25 setembro, 2012

Semana do Trânsito terá programação nos dias 25, 26 e 28


Público alvo deste ano será a juventude. Últimos detalhes foram definidos em reunião na semana passada
Público alvo deste ano será a juventude. Últimos detalhes foram definidos em reunião na semana passada
A programação da Semana do Trânsito em Quatro Barras foi transferida para a semana que vem. Na terça-feira (25), haverá palestras e debates na Câmara Municipal, em um evento que reunirá estudantes do Ensino Médio dos colégios estaduais e representantes da Polícia Civil, Rodoviária Estadual, Militar e Defesa Civil. No dia 26 a programação será retomada com estudantes de escolas particulares, e no dia 28 será realizada uma bliz educacional na Avenida Dom Pedro II, às 16h. Mais informações sobre a programação: (41) 3672-3020.

24 setembro, 2012

QUATRO BARRAS É REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA.



Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Quatro Barras através dos Técnicos Leonn Ricardo Silva, Daniele de March, e Débora de Brito Rodrigues representou o município em evento promovido pela Secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social. O município apresentou em três etapas de um curso de capacitação, realizados em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba, o trabalho desenvolvido no Creas. Na região que compreende Quatro Barras, somente Castro, na região dos Campos Gerais, foi convidada também para mostrar os resultados no evento.
Segundo a secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, o objetivo é proporcionar para os técnicos municipais e estaduais ferramentas para o fortalecimento das unidades com o reordenamento e a oferta de serviços qualificados. O treinamento atende o previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistências e tem o foco central no serviço de proteção dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.
assistência social do Creas apresentará seus resultados na capacitação por atender as exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto pelo trabalho desenvolvido como pela qualidade de serviços oferecidos no local.
No Creas são atendidas atualmente 346 famílias com 'direitos violados, isto é, são crianças, mulheres, idosos e portadores de deficiência, vítimas de algum tipo de violência. A equipe é formada de duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma advogada duas educadoras sociais e uma funcionária administrativa. “Os atendidos vem por meio judicial, disque-idoso, Conselho Tutelar e denuncias da comunidade e demanda espontânea.
Quatro Barras  mostrou as práticas utilizadas no município para as equipes técnicas dos Creas e rede referenciada, técnicos dos escritórios regionais e da Secretaria estadual de Defesa Social, conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e Conselho Estadual de Assistência Sociais (Ceas) e representantes do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
As capacitações aconteceu nos dias 27,28,29 e 30 de agosto em Foz do Iguaçu, nos dias 3,4,5 e 6 de setembro em Londrina e 18,19,20 e 21 de setembro em Curitiba. Para os profissionais, é com muito orgulho que representam o município em um evento desta importância. “Podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelos CREAS de Quatro Barras é referência entre as cidades de pequeno porte da região.
O CREAS de Quatro Barras não recebe recursos dos Governos Federal e Estadual para sua manutenção e o município investe quase R$ 356 mil. Para o prefeito Loreno Tolardo o reconhecimento do trabalho feito no CREAS pelo governo do estado, demonstra a qualidade do serviço prestado no município. “Temos bons resultados porque temos comprometimento com nossa população e profissionais qualificados”, avalia Tolardo.

Secretaria da Família realiza capacitação para técnicos de proteção social especial e convida Quatro Barras para dividir suas experiências.

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) encerrou sexta-feira (21) a terceira etapa da capacitação sobre os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e programa Liberdade Cidadã que aconteceu em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba reunindo três macro regiões do Estado. O treinamento que abordou os serviços de proteção social especial de média complexidade reuniu técnicos dos municípios, representantes do poder judiciário e Ministério Público e as equipes dos escritórios regionais da secretaria em quatro dias intensos de atividades.
                                                                                                      

Desde o ano passado, a Seds investe na capacitação de profissionais de todas as regiões do Paraná  com    recursos

do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Os eventos organizados pela coordenação de Proteção Social Especial da Seds atingirão mais de 350 técnicos ao final dos encontros que também .

Segundo a coordenadora da Seds, Mara Cristina Ferreira, atender as necessidades e expectativas das equipes municipais no treinamento para o trabalho em Creas e no programa Liberdade Cidadã é fundamental. “Essas ações promovem o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a política estadual da criança e do adolescente em nosso estado que prevê um processo de capacitação continuada”, destaca Mara.

Um dos destaques na programação do evento é o relato das experiências positivas dos municípios de Prudentópolis, Castro, Curitiba e Quatro Barras. que foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Leonn Ricardo Silva e pela Assistente Social do CREAS, Daniele de March e Psicologa Débora de Brito Rodrigues “Essas equipes estão mostraram por meio do conhecimento adquirido no dia a dia os desafios e estratégias de superação na execução desses serviços”, finaliza Mara.

Quatro Barras Foi convidado a participar do evento nas Três macro-regiões do estado, devido ter um política de assistência social especial exitosa. O município possui um CREAS construído dentro dos padrões exigidos pelo MDS  e mantido somente com recursos próprios, também possui um fluxograma de atendimento organizado e uma equipe de atendimento completa.

Tais medidas têm como objetivo restabelecer e fortalecer os vínculos familiares e os vínculos comunitários por meio de uma assistência digna e promotora de direitos. Os programas sociais são desenvolvidos com vistas a resgatar a cidadania do indivíduo e da família com  a proteção do poder publico.