28 dezembro, 2011

Quatro Barras encerra 2011 com uma relação de obras, novos projetos e avanços em todos os setores



Maior programa de pavimentação entregou só neste ano mais de 16 ruas
Maior programa de pavimentação entregou só neste ano mais de 16 ruas
Quatro Barras está encerrando o ano com uma extensa lista de projetos e obras que não só mudaram definitivamente o visual e a organização da cidade, como também trouxeram benefícios estruturais em várias áreas. A lista de obras, por si só, já é bastante extensa. O maior programa de pavimentação já realizado na cidade entregou em 2011 mais de 16 ruas pavimentadas em vários bairros, como Santa Luzia, Centro, Jardim Orestes Thá, Jardim Maria Alice, Jardim Patrícia e Pinheirinho.

 Outra obra entregue, de grandes proporções, foi a revitalização da Estrada da Graciosa com seus 20 quilômetros de pavimentação, que hoje oferecem infraestrutura a moradores e visitantes, estimulando o turismo e resgatando um potencial histórico e natural de Quatro Barras.

 Na área da Saúde, duas importantes obras tiveram início: a construção da primeira Unidade Básica de Saúde da Colônia Maria José e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que vai oferecer atendimento gratuito na área de emergências. A Unidade de Saúde da Borda do Campo está sendo modernizada (contando inclusive com academia) e também foi autorizada a construção da primeira Unidade do Santa Luzia.

 Os investimentos também chegam à área da Educação, com a construção do novo Cmei do Jardim Patrícia e a construção já autorizada do Cmei do Santa Luzia, que juntos vão oferecer 200 novas vagas em creches. Equipamentos multimídia em sala, qualidade na merenda, projetos diferenciados e o novo uniforme escolar fazem parte das ações que estão somando cada vez mais pela educação.  

 Mais estes esforços não acontecem de maneira isolada. Além das políticas educacionais, os projetos de contraturno hoje aproximam Quatro Barras da escola em tempo integral. Neste ano, o Projeto Atleta do Futuro (em parceria com o SESI e a Britanite) ampliou mais três modalidades. Agora são 14 ao todo, incluindo as aulas de violão, dança e teatro, oferecidas gratuitamente à comunidade, e que já somam quase 3 mil inscrições.

 Foi em 2011 que Quatro Barras também implantou a maior Gibiteca da região metropolitana, e iniciou obras estruturais nos espaços esportivos, entre elas a revitalização da cancha de areia e da quadra do Itapira, restauração do estádio do Pinheirinho, além da construção do Ginásio da Sede, que terá um anexo com piscinas aquecidas.

Os espaços de lazer também ganharam investimentos. Foi inaugurada a Praça Pedro Gasparin, no Santa Luzia, e instaladas as academias ao ar livre em praças da Sede, Jardim Menino Deus e Borda do Campo - um programa que revolucionou os espaços públicos, levando hábitos de vida mais saudáveis à população.

 A pintura de prédios públicos, revitalização de canteiros e novos projetos de paisagismo trouxeram cor e vida à cidade. Mudanças também na organização do trânsito, com a implantação do binário central que está estimulando o crescimento em avenidas paralelas e ordenando o fluxo de veículos. Novas rotatórias foram instaladas, além da sinalização que hoje garante um trânsito mais seguro.

 Na área social, os projetos alcançam índices cada vez maiores. O Armazém da Família, por exemplo, atingiu a marca de 33.300 atendimentos, com quase 3 mil famílias cadastradas, garantindo mesa mais farta para aproximadamente 9 mil pessoas. Programas voltados à Melhor Idade e aos jovens também dão suporte e garantem qualidade de vida.

 A geração de empregos e o estímulo ao desenvolvimento também têm sido políticas constantes. A gestão já ultrapassou a marca de 10 empresas instaladas, com geração de 700 empregos diretos e projeções otimistas para os anos que seguem. O processo de industrialização consciente está garantindo não apenas a chegada de empresas não poluentes, como também o incentivo à atividade turística, que traz oportunidades para as comunidades locais.

A área ambiental e agrícola recebe novo dinamismo. Coleta seletiva, campanha papa-pilhas, e o aumento do ICMS Ecológico a partir da atualização de dados das áreas de mananciais estão na lista de ações que renderam à Quatro Barras o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Na outra ponta, no setor agrícola, avanços também com a revitalização da sede da Cooperativa Agropecuária, que vem ampliando ano a ano suas atividades. Na área de Ordem Pública, mais investimentos na frota e também no sistema de monitoramento com câmeras, que ganhou mais capacidade.

Quatro Barras comemorou seus 50 anos em 2011, e escreveu mais um capítulo de sua história. “Este foi sem dúvida um ano especial para o município e também para nossa gestão, por conquistas importantes como a inauguração da Estrada da Graciosa, novas obras, a festa do cinquentenário, e principalmente a criação de projetos que beneficiam a cidade e nossa gente. Foi um ano muito produtivo e temos certeza que 2012 também será”, disse o prefeito licenciado, Loreno Tolardo.

O prefeito em exercício, Edison Wilmar Repinoski, também enumerou avanços e disse que os esforços continuam, com boas projeções para o ano que vem. “Queremos uma cidade desenvolvida, que ofereça qualidade de vida para as pessoas, serviços estruturados e um desenvolvimento ordenado, que faça do município um lugar agradável para se viver. É por tudo isto que estamos trabalhando e assim vamos continuar”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário