para lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, profissionais da Saúde de Quatro Barras organizaram várias ações preventivas para orientar e conscientizar a população. No Jardim Menino Deus, as equipes montaram um estande durante a Feira da Associação de Moradores do Menino Deus, no sábado (6), onde foram realizadas aferições de pressão e glicemia, e repassadas orientações sobre hipertensão arterial, Diabetes e Tuberculose.

Os profissionais também aproveitaram o encontro para informar sobre a Campanha de Vacinação de idosos, gestantes, crianças com até 2 anos, e pessoas portadoras de doenças crônicas, que acontece no próximo dia 20 em todas as Unidades de Saúde. A campanha atendeu ao todo 43 pessoas, tendo a participação do enfermeiro Bruno Macedo, da auxiliar de enfermagem Anita; da médica voluntária Viviane Carvalho, e das agentes comunitárias de saúde, Josiane Aparecida Moraes, Deise Terezinha de Queiroz Chagas e Danielle Babeto.

Ações nas escolas
Também como parte das ações do Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde, através das Unidades Básicas e do Projeto Psicossocial e Socioeducacional, coordenado pela psicopedagoga Bruna Cristofoli com auxílio da pedagoga Claudiane Cordeiro, promoveu uma semana de cuidados e incentivos básicos à saúde, ministrando palestras educativas e de prevenção a todos os alunos da rede municipal de ensino.
   
A equipe composta por enfermeiros das unidades e pela equipe do projeto visitou as seis escolas municipais e os três colégios estaduais, abordando assuntos como as drogas e seus malefícios, e hábitos de higiene (entre eles corporal, mental e bucal). Nesta última, também acompanharam a palestra as profissionais de odontologia, Jamile Oliveira, Beatriz Larios e Renata Segura.
   
A parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação ainda resultou na promoção de um concurso de redação e desenho nas escolas, com o tema “Prevenção contra as drogas”. Segundo as equipes, o concurso foi uma forma de abordar o tema, orientar as crianças e estimular a prevenção, além de incentivar o hábito da leitura e da escrita. As redações e desenhos estão em processo de análise e nos próximos dias devem ser divulgados os resultados dos vencedores por categoria inscrita.
    
Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Saúde realizou mais uma ação preventiva pelo Dia Mundial da Saúde na Praça Raulino Alves Cordeiro, durante o Projeto Terça na Praça. A ação de conscientização e promoção à saúde, coordenada pelo Projeto Psicossocial e Socioeducacional, divulgou a campanha de vacinação contra a gripe, reunindo os profissionais de enfermagem Renata Carina Knapik, o fisioterapia Rodney Wenke, e a agente comunitária de saúde Seara Fernanda.

Ao longo do evento, foram abordados temas como a prevenção a acidentes domésticos com crianças, pressão arterial e exercícios físicos, bem como a importância de uma alimentação balanceada. Também foram realizadas aferições de pressão e exercícios de alongamento. O evento teve o apoio da Secretaria de Governo, Indústria, Comércio e Turismo.

Modalidades esportivas e culturais em ritmo acelerado

Modalidades esportivas e culturais estão movimentando a cidade
O esporte e a cultura novamente tomam conta da cidade através do Projeto Atleta do Futuro - uma parceria da Prefeitura de Quatro Barras, Sesi e Britanite, que oferece modalidades gratuitas em várias regiões do município. As aulas já começaram e as inscrições permanecem abertas.
   
Na lista de modalidades oferecidas pela Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer estão futsal, futebol, vôlei, capoeira, karatê, ginástica, desenho e pintura, história em quadrinhos, dança e violão. Além delas, modalidades como o handebol, basquete e o xadrez também acontecem nas escolas totais, que oferecem ensino em tempo integral às crianças.
    
As comunidades inseridas nas regiões mais afastadas também podem participar das modalidades abertas. Para isso, a Prefeitura oferece o Linhão do Esporte, um serviço gratuito para transportar os alunos aos locais das aulas. Toda esta diversidade de opções, facilidade de acesso e mobilização das comunidades têm permito uma adesão surpreendente no projeto, que nos últimos anos já registra a marca de mais de 3 mil inscrições.

“Temos investido muito no esporte e na cultura porque acreditamos que sejam importantes agentes de transformação social, além de abrir novas oportunidades para crianças e jovens”, disse o prefeito Loreno Tolardo.  Investimentos no esporte, equipe motivada e um público participativo têm sido a receita de sucesso do projeto, conforme conta o coordenador Fernando Cunha.

Como se inscrever
Para participar das aulas, os interessados devem procurar o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, ou fazer a inscrição diretamente nos ginásios onde os projetos acontecem. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3671-8821, (41) 3671-8894 ou (41) 3671-8880.


Acompanhe os horários, os locais das aulas e participe!

Capoeira
4ª e 6ª, das 18h às 19h, no Ginásio Jorge Andreatta (Borda do Campo)
4ª e 6ª, das 19h30 às 20h30, no Ginásio Luiz Tolardo (Sede)

Dança
3ª e 5ª, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Ginásio Luiz Tolardo (Sede)

Desenho e Pintura
2ª, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Casa da Cultura (Sede)

Futebol
Feminino: 3ª e 5ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, na QB Esportes
6 até 11 anos: 2ª, 4ª e 6ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, na QB Esportes
Masculino: 2ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h (serão abertas turmas no Estádio MD)
Masculino: 4ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Estádio do Pinheirinho
Masculino: 6ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h (serão abertas turmas no Estádio Osni)

Futsal
3ª e 5ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Ginásio Jorge Andreatta (Borda)
3ª, 5ª e 6ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Ginásio Menino Deus

Ginástica
2ª, 4ª e 6ª, das 17h30 às 18h30 e das 18h30 às 19h30, no Ginásio Luiz Tolardo (Sede)
3ª e 5ª, das 17h30 às 18h30, no Ginásio Jorge Andreatta (Borda)
3ª e 5ª, das 18h45 às 19h45, no Ginásio Menino Deus

História em Quadrinhos
5ª e 6ª, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Casa da Cultura (Sede)

Karatê
2ª e 4ª, das 19h às 20h, no Ginásio Menino Deus
3ª e 5ª, das 18h às 19h, no Ginásio Luiz Tolardo (Sede)
3ª e 5ª, das 19h15 às 20h15, no Ginásio Jorge Andreatta (Borda)

Violão
3ª e 4ª, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Casa da Cultura (Sede)

Vôlei
2ª e 4ª, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Ginásio Luiz Tolardo (Seletiva dia 17/04)

11 abril, 2013

Profissionais da Saúde farão campanha para detectar câncer bucal no próximo dia 20

No próximo dia 20 de abril as Unidades de Saúde de Quatro Barras estarão desenvolvendo duas ações paralelas: a vacinação contra a gripe e o Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal. Com o lema “1 minuto para salvar uma vida”, a campanha vai disponibilizar profissionais da odontologia em todas as unidades para o atendimento da população.

No local, os dentistas farão um teste de prevenção do câncer em pacientes que apresentarem lesões bucais. A Secretaria de Saúde orienta todos a participar, já que a prevenção e o diagnóstico recente são ferramentas essenciais para uma saúde plena. Interessados em obter mais informações, podem entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8870.

 

Alunos de escola pública tem direito a isenção de taxa no vestibular

551414_578994925458125_505569209_n
A presidente Dilma Rousseff aprovou hoje uma lei que garante aos alunos de baixa renda, das escolas públicas, o direito de inscrição gratuita em vestibulares de universidades e institutos federais.
Os candidatos que tem renda familiar per capta igual ou menor que salário mínimo e meio, que tenham cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em rede privada tem direito a isenção.
Para todos os efeitos, é necessário comprovar a situação.

Blog da Joice

Inflação derruba venda dos supermercados; a 1ª queda em 4 anos

De Pedro Soares, Folha de S.Paulo:
Os preços mais elevados dos alimentos já colocaram um freio ao consumo e rebateram negativamente nas vendas dos supermercados.
Na comparação com fevereiro de 2012, a atividade de supermercados e demais lojas de alimentos e bebidas caiu 2,9%. Foi a primeira retração desde março de 2009 (-0,2%) e a mais intensa desde novembro de 2003 (-2,2%).
O recuo ocorre num momento de pico dos preços de alimentos, o que pode sinalizar uma redução do consumo, segundo o IBGE.
“Devido à subida de preços, nós acreditamos que há uma freada da demanda das famílias por alimentos”, disse Aleciana Gusmão, técnica do IBGE.
Outro fator, diz, foi a elevada base de comparação em fevereiro de 2012, quando vendas tinham subido 13,3%. O aumentos dos combustíveis também encareceram os fretes e inibiram as vendas, segundo Gusmão.
Em relação a janeiro, o setor de supermercados e lojas afins registrou queda de 1%, a maior desde agosto de 2012.
Segundo dados do IPCA, os preços dos alimentos subiram 4,84% no primeiro trimestre deste ano. Em fevereiro, o aumento havia sido de 1,46% e a alta, ainda que um pouco menor, persistiu em março (1,4%).
Os reajustes decorrem do clima desfavorável, de quebras de safra e do consumo ainda forte, que permite um nível maior de repasses de custos –como os fretes mais caros.
Para tentar conter o avanço dos preços, o governo desonerou itens da cesta básica em março, mas o efeito não se traduziu numa clara redução dos preços ainda.

10 abril, 2013

STF aprova fim do sigilo de nomes dos investigados


A maior transparência sobre os investigados foi aprovada por sete votos a favor contra quatro.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram nesta quarta-feira o fim do sigilo dos nomes dos investigados nos processos que estão na Corte. A maior transparência sobre os investigados foi aprovada por sete votos a favor contra quatro, considerando o voto do ex-ministro Carlos Ayres Britto.
A regra anterior determinava o sigilo, mesmo sem que o segredo no processo tivesse sido oficialmente decretado pelo Judiciário. Caso o relator considerasse conveniente, ele autorizava a divulgação do nome completo do investigado no andamento processual.
Na semana passada, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, aproveitou o julgamento de um inquérito para defender em plenário o fim da regra segundo a qual investigações que chegam à Corte apresentam apenas as iniciais do indiciado, não o nome completo.
O assunto começou a ser debatido em sessão administrativa em março do ano passado, quando Ayres Britto era presidente do tribunal. Ayres Britto e Marco Aurélio votaram pela revogação da regra, mas Fux pediu vista. O ministro havia prometido levar seu voto à próxima sessão administrativa da Corte, que ocorreu nesta quarta-feira.

Fonte: GP