A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Quatro Barras através dos Técnicos Leonn Ricardo Silva, Daniele de March, e Débora de Brito Rodrigues representou o município em evento promovido pela Secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social. O município apresentou em três etapas de um curso de capacitação, realizados em Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba, o trabalho desenvolvido no Creas. Na região que compreende Quatro Barras, somente Castro, na região dos Campos Gerais, foi convidada também para mostrar os resultados no evento.
Segundo a secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, o objetivo é proporcionar para os técnicos municipais e estaduais ferramentas para o fortalecimento das unidades com o reordenamento e a oferta de serviços qualificados. O treinamento atende o previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistências e tem o foco central no serviço de proteção dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.
A assistência social do Creas apresentará seus resultados na capacitação por atender as exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto pelo trabalho desenvolvido como pela qualidade de serviços oferecidos no local.
No Creas são atendidas atualmente 346 famílias com 'direitos violados, isto é, são crianças, mulheres, idosos e portadores de deficiência, vítimas de algum tipo de violência. A equipe é formada de duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma advogada duas educadoras sociais e uma funcionária administrativa. “Os atendidos vem por meio judicial, disque-idoso, Conselho Tutelar e denuncias da comunidade e demanda espontânea.
Quatro Barras mostrou as práticas utilizadas no município para as equipes técnicas dos Creas e rede referenciada, técnicos dos escritórios regionais e da Secretaria estadual de Defesa Social, conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e Conselho Estadual de Assistência Sociais (Ceas) e representantes do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
As capacitações aconteceu nos dias 27,28,29 e 30 de agosto em Foz do Iguaçu, nos dias 3,4,5 e 6 de setembro em Londrina e 18,19,20 e 21 de setembro em Curitiba. Para os profissionais, é com muito orgulho que representam o município em um evento desta importância. “Podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelos CREAS de Quatro Barras é referência entre as cidades de pequeno porte da região.
O CREAS de Quatro Barras não recebe recursos dos Governos Federal e Estadual para sua manutenção e o município investe quase R$ 356 mil. Para o prefeito Loreno Tolardo o reconhecimento do trabalho feito no CREAS pelo governo do estado, demonstra a qualidade do serviço prestado no município. “Temos bons resultados porque temos comprometimento com nossa população e profissionais qualificados”, avalia Tolardo.