09 agosto, 2013

Quatro Barras já aderiu ao Sistema Nacional de Cultura


Com a lei aprovada, município segue na frente para oficializar Plano Municipal
Com a lei aprovada, município segue na frente para oficializar Plano Municipal
Quatro Barras já formalizou sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as  políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. Além da adesão ao sistema, a cidade tem embasamento em lei, o que a coloca como uma das primeiras a consolidar as etapas do programa.

Na tarde desta segunda-feira (5) mais um passo foi dado neste sentido: o município promoveu a 2ª Conferência Municipal de Cultura, um evento de discussão e elaboração de diretrizes e etapa necessária para a consolidação do Plano Municipal de Cultura.

“Quatro Barras está bem adiantada, inclusive em termos de Brasil. Com a lei já aprovada e a realização da conferência hoje, o município está com 70% do processo concluído”, disse a consultora da Unesco, Rea Silvia Barbosa. Com a inserção no sistema, Quatro Barras também fica apta a receber recursos federais para os programas direcionados à cultura.

Ao longo da conferência, o público presente - composto na maioria por profissionais da área, educadores, estudantes, diretores e lideranças comunitárias -discutiu novas políticas públicas, e assistiu à palestra “Gestão Cultural na Perspectiva do Sistema Nacional de Cultura”, além de aprovar o regimento interno e escolher os delegados que irão compor a Conferência Estadual.

Participaram do evento a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Rodrigues, e o coordenador da pasta, Fernando Cunha, que citaram os avanços na área, entre eles a implantação do programa Domingão da Família, revitalização da Biblioteca Municipal, realização de teatros e apresentações culturais na cidade, implantação da Gibiteca, construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (antes denominada Praça do PEC), e a promoção de aulas oferecidas gratuitamente à comunidade nas modalidades de violão, dança, capoeira, desenho e pintura.

 “O incentivo à cultura tem andado lado a lado de outras questões prioritárias, como a educação. Esperamos que esta oportunidade seja um trampolim para alavancar ainda mais o setor cultural na cidade. Esta é, sem dúvida, uma das metas do prefeito”, disseram.

A conferência ainda contou com a apresentação de violão dos alunos da Casa da Cultura, que frequentam semanalmente as aulas. O próximo passo agora para consolidar o sistema será formalizar o Conselho Municipal de Cultura, cuja eleição será convocada em fórum na próxima semana

Fonte: PMQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário