22 novembro, 2011

Mesatenista ganha a prata no 42º Campeonato Paraolímpico Brasileiro


Marinice de Mello Vieira foi vice-campeã em Fortaleza e agora se prepara para a Copa Sul/Sudeste que acontece em fevereiro do ano que vem 

 A paratleta quatrobarrense Marinice de Mello Vieira trouxe mais uma importante colocação no Campeonato Paraolímpico Brasileiro de Tênis de Mesa, que aconteceu entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro em Fortaleza. Depois de trazer o bronze no ano passado, ela conquistou a prata na 42ª edição do evento, disputando com as melhores atletas do país na modalidade.

 A competição reuniu ao todo 163 atletas, nas categorias feminino e masculino. Devido ao tipo de lesão da paratleta, que tem o lado esquerdo paralisado devido a um AVC, há apenas oito jogadores no Brasil disputando pela Classe 6, mas apenas quatro tiveram condições de participar do campeonato pelo alto nível.

Segundo o técnico da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), Benedito Rodrigues de Oliveira, o título de vice-campeã pode ser decisivo para a atleta ser chamada a participar pela seleção brasileira. Os treinos diários de Marinice agora a levam para mais uma competição: ela vai disputar a Copa Sul/Sudeste em fevereiro do ano que vem, no Rio de Janeiro.

“Fiquei satisfeita com o resultado e agora vou atrás do ouro no Campeonato Brasileiro de 2012”, disse a paratleta, ao destacar o apoio de parceiros, como a Secretaria de Ação Social, Mercado Oeste e Marinho Grill.

Cidade está recebendo dez quilômetros de extensão da rede em fibra ótica

Cidade está recebendo dez quilômetros de extensão da rede em fibra ótica

Área rural e urbana estão sendo contempladas. Investimento abre possibilidades para acesso à banda larga e integração dos sistemas de informação de dados nas Unidades de Saúde, escolas e administração
Quatro Barras está dando mais um passo em direção ao projeto da cidade digital. Um investimento da Prefeitura está estendendo a rede em dez quilômetros na área urbana e principalmente na área rural. Só nos bairros Palmitalzinho e Campininha a extensão executada pela Copel soma cinco quilômetros e abre um eixo de possibilidades.

Além de permitir a integração do sistema de dados, que ligará em breve todas as Unidades de Saúde, escolas e a Prefeitura, a extensão em fibra ótica é um dos passos essenciais para o acesso à banda larga e outros serviços.

“A extensão da rede vem justamente para oferecer possibilidades de acesso à internet em áreas que não eram contempladas. A partir deste passo, outras questões se abrem, como a integração do sistema de dados da Secretaria de Saúde, que passará a funcionar em rede com prontuários eletrônicos, compartilhando informações com todas as Unidades”, explicou o prefeito Loreno Tolardo.
Áreas beneficiadas
O investimento realizado pela Secretaria de Administração levará internet pela primeira vez à Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na área rural. No Palmitalzinho, o investimento anunciado durante o Programa Audiências Públicas Bairro a Bairro, realizado em junho, já está acontecendo. O bairro está recebendo 2,5 quilômetros de extensão na rede, do início da rua Vicente Vidolin até a rua Nossa Senhora da Luz. Na Campininha, são em média mais 2,5 quilômetros de extensão.

Em todo o município os dez quilômetros dizem respeito também à área urbana, nas regiões do Itapira, Jardim Menino Deus e Borda do Campo. No trecho total serão feitas 11 ligações de pontos: a Sede da Prefeitura; as Unidades de Saúde do Centro, Itapira, Borda do Campo, Menino Deus, Campininha e Palmitalzinho; a Escola Ernesto Milani; as Secretarias de Ação Social e Ordem Pública e Cidadania; e o Cmei Tia Leonor.

 Em cada um desses pontos, o departamento de Tecnologia e Informática da Prefeitura irá instalar e configurar um conversor multimídia para permitir a conexão e integração dos pontos com a administração central. A previsão é que até o fim do ano, a extensão da rede já esteja concluída

Quatro Barras está entre os municípios finalistas do Programa Prefeito Amigo da Criança


Prefeito Loreno Tolardo comemorou a classificação no grupo de finalistas, e disse que as ações direcionadas a crianças e jovens são contínuas
Dos 1.556 municípios de todo o país que aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança (2009-2012), Quatro Barras está entre o grupo de 316 finalistas. A classificação se dá por uma série de fatores, principalmente relacionados aos programas direcionados às crianças e jovens, considerando a evolução em indicadores que retratam a educação, a saúde, políticas de contraturno, atividades de formação e apoio.

 A marca atingida neste ano, segundo conta o prefeito Loreno Tolardo, é motivo de orgulho. “Desde os novos critérios estabelecidos pelo programa em 2005, que o município não se classificava para a final. Atingir esta marca nos honra muito, principalmente porque a preocupação com crianças e jovens vem sendo uma constante e também uma prioridade em nosso governo”, disse Tolardo.

 Chegando à última etapa do programa, o município evidencia um trabalho que ocorre em várias pontas. Projetos educacionais focados na formação cidadã e uma ampla rede de ações na área da saúde - que incluem projetos de vacinação, aleitamento, treinamento para as futuras mães, assistência pré-natal, e exames importantes como o do pezinho e da orelhinha através do convênio com o Hospital Alto Maracanã - garantem mais qualidade de vida e a redução significativa nos índices de mortalidade infantil.

 As fases que sucedem a esta também recebem atenção contínua. Os programas de contraturno escolar permitem hoje que milhares de crianças e jovens pratiquem modalidades esportivas e culturais gratuitamente, inclusive com transporte. A Prefeitura oferece 14 modalidades ao todo, em diferentes turnos e locais, e já contabiliza mais de 3 mil inscrições.

 Na área social, o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CACA) desenvolve atividades de apoio pedagógico, esportivas e culturais para mais de 70 crianças em situação de risco.

Todo este conjunto de ações em várias áreas, que envolve as Secretarias de Ação Social; Saúde; Educação; e Cultura, Esporte e Lazer; garantiu a classificação de Quatro Barras entre os finalistas do programa, e pode render ao município o título de “Prefeito Amigo da Criança”, pela Fundação Abrinq - Save the Children. O certificado será entregue em junho de 2012 pela presidenta Dilma Rousseff.

21 novembro, 2011

Deputados aprovam mais cidades na RMC e Ficha Limpa estadual.


As duas propostas, votadas nesta quinta-feira (17), seguem agora para a sanção do governador Beto Richa.

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, na manhã desta quinta-feira (17), a redação final do projeto que inclui mais três municípios na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)Campo do TenentePiên e Rio Negro. Os parlamentarem aprovaram também, em última votação, a proposta que proíbe a nomeação de pessoas com ficha suja da Justiça para cargos comissionados, nos três poderes estaduais. Ambos os projetos seguem agora para sanção do governador Beto Richa (PSDB).
O custo que o primeiro projeto pode gerar, porém, seria uma das possíveis justificativas para que o governador venha a barrar a alteração da RMC, segundo fontes do governo. Stephanes Júnior (PMDB), autor da proposta, justificou a inclusão como sendo uma forma dos novos municípios terem a possibilidade de receber mais recursos do governo federal - já que a legislação é mais flexível quanto a repasses para cidades que integram regiões metropolitanas.
Com o projeto, a RMC passa a ter 29 municípios: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
A proposta havia sido aprovada em primeira discussão (http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/?id=1159475&tit=assembleia-aprova-aumento-da-regiao-metropolitana-de-curitiba) em agosto, mas foi retirada de pauta (http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1168418) para que pudesse voltar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após um acordo de lideranças.
Ficha Limpa
A outra proposta aprovada pelos parlamentares passa a exigir ficha limpa de pessoas nomeadas para cargos de comissão no governo estadual, no Tribunal de Justiça, noTribunal de Contas, no Ministério Público e na Assembleia Legislativa do Paraná. As pessoas ficariam proibidas de serem nomeadas para os quatro anos seguintes a condenações judiciais que ocorram após a lei entrar em vigor. 
Fonte: Gazeta do Povo (17/11/2011)

Paraná gera 11.569 empregos em outubro

É o quinto estado brasileiro que mais abriu empregos formais no mês, depois de São Paulo (22.879), Rio Grande do Sul (16.522), Rio de Janeiro (13.259), e Santa Catarina (13.153).
Redação Bem Paraná
Empregos formais no Paraná: crescimento de de 0.46% em outubro, em relação a setembro (foto: Reprodução )



O Paraná gerou 11.569 empregos em outubro, equivalente ao crescimento de 0.46% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada no mês de setembro deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgados nesta sexta-feira (18). É o quinto estado brasileiro que mais abriu empregos formais no mês, depois de São Paulo (22.879), Rio Grande do Sul (16.522), Rio de Janeiro (13.259), e Santa Catarina (13.153). 



De janeiro a outubro, o Estado gerou 151.112 postos um aumento de 6,34% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do final do ano de 2010. Nos últimos 12 meses, houve crescimento de 5,31% no nível de emprego, com a geração de 127.805 postos de trabalho. A Região Metropolitana de Curitiba registrou acréscimo de 4.525 empregos formais em relação ao mês anterior, crescimento de 0,44%. No acumulado do ano, a região metropolitana gerou 56.963 empregos formais (5,77%). Curitiba foi a cidade que mais gerou vagas (3948), seguida por São José dos Pinhais ( 803), Maringá ( 801), Cascavel ( 777) Ponta Grossa ( 414), Guarapuava ( 404), Foz do Iguaçu ( 323),  Colombo ( 313), Francisco Beltrão ( 271) e Campo Mourão (243),



O setor do Comércio foi o que mais contratou, abrindo 4.693 postos de trabalho, seguido pelo setor de Serviços, com 3.415 postos e Indústria de Transformação, com a criação de 3.023 vagas.



Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, embora o Estado tenha criado menos vagas que os outros Estados do Sul, a expectativa é de uma melhoria de desempenho até o final do ano, em função da contratação de empregados temporários para as festas do final de ano. “ Os setores do comércio e serviços continuam contratando temporários, preparando-se para as vendas do Natal. É uma época em que tradicionalmente há contratação de maior número de trabalhadores”, analisa. 
Brasil- Em todo o país foram criados 2.241.547 novos empregos com registro em carteira de janeiro a outubro deste ano, um crescimento de 6,24% em relação ao estoque de empregos de dezembro de 2010. No mês de outubro, foram abertas 126.143 novas vagas celetistas, alta de 0,33% em relação ao estoque do mês anterior. Em outubro, a trajetória de crescimento do emprego formal no país foi liderada pelo setor de Serviços, que apontou resultado superior a média para o mês: foram 77.201 postos, com alta de 0,51%, o segundo melhor resultado para o mês.
No setor de Comércio foram criados 60.878 postos, equivalentes a 0,74%, a maior taxa de crescimento entre os setores. Essa elevação decorreu do desempenho positivo do Comércio Varejista (50.389 postos ou 0,74%) e do Comércio Atacadista (10.489 postos ou 0,75%, o terceiro melhor desempenho para o mês). Construção Civil, por sua vez, gerou 10.298 postos (0,37%); Indústria de Transformação, 5.206 postos (0,06%); Extrativa Mineral, 1.224 vagas (0,60%)

Desafio de construir sociedade inclusiva é imenso, diz Dilma

da Agência Brasil

Ao falar sobre o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (21) que o desafio para construir uma sociedade inclusiva no Brasil é imenso. O mais importante, segundo ela, é acabar com o preconceito.
“A pessoa com deficiência pode viver sem limites desde que nós consigamos eliminar as barreiras que a sociedade coloca no caminho”, ressaltou, durante o programa semanal Café com a Presidenta.
Dilma lembrou que o plano prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014, com o objetivo de melhorar a situação de vida das pessoas com deficiência e reduzir os obstáculos que limitem o convívio social.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que mais de 45 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência. De acordo com a presidenta, as políticas previstas no plano serão diferenciadas para cada tipo de necessidade, com ações para pessoas de baixa renda, pessoas fora do mercado de trabalho e crianças e adolescentes fora da escola.
A previsão é que sejam comprados 2,6 mil ônibus acessíveis para o transporte escolar. O governo pretende também equipar 17 mil escolas públicas, associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e outras instituições de educação especial com salas de recursos multifuncionais.
Dilma destacou que jovens com deficiência que recebem atualmente o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e forem contratados como aprendizes poderão continuar no programa por até dois anos. Posteriormente, caso perca o emprego, o retorno ao BPC é imediato.
A partir do próximo ano, está prevista a construção de 45 centros de reabilitação, com serviços especializados em deficiência intelectual, física, visual e auditiva. Outra novidade é que todas as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 – destinadas às famílias que ganham até R$ 1,6 mil – serão adaptadas.
“Todas elas terão portas mais largas e corredores e banheiros mais amplos para facilitar a locomoção das pessoas com deficiência”, explicou a presidenta.
Por fim, foi criada uma linha de crédito para a compra de equipamentos como cadeiras de rodas motorizadas, equipamentos que imprimem em Braille e lupas eletrônicas. O governo também vai deixar de cobrar impostos sobre equipamentos de saúde e educação destinados a pessoas com deficiência.
“Outra ação muito importante é a criação de cinco centros tecnológicos para treinamento e uso de cães-guia. Vamos criar um centro em cada região do país”, concluiu Dilma.

No Museu do Holocausto


Governador Beto Richa, o prefeito de Curitiba Luciano Ducci e a ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário,durante a inauguração do Museu do Holocausto, hoje, em Curitiba.
O novo espaço, idealizado pelo empresário Miguel Krigsner, traz parte das tragédias do período nazista e também massacres que aconteceram após a 2ª Guerra Mundial. “Este é um espaço para combater a intolerância religiosa, étnica e sexual. É um lugar para lembrar que somos todos iguais, em especial no Brasil, onde somos todos brasileiros”, disse Krigsner, presidente da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov.
Entre os objetos expostos peças históricas importantes, como um fragmento de Torá, cedida oficialmente pelo Yad Vashem, o Museu do Holocausto de Jerusalém. Na parte externa, pedras trazidas de Jerusalém e vitrais argentinos decoram a fachada.
O novo museu, que será aberto ao público em fevereiro, vai receber crianças de escolas e visitas monitoradas para contar este fato da história. O Museu do Holocausto de Curitiba mostra fotos, documentos, do período pré-guerra, além de informações entre os anos 1939 e 1945. Os visitantes também vão poder ver informações sobre a chegada das famílias judias ao Paraná. Tudo é interativo com terminais com computadores para a consulta digital de documentos e arquivos de áudio e vídeo.

Crimes arquivados começam a ‘sair da gaveta’ no Paraná



Delegado Rubens Recalcatti (à frente), 63, e integrantes do Grupo Honre (Homicídios Não Resolvidos)

Da Estelita Hass Carazzaivia BOL Notícias

Eles são policiais jovens e atléticos. Trabalham até doze horas por dia em investigações trabalhosas. E são apenas seis para concluir uma pilha de 3.600 inquéritos.
Essa equipe, formada em março pela Polícia Civil do Paraná, tem a missão de solucionar casos antigos de homicídio, numa versão à brasileira do seriado “Cold Case” -no qual policiais investigam crimes não resolvidos.
Longe do glamour da série americana, a maioria dos inquéritos do Grupo Honre (Homicídios Não Resolvidos) ficou parada por falta de estrutura e só foi retomada após determinação do Conselho Nacional do Ministério Público.
“Tinha um delegado ou dois aqui, meia dúzia de investigadores e trinta homicídios por fim de semana”, diz o delegado Rubens Recalcatti, 63 anos de idade e 30 de polícia, que comanda o Grupo Honre.
A equipe de quatro investigadores e uma escrivã foi selecionada a dedo por Recalcatti. Até outubro, eles encerraram 165 homicídios.
A maioria dos crimes tem relação com o comando do tráfico de drogas. Boa parte dos autores identificados está morta, presa ou foragida.
Alguns suspeitos são conhecidos apenas por apelidos: Cotonete, Kinder Ovo, Neném. Nome ou sobrenome, ninguém sabe, ninguém diz -o que muitas vezes obriga o grupo a encerrar o inquérito sem apontar autores.
“Por isso que investigação de homicídio tem que ser em cima do laço. Se não, a pessoa pensa melhor e não fala”, diz a escrivã Luciane Hirt Ferreira, 37.
OFENSAS
Ela toma os depoimentos dos parentes das vítimas, convocados até 14 anos depois do crime. A maioria das pessoas reage com tristeza -algumas com revolta- à demora na investigação.
“Já fui xingada. Teve um cara que me esculachou muito”, conta ela. “Eu não tiro a razão dele. O inquérito dele estava parado.”
Apesar das reações agressivas, que o grupo diz serem isoladas, o delegado Recalcatti considera o resultado excelente, tanto pela dificuldade em concluir os inquéritos após tantos anos quanto pelos familiares das vítimas, “porque é um caso que se encerra na vida deles”.
A ideia é que o grupo forme, no futuro, um núcleo de inteligência dentro da Delegacia de Homicídios, “tipo um CSI [outro seriado americano]“, segundo Recalcatti. Por enquanto, o Honre não tem prazo para acabar o trabalho. Em outubro, conseguiu ampliar a equipe, mas ainda tem só um veículo.

18 novembro, 2011

Guarda de Filhos Menores


Quando a separação do casal é amigável, a guarda dos filhos é regularizada da forma determinada pelo casal. Caso contrário, a questão será discutida com a intervenção do Judiciário, que apurará quem revela melhores condições de exercê-la. Importante esclarecer que não se trata somente de condições financeiras, pois também, a aptidão para proporcionar afeto, saúde, segurança e educação.
Sobre as modalidades de guarda, podemos destacar 3 (três):
1- Guarda unilateral: é o modelo tradicional, prevê que a guarda seja apenas de um dos genitores, que terá o menor sob sua companhia permanente, concedendo-se ao outro o direito de visita.
2- Guarda alternada: é a atribuída simultaneamente a ambos os genitores, de modo que, em determinados dias, o menor permanece sob a companhia de um deles, e, nos demais dias, na companhia do outro. Assim pode-se dizer que o menor reside em ambos os lares, ostentando dupla residência.
3- Guarda compartilhada: é a atribuída a ambos os genitores, fixando-se, porém, a residência do menor em apenas um dos lares, deferindo-se ao outro o direito de conviver com o filho durante a semana. Apesar de o menor ter uma residência fixa, poderá transitar livremente entre a casa de seu pai e de sua mãe. Esta modalidade de guarda não é utilizada com frequência, pois necessita de boa relação entre os pais separados, o que é difícil em nossa sociedade.
A guarda compartilhada bem como a alternada não se fala em direito de visita, pois o convívio entre os pais e o filho é de forma contínua e ambos desfrutam da guarda.
Importante ressaltar que sempre deve prevalecer o interesse da criança, ou seja, a sua boa formação moral, social e psicológica, buscando a sua saúde mental.
Contudo, cumpre esclarecer que a guarda de menores não é objeto de discussão somente pelos pais, há casos em que outros parentes também requerem a guarda das crianças, quando, por exemplo, os pais não apresentem condições de exercê-las por diversos motivos.

Plano Viver sem Limite vai qualificar 150 mil pessoas com deficiência


Da Agência Brasil
O plano Viver sem Limite vai oferecer até 150 mil vagas para a qualificação profissional das pessoas com deficiência. Com previsão de R$ 7,6 bilhões em investimentos até 2014, o plano lançado hoje (17) pelo governo federal busca ampliar a integração da pessoa com deficiência na sociedade.
As ações do Viver sem Limite, nome dado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estão distribuídas em quatro eixos: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. “Estamos aqui hoje também para reforçar e ampliar um dos compromissos mais profundos do nosso governo que é a luta contra a desigualdade e a favor da oportunidade para todos”, disse a presidenta Dilma Rousseff, ao iniciar o discurso.
“Acreditamos que vamos otimizar recursos, trabalhar por resultados e assegurar nosso objetivo com esse plano que é uma vida melhor com dignidade e respeito para as pessoas com deficiência”, destacou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, no Palácio do Planalto. Durante a cerimônia, foi anunciada a criação da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programa Urbanos, no Ministério das Cidades.
Na educação, o plano prevê investimento de R$ 1,8 bilhão em ações como a adaptação de 42 mil escolas públicas e instituições federais de ensino. Também serão adquiridos 2,6 mil ônibus acessíveis para o transporte de 60 mil alunos. A contratação de 648 professores de libras é outra ação do plano, assim como a implantação de mais salas com recursos multifuncionais.
Na área de saúde, que terá R$ 1,4 bilhão em recursos, o número de exames do teste do pezinho será ampliado e, a partir de 2012, duas novas anormalidades poderão ser detectadas por esse procedimento.
A rede de produção e acesso à órtese e prótese será ampliada, e o Sistema Único de Saúde (SUS) destinará recursos para adaptação e manutenção de cadeiras de rodas. “Muitas vezes, as pessoas adquirem as cadeiras, mas não têm a condição de ajustá-las e de fazer a manutenção quando estragam”, explicou o secretário nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Antônio José Ferreira.
Na área de promoção da inclusão social, serão implantados centros de Referência para apoiar as pessoas com deficiência em situação de risco, como as que vivem em extrema pobreza. A previsão orçamentária para essa área chega a R$ 72,2 milhões.
O eixo acessibilidade terá à disposição R$ 4,1 bilhões para criar cinco centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guias em cada uma das regiões do país. Atualmente, só existem dois instrutores qualificados no Brasil. Além disso, assim como o anunciado no Minha Casa, Minha Vida 2, o plano reafirma que 100% das unidades serão projetadas com possibilidade de adaptação para receber pessoas com deficiência.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 mostram que 23,91% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

17 novembro, 2011

Situação do ministro é “insustentável”, diz o pedetista Osmar Dias


Osmar Dias.
por André Gonçalves, via Gazeta do Povo
O presidente do PDT no Paraná, Osmar Dias, definiu ontem como “insustentável” a permanência do colega de partido Carlos Lupi no Ministério do Trabalho. Para o ex-senador, o mínimo a ser feito por Lupi é pedir afastamento até que as denúncias contra ele sejam esclarecidas. Ele também garantiu que a direção estadual do partido continuará apoiando a presidente Dilma Rousseff, independentemente de uma saída traumática do ministro.
“A situação se agravou muito com essas imagens que apareceram nos últimos dias”, disse Osmar, referindo-se à divulgação de imagens de Lupi utilizando um avião que teria sido pago pelo diretor de uma ONG para se deslocar no Maranhão, em 2009. “É algo insustentável. Eu defendo que, se o Lupi quiser continuar lutando pelo cargo, que pelo menos se afaste para facilitar as investigações.”
O ex-senador admitiu que, sem o ministro, que é presidente licenciado da legenda, será difícil para Dilma encontrar interlocutores com o partido. “Mas ela tem como dialogar com as nossas bancadas na Câmara e no Senado. Se for para conversar, existem outros membros do partido que estão no governo, como eu, que podem ajudar”, complementou Osmar, que é vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil.
Os números, no entanto, favorecem Lupi. Dos 26 deputados pedetistas, só José Antônio Reguffe (DF) e Miro Teixeira (RJ) se opõem ao ministro. Dentre os cinco senadores, apenas Cristóvam Buarque (DF).
Oposição, não
Mesmo com uma possível demissão, Osmar não acredita que a cúpula do partido aceite deixar a base governista e ir para a oposição.
Segundo ele, qualquer mudança de rumo em Brasília não vai afetar os planos do PDT paranaense. A principal aposta da sigla na disputa municipal de 2012 no Paraná é o ex-deputado federal Gustavo Fruet. Recém-saído do PSDB, Fruet é pré-candidato à prefeitura de Curitiba e negocia a formação de uma aliança com outros partidos da base de Dilma – em especial, o PT. Uma movimentação brusca do PDT no plano nacional poderia fortalecer a pré-candidatura de Ratinho Júnior (PSC), que também pleiteia o apoio das legendas governistas.
Ministeriável
Nos últimos dias, diante da incerteza da permanência de Lupi na Esplanada, o ex-senador Osmar Dias passou a ser cotado para assumir o Ministério da Agricul­­­tura. Isso ocorreria em uma possível reforma ministerial prevista para janeiro, que implicaria em remanejamento de pastas entre os partidos aliados.

Dilma lança plano de R$ 7,6 bi nesta quinta para pessoas com deficiência


do G1
A presidente Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (17) o plano “Viver sem Limite”, que visa à maior inclusão de pessoas com deficiência. Sob coordenação da Secretaria de Direitos Humanos, 15 órgãos do governo irão atuar em várias frentes com um investimento previsto de R$ 7,6 bilhões até 2014.
Desse montante, R$ 1,8 bilhão serão aplicados em educação, com transporte escolar acessível, adaptação de acesso a escolas públicas e universidade, construção de salas com recursos multifuncionais, além da oferta de até 150 mil vagas para pessoas com deficiência em cursos federais de formação profissional e tecnológica.
Já na saúde, há previsão de R$ 1,4 bilhão para ações de prevenção às deficiências, maior acompanhamento dos exames no Teste do Pezinho, fortalecimento dos serviços de reabilitação, atendimento odontológico, maior acesso a órtese e prótese, além de reforço de ações clínicas e terapêuticas.
Na área social, serão dispobilizados R$ 72,2 milhões para implantação de Centros de Referência, voltados para o atendimento a pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social.
Junto com estados e municípios, o governo quer ainda prevê aplicar R$ 4,1 bilhões em acessibilidade. Uma das ações nesse sentido é a possibilidade de todas as 1,2 milhão de residências do Minha Casa, Minha Vida 2 serem adaptadas para pessoas com necessidades especiais.
O plano prevê também a criação de 5 centros de ensino técnico para formação de treinadores de cães-guia. Obrs de mobilidade urbana para a Copa também deverão obedecer critérios de acessibilidade.
Segundo dados obtidos pelo governo com o Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE) no Censo de 2010, 23,91% da população brasileira (cerca de 45,6 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. Na divulgação do plano, a SDH diz que o plano busca “promover a cidadania e fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade”. O plano será lançado às 11h em cerimônia conduzida por Dilma no Palácio do Planalto.

Governo reforça estrutura da saúde com carros e computadores


Foto: Ricardo Almeida / AENotícias

Da Aen
O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (16), em Curitiba, 30 veículos para as 22 regionais de saúde do Paraná. O governo investiu R$ 1,5 milhão nos novos carros, que irão renovar a frota das unidades e garantir melhores condições de trabalho e segurança aos servidores. Além dos veículos, foram repassados ao Consórcio Paraná Saúde Medicamentos computadores para 312 municípios com menos de 20 mil habitantes. Os equipamentos permitirão informatizar o controle, aquisição e distribuição dos medicamentos básicos.
“A reestruturação da saúde pública no Paraná é uma das prioridades do governo e por isso estamos felizes com mais estes avanços”, disse o governador. Richa destacou que o Consórcio Paraná Saúde – que atende 388 municípios do Estado com itens da assistência farmacêutica básica – é fundamental para que os municípios adquiram medicamentos com preços mais acessíveis e profissionalizem a distribuição.
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, afirma que os novos equipamentos vão contribuir para profissionalizar o atendimento aos usuários e oferecer mais segurança para funcionários da saúde. “É o dia das parcerias, que marcam o estilo desse governo. Temos compromisso de apoiar o consórcio, que é fundamental para o aprimoramento do sistema de saúde”, disse ele, lembrando que o novo governo quitou R$ 5 milhões em repasses atrasados para o consórcio. O secretário destaca que o Estado irá cumprir os percentuais estabelecidos pela Emenda 29, destinando 12% da receita para a saúde em 2012

Senadores defendem que PDT entregue Ministério do Trabalho


De Sandro Lima do G1
Senadores do PDT presentes na comissão do Senado que recebeu nesta quinta-feira (17) o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT-RJ), alvo de acusações de irregularidades com ONGs, defenderam abertamentamente que o partido entregue o ministério e não indique substituto.
Para Cristovam Buarque, “diante de todas as dúvidas, temos de ver se não é o caso de o PDT apear-se”, deixando o ministério. Isso não significaria, segundo ele, a saída do partido da base aliada. “A saída [do ministério] nos permitiria reaglutinar em busca de uma identidade que está um pouco perdida.”
Cristovam também disse ter sido contrário à entrada do PDT no governo, mas que o bom desempenho de Lupi à frente da pasta justificou a participação da legenda no Executivo. O senador afirmou ainda que não há uma “mácula” contra o ministro.
Já o senador Pedro Taques (MT) disse que, na esfera jurídica, a presunção de inocência é um direito fundamental e que as denúncias contra Lupi serão tratadas em seu devido tempo. No campo político, porém, afirmou que Lupi e o partido não têm mais condições de permanecer à frente da pasta. “Entendo que o PDT deixe o ministério, penso que a questão jurídica vai ser tratada a seu tempo (…). Politicamente, não temos condições de exercer esse ministério, devemos apear desse ministério”, afirmou Taques.
“Dá a teu amigo a chance de lutar e não ser condenado sem provas. Me dê o direito de mostrar a população que o que falam não corresponde à verdade”, respondeu Lupi a Taques.
Acir Gurcacz (RO) defendeu Lupi e disse ter confiança nele. “Sabemos de sua vontade de trabalhar, de sua lisura e de sua presteza em vir esclarecer as denúncias”, afirmou Gurcacz.

Prazo final para adesão do REFIS encerra dia 09 de dezembro


Prefeitura oferece várias modalidades de pagamento
Prefeitura oferece várias modalidades de pagamento
Em pouco mais de 20 dias encerra o prazo para a quitação de débitos através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), da Prefeitura de Quatro Barras. Os contribuintes que tiverem débitos em aberto podem procurar o Departamento de Tributação e aderir ao programa, que encerra no dia 9 de dezembro.

 As dívidas podem ser parceladas em até 60 meses, mas as quitações em menor prazo apresentam mais vantagens. Débitos parcelados em até dez vezes ou quitados à vista não terão juros, nem multa. O valor do desconto varia conforme o número de parcelas. Para pessoas físicas, o valor mínimo da parcela deve ser de R$30 e para pessoas jurídicas de R$50.

Estão enquadrados no programa débitos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços (ISS), Taxas de Alvará, entre outros impostos. O objetivo é regularizar débitos de pessoas físicas e jurídicas, inscritas ou não em dívida ativa, e débitos deste exercício, exceto o IPTU 2011.

 “Esta é uma oportunidade para o contribuinte colocar em dia seus tributos, com opções de parcelamento que podem facilitar a quitação dos impostos, lembrando que esta arrecadação será revertida em obras e investimentos para a cidade”, disse o prefeito Loreno Tolardo.
Como aderir
 Os contribuintes devem procurar o Departamento de Tributação, portando cópias do RG e CPF (para pessoas físicas) e cópias do Contrato Social, e RG e CPF do representante legal da empresa, para pessoas jurídicas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3671-8835 ou (41) 3671-883

Agência do Trabalhador agora conta com telessala para cursos gratuitos


 

Prefeito Loreno Tolardo participou da aula inaugural na tarde de ontem (16). Programa do Governo do Estado em parceria com o Instituto Federal do Paraná está estabelecendo parceria com os municípios. Quatro Barras está entre os contemplados
Prefeito Loreno Tolardo participou da aula inaugural na tarde de ontem (16). Programa do Governo do Estado em parceria com o Instituto Federal do Paraná está estabelecendo parceria com os municípios. Quatro Barras está entre os contemplados
Foi lançado na tarde de ontem (16) o Programa Telessalas do Trabalhador, que está contemplando 125 municípios do Paraná com uma nova proposta de qualificação e capacitação. A partir de agora, a Agência do Trabalhador de cada município beneficiado passa a contar com uma telessala para transmissão de cursos gratuitos de qualificação profissional e preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Durante a aula inaugural em Quatro Barras, o prefeito Loreno Tolardo deu as boas vindas aos participantes e afirmou que a agência vive um momento especial.

“O governo está de parabéns pela iniciativa, que vai ao encontro das políticas de geração de emprego e renda que temos desenvolvido. Em pouco mais de dois anos, estas políticas públicas resultaram na vinda de dez novas empresas, mais de 700 empregos gerados, além de uma colocação no mercado que gira em torno de 1.200 profissionais por ano através da Agência do Trabalhador. De todos os municípios da região metropolitana, Quatro Barras é uma das cidades que mais emprega hoje”, disse o prefeito.

Nas telessalas serão realizadas, entre outras ações, oficinas de capacitação para trabalhadores em geral, priorizando pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos, empreendedores e jovens em busca do primeiro emprego. O Curso Melhorias das Competências para o Trabalho será dividido em módulos, com certificações independentes. O primeiro módulo começa na próxima quinta-feira (24) e segue nos dias 1º, 8 e 15 de dezembro, com os temas Português e Marketing Pessoal.

Os próximos módulos, que começam a partir de fevereiro, vão oferecer oficinas de inglês e matemática, técnicas de redação e espanhol, e informática e direitos e deveres do trabalho. As aulas são transmitidas via satélite, mas permitem interação em tempo real. Mais de 100 tutores foram capacitados no Estado para monitorar as aulas e intermediar perguntas pela internet, que serão respondidas pelo professor ainda durante a aula.

“Este é um passo importante para qualificação e preparação do profissional para ingressar no mercado. Muitas vezes o candidato tem o perfil ideal para uma determinada vaga, mas não é aceito por pequenos erros na apresentação ou cometidos durante a entrevista. Este curso mostra exatamente a direção certa a tomar”, disse a gerente da agência, Wilsen Andreatta.

O lançamento do programa foi realizado com o pronunciamento do secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, transmitido em tempo real às Agências do Trabalhador contempladas pelo programa. Participaram da aula inaugural representantes da Prefeitura, secretários, pastores e a tutora do programa em Quatro Barras, Luciane Andreatta.
Como participar
Os trabalhadores interessados em participar devem ter idade acima de 18 anos, e procurar a Agência do Trabalhador, portando os documentos pessoais. As vagas são limitadas e as aulas ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h às 18h. Mais informações: (41) 3671-3232.

16 novembro, 2011

Eleição no Atlético: Petraglia jura que continua no páreo


Petraglia diz que disputa CAP.
O ex-presidente do Clube Atlético Paranaense (CAP), Mario Celso Petraglia, utilizou o Facebook para negar que esteja pensando em jogar a toalha na disputa pelo comando do time na eleição de 15 de dezembro.
Segundo Petraglia, falando em terceira pessoa, “as versões maldosas que os ‘vendilhões do templo’ e seus vassalos irão criar sobre a chapa CAPGIGANTE e sobre o MCP [Mario Celso Petraglia], fazem parte da politicagem atual e não da verdadeira política!”.
Ontem, nos bastidores, falou-se que Petraglia abriria mão da disputa diretae indicaria dois nomes para fazer o bate-chapa no mês que vem, pois, de acordo com um influente sócio Rubro-Negro, ele estaria mais interessado em continuar à frente da Sociedade de Propósito Específico (SPE), empresa criada para o gerenciamento das obras da Arena, com vistas à Copa do Mundo de 2014.
“Recebemos várias perguntas hoje [ontem] sobre a notícia veiculada de que não iremos nos candidatar à presidência do Furacão, fiquei surpreso, disse e afirmei faz alguns meses em entrevista coletiva que seria candidato, como todos sabem só tenho uma palavra e nunca voltei atrás nenhuma vez na vida! Serei candidato à presidência do Atlético Paranaense!”, garantiu.
Adversários dizem que Petraglia está encontrando dificuldades para formar a chapa visando à eleição do mês que vem. O ex-presidente rebate essa informação com um questionamento:
“Como fazê-lo se não temos oficialmente os nomes de todos os sócios que possuem o tempo necessário e exigido de 3 e 5 anos de filiação de forma ininterrupta para poder fazer parte da candidatura?”.
O candidato ao Conselho Administrativo da chapa “Paixão pelo Furacão”, Diogo Fadel, na última quinta-feira (10), havia disparado contra o projeto que ele considera “excessiva concentração de poder nas mãos de Petraglia”:
“O Mario Celso [Petraglia] está conduzindo a SPE, ele não pode querer administrar o clube, o Conselho Deliberativo e a SPE. Isso é um retrocesso, há um conflito de interesses”, criticou.
“Juro com todas as letras que jamais passaremos por vexame parecido com o que estamos vivendo neste campeonato e que faremos um CAPGIGANTE para sempre”, prometeu Petraglia.