30 setembro, 2011

De bem com a vida: Casamento engorda?


Homens e mulheres engordam depois do casamento e também depois que se separam. Esses são resultados de pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos. O perigo está principalmente nos primeiros dois anos do casamento. É nesse período que os casais têm o dobro de chance dos solteiros de se tornarem obesos.
A reportagem da BandNews ouviu a população e grande parte dos entrevistados afirma que ganhou uns quilos a mais depois do casamento.
Segundo a psicóloga, Vera Maria Carvalho, nesta etapa a pessoa tem novos objetivos.
De acordo com a médica, as dicas são as mesmas de quem quer emagrecer: ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico.
Entre os dois principais motivos para os casais engordarem depois do casamento, ela destaca: por já terem um parceiro definido, as pessoas deixam de se cuidar. E ainda: as refeições se tornam um momento importante na vida dos dois.
Uma pesquisa com mais de 3 mil brasileiros também comprovou que após o casamento homens e mulheres engordaram. Isso aconteceu com 91% dos entrevistados casados.Do blog da Joice.

Fruet e Ratinho Jr polarizam disputa pela prefeitura de Curitiba


Polarização entre Ratinho e Fruet pode tirar Ducci da jogada.
Os pré-candidatos Gustavo Fruet(PDT) e Ratinho Jr (PSC) estão polarizando até agora a corrida pela prefeitura de Curitiba, segundo sondagens realizadas pelos respectivos partidos.
Na última pesquisa encomendada pelo PDT, o DataPicler apontou que o neo-brizolista Fruet lidera com 26,70%, seguido por Ratinho com 19,30%; Não sabe 14,60%; Nenhum 14,40%; Luciano Ducci (PSB) 14,20%.
A polarização da eleição de 2012 entre dois oposicionistas preocupa muito o Palácio das Araucárias e o próprio staff de Ducci, pois, caso a reeleição do prefeito bata na trave, muito provavelmente, também repercutirá negativamente no projeto do governador Beto Richa (PSDB) de continuar no cargo.
A polarização é perigosa para tucanos e agregados porque pode tirar Ducci do segundo turno. Mais um detalhe: a união da oposição em torno de uma única candidatura poderá resolver a eleição já no primeiro turno.
Fruet criou fato político nesta semana ao anunciar filiação no PDT, partido da base aliada de Dilma Rousseff, e Ratinho Jr criará o seu amanhã ao ter o nome sacramentado durante encontro estadual do PSC.
Quanto Ducci, o moço passou a semana tentando acalmar grevistas e esquivar-se dos escândalos na Câmara Municipal que batem à porta da prefeitura. Ontem, por exemplo, Fruet deu uma sapecada forte: “Derosso e Ducci são faces da mesma moeda”.
Na defensiva, o prefeito apelou para o lado emocional ao dizer que estava “desconhecendo” o adversário pedetista.

Do blog Esmael Moraes.

Avaliação positiva do governo sobe para 51%, aponta CNI/Ibope

Do blog do Fabio Campana


Foto: Valter Campanato
Da Reuters
A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff cresceu em setembro, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (30).
De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom, contra 48% em julho.
A pesquisa mostrou ainda que 34% apontam o governo como regular, contra 36% há dois meses, e 11% o classificam como péssimo ou ruim, ante 12% em julho.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 20 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Ratinho Jr. entra na disputa da prefeitura


O bravo Cícero Cattani informa em seu blog que há nova candidatura à prefeitura de Curitiba: o bem votado Ratinho Jr. terá seu nome lançado neste sábado, na reunião do PSC, no Três Marias. Os ornanizadores esperam pelo menos mil pessoas, inclusive a presença do senador Magno Malta, do PR, o que sugere uma possível aliança.
Deputado federal mais votado em Curitiba, tem proposta de renovação. É jovem e com carreira promissora. Pesquisa que ele mesmo encomendou, aparece embolado com Luciano Ducci e Gustavo Fruet. Até agora tem refugado propostas para ser vice.
O encontro no Clube de Campo Três Maria começa com uma coletiva às 10 horas, depois almoço

29 setembro, 2011

Adolescentes do Creas e crianças do Centro de Atendimento visitam exposição em Curitiba

Visita à exposição em Curitiba reuniu mais de 50 crianças e jovens
Visita à exposição em Curitiba reuniu mais de 50 crianças e jovens
Adolescentes do Grupo Atitude Jovem, atendidos pelo Creas, e mais de 40 crianças do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente visitaram na última semana a Exposição de Dinossauros da Patagônia, que esteve pela primeira em Curitiba. Acompanhados por uma monitora, eles observaram réplicas de fósseis de animais da pré-história, que habitaram a América do sul há milhões de anos. 

A mostra trazida do Museu Paleontológico Egidio Feruglio, na Argentina, exibiu animais como o enorme Gigantosaurus, o maior carnívoro do mundo, que possui 5 metros de altura e 14 metros de comprimento. A riqueza de detalhes, o realismo das réplicas e a grandiosidade dos animais encontrados na Patagônia Argentina surpreenderam o público.

Ao final da visita, as crianças receberam um lanche do Mc Donalds, patrocinado por colaboradores da Secretaria de Ação Social, através da secretária Andrea Tolardo e equipe, juntamente com a empresa, que doou brinquedos e refrigerantes. O grupo foi acompanhado pelos educadores sociais Leonn e Marcela, além da coordenadora do CACA, Célia do Rocio Creplive, e equipe.

“Esta é mais uma ação diferencial no atendimento prestado às crianças e adolescentes, que merecem, sobretudo, nossa atenção. Dar o atendimento essencial é obrigação do serviço público, mas fazer a diferença é uma opção que fazemos por respeito e dedicação”, disse o prefeito Loreno Tolardo. 

28 setembro, 2011

Roteiro dos Orgânicos já tem material de divulgação

Grupo está formado há mais de dez anos, com 14 produtores de frutas, hortaliças, frango orgânico, ervas medicinais, pães, biscoitos e artesanato
Grupo está formado há mais de dez anos, com 14 produtores de frutas, hortaliças, frango orgânico, ervas medicinais, pães, biscoitos e artesanato
Hábitos de vida mais saudáveis e a preocupação com o meio ambiente estão colocando o mercado de produtos orgânicos em alta. Esta é a conclusão dos produtores de Quatro Barras que há mais de 10 anos colocam em prática um modelo de cultivo que favorece a saúde e preserva a natureza. A aceitação dos produtos é tanta que a produção de orgânicos hoje está atrelada também ao turismo.

Neste ano, o grupo de produtores passou a fazer parte do Roteiro dos Orgânicos, instituído pela Prefeitura como forma de incentivo à atividade e fomento ao turismo. Grande parte das propriedades - cerca de 70% - estão localizados na Estrada da Graciosa ou nas suas imediações, o que reforça ainda mais seu vínculo com a atividade turística.

Na última quarta-feira (14), a Secretaria de Turismo entregou o material de divulgação do roteiro durante a reunião dos produtores, que acontece uma vez por mês. Cerca de 200 folders foram distribuídos para cada empreendedor que integra o roteiro. A produção do material foi realizada em parceria com o Banco do Brasil, que está se colocando como parceiro para alavancar as atividades.

“A instituição do roteiro e sua divulgação fazem parte das ações de incentivo ao turismo e à produção dos orgânicos, uma ação que o prefeito Loreno Tolardo tem dado grande atenção. Quatro Barras abriga áreas de preservação que favorecem as duas atividades”, disse o secretário de Turismo, Ary Andreatta. Além dele, também participaram do encontro produtores e a gerente do Banco do Brasil, Cleusa Teider.

Alta demanda
A demanda por produtos orgânicos ultrapassa mensalmente a produção dos empreendimentos, segundo conta a coordenadora do grupo, Beatriz Narciso. “Estamos numa região de proteção ambiental, por isso a tendência é que a atividade aumente continuamente. Os produtores de orgânicos seguem a causa ambiental, querem se aperfeiçoar no seu cultivo e agregar conhecimentos”, contaram Beatriz e Bernadete Schmidt, da coordenação de ética do grupo. Depois da reunião, os produtores participaram de um curso para cultivo de tomates orgânicos.

Serviço: O Roteiro dos Orgânicos também está disponível no site da Prefeitura - www.quatrobarras.pr.gov.br, no link Turismo

Fonte: Site Prefeitura de Quatro Barras

Sugestões da comunidade vão formular orçamento do ano que vem

Colônia Maria José deu suas sugestões para os investimentos em 2012
Colônia Maria José deu suas sugestões para os investimentos em 2012
Pela primeira vez a população de Quatro Barras está dando sugestões para os investimentos que serão aplicados no município. O programa das audiências do orçamento participativo começou no último dia 15 e encerrou na quinta-feira (22), passando pelos principais bairros da cidade - Jardim Menino Deus, Sede, Borda do Campo e Colônia Maria José - onde a comunidade sugeriu as melhorias desejadas em cada região.

Nas quatro edições do evento foram coletados cerca de 70 formulários com sugestões variadas que serão analisadas pela Prefeitura e, conforme a demanda, incluídas no orçamento do ano que vem. “Queríamos ouvir a população, as sugestões e as necessidades, para fazer valer uma gestão participativa, que atenda os reais anseios dos moradores”, contou o prefeito Loreno Tolardo.

Na última audiência, na Colônia Maria José, além do prefeito, estiveram reunidos moradores, vereadores e secretários, que acompanharam as previsões do orçamento e as ações realizadas pela Prefeitura. A moradora Loide de Souza esteve na Escola Ernesto Milani e deu suas sugestões para o bairro. “Acho importante participar”, disse Loide, que já mora há mais de 12 anos no bairro.

Fonte: Site Prefeitura de Quatro Barras

Iluminação pública terá Central de Atendimento pelo 0800

Prefeitura oferece novo serviço para agilizar reparos e manter a rede em bom funcionamento
Prefeitura oferece novo serviço para agilizar reparos e manter a rede em bom funcionamento
Quatro Barras está oferecendo à população um novo serviço para reparos na rede de iluminação pública. A partir de agora os pedidos para troca de lâmpadas ou outros serviços relacionados devem ser feitos junto à Central de Atendimento, através do número 0800-7202600. A ligação é gratuita e pode ser efetuada de qualquer telefone fixo, inclusive para atendimento nas áreas rurais.

“Através da Central, o atendimento vai ganhar agilidade e as manutenções darão uma resposta mais efetiva à população. Queremos melhorar este serviço, e para isso estamos oferecendo um canal exclusivo para reparos”, explicou o prefeito Loreno Tolardo.

Serviço: Para solicitar as manutenções, basta ligar no 0800-7202600. A Central de Atendimento já está operando.

Fonte: Site Prefeitura de quatro Barras.

A tecnologia à serviço da educação: equipamentos multimídia estão dinamizando o ensino

Tecnologia e educação juntas: ensino mais dinâmico e interativo já está nas escolas
Tecnologia e educação juntas: ensino mais dinâmico e interativo já está nas escolas
Uma receita promissora que une tecnologia e educação está dinamizando o ensino nas salas de aula de Quatro Barras, e criando um novo conceito, que incentiva o aprendizado e estimula a interação. Três escolas da rede municipal receberam há cerca de duas semanas equipamentos multimídia para uso durante as aulas, com acesso à internet e às inúmeras opções que ela oferece, que vão desde vídeos educacionais específicos a animações em 3D.

Nesta lista inicial, mas que deve ser ampliada, estão as Escolas Rui Valdir Pereira Kern, Izair Lago e João Curupaná da Silva, todas com grande número de alunos. “A tecnologia em sala está equiparando cada vez mais o ensino nas escolas públicas e privadas. Hoje nossos alunos têm contato direto com equipamentos que possibilitam um universo de conteúdos e novas formas de aprendizado”, disse a coordenadora pedagógica, Cleusa Zanchettin.

Os equipamentos foram encaminhados pelo Ministério da Educação depois que Quatro Barras aderiu ao Proinfo, um programa do MEC. As seis escolas municipais também receberam kits com mais de 130 vídeos, incluindo capacitações para os professores, além de kit de jogos e caixas de leitura, com 30 livros cada.

Todas as semanas as crianças têm aula nos laboratórios de informática, também com acesso à internet, para aprofundar os conteúdos trabalhados em sala. Agora, o uso do equipamento multimídia - que se assemelha a um datashow, mas muito mais moderno, com a tecnologia de um computador - já está sendo aplicado em diversas disciplinas, inclusive nas aulas de inglês. “É a tecnologia ao alcance do ensino público, que certamente está preparando melhor nossas crianças para o futuro”, disse a diretora Marlene Collere, da Escola João Curupaná.

Segundo a coordenadora do Núcleo Tecnológico Municipal, Luciane Andreatta, o recebimento dos materiais só foi e continua sendo possível porque Quatro Barras está em dia com o Plano de Ações Articuladas, o PAR, do Ministério da Educação, que contempla os municípios com materiais pedagógicos e equipamentos.

“As escolas estão acompanhando a evolução tecnológica e fazendo uso dela para aprimorar o ensino e oferecer uma base efetiva para as nossas crianças. É este modelo de educação dinâmica e integrada que o prefeito Loreno Tolardo tem nos pedido, e que está fazendo toda a diferença nas salas de aula”, contou a secretária de Educação, Maria Rodrigues.

Fonte site Município de Quatro Barras.

26 setembro, 2011

CANDIDATURA NO DIA 1º DE OUTUBRO


 
Do Blog Política em Debate
O Deputado Federal Ratinho Jr. negou que sua candidatura a prefeito de Curitiba será lançada no dia 1º de outubro. Na ocasião, acontecerá o II Encontro Estadual do partido. O evento será a partir das 8 horas do próximo dia 1º de outubro, sábado. No Clube de Campo Três Marias, localizado na Avenida Três Marias, 274, no bairro Órleans, sob a presidência estadual do deputado federal Ratinho Junior, o PSC pretende reunir mais de 1.000 pessoas entre líderes e militância partidária de todos os cantos do Estado. “A construção do PSC é feita tijolo por tijolo, a cada dia, com a argamassa do bem coletivo, da democracia, e em mutirão, sob o respeito de seu próprio slogan: o ser humano em primeiro lugar”, disse Ratinho Junior.
“Este não é um encontro para lançamento de pré-candidatura e as alianças com outros partidos estão sendo articuladas a nível nacional”, garantiu Ratinho Jr.

LÍDERES DO PSD COMEMORARAM VOTO FAVORÁVEL A REGISTRO


 Da Reuters
Foi como se a primeira batalha tivesse sido vencida: líderes do PSD, partido que tenta registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comemoraram o voto favorável da relatora ao pedido de criação da legenda.
O partido precisa obter o registro até o próximo dia 7 para poder disputar as eleições municipais de 2012. Um pedido de vista no TSE, no entanto, adiou a decisão sobre o registro do partido, o que só deverá ocorrer na terça-feira (27).
“Mais um avanço na formação do PSD”, escreveu o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no microblog Twitter, comemorando o voto favorável da ministra Nancy Andrighi.
Kassab é o principal idealizador do PSD. Para fundar a nova legenda, ele deixou o DEM, partido que deverá ser o mais afetado pela migração de quadros para a recém-criada sigla. O DEM, inclusive, foi um dos que contestou na Justiça o processo de criação do PSD.
A relatora do pedido julgou improcedentes os pedidos que tentavam inviabilizar a criação do partido, e votou favoravelmente à formação da legenda.
Outro que celebrou o voto da relatora foi o candidato derrotado a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB) no ano passado, Indio da Costa, que também deve migrar do Democratas para o novo partido.
“Vamos em frente! Nosso Brasil precisa e merece o PSD”, disse Indio, também no Twitter.
Segundo informações do PSD, a legenda nasceria com 49 deputados, dois senadores, dois governadores e cinco vice-governadores, entre eles o de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. A expectativa de membros da nova legenda é que, com a concessão do registro pelo TSE, o PSD atraia novos quadros, especialmente parlamentares.
A data de 7 de outubro é o limite para que os candidatos em 2012 tenham pelo menos um ano de filiação no partido pelo qual irão concorrer, como prevê a legislação.
Kassab disse recentemente que o PSD terá postura “independente”, “nem de esquerda nem de direita”, e que poderia trabalhar junto com o governo da presidente Dilma Rousseff em projetos que forem de interesse do país.

PARANÁ LANÇA POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR


Da AEN
O governo do Paraná vai dar incentivo financeiro para que os municípios melhorem a notificação de acidentes e doenças relacionados ao trabalho e criar três novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. As medidas fazem parte da Política Estadual de Saúde do Trabalhador, lançada nesta sexta-feira (23) pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
Segundo Caputo Neto, melhorar a notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é fundamental para a definição de ações objetivas nessa área. “Apesar de termos números alarmantes em relação à saúde do trabalhador, a subnotificação é preocupante e a realidade pode ser muito pior do que a anunciada”, alertou Caputo Neto.
O incentivo aos municípios está definido na resolução 204/11 e o valor destinado a cada secretaria municipal de saúde será definido por critérios populacionais e metas que o município deve cumprir – como a implantação de ações de promoção e vigilância da saúde do trabalhador no Plano Municipal de Saúde, entre outros.
Hoje, o Paraná registra em média um acidente de trabalho a cada 15 minutos e aproximadamente uma morte por dia. Segundo dados divulgados pelo INSS, o governo federal gasta anualmente entre 2,5% a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) com pagamentos de benefícios previdenciários e com o afastamento de trabalhadores de suas atividades.

Bancários devem entrar em greve na terça-feira


Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial

Fonte: Correio do Estado AGENCIA BRASIL
Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve na próxima terça-feira (27). A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira (23), foi reajuste de 8%.
Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial e julgou que a proposta não traz aumento maior para a PLR, nem a valorização do piso.
O Comando Nacional dos Bancários informou ter comunicado à Fenaban que, amanhã (26), haverá assembleias em todo o país para organizar a greve a partir do dia 27.

Paulo Micoski - Olho Vivo nas notícias

ACESSIBILIDADE, UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS


por Tércio Albuquerque

O mundo do trabalho tem passado ao longo dos anos por profundas transformações.

As novas tecnologias que se incorporam a cada dia e a chamada "Revolução Tecnológica" , se por uma lado nos acrescenta valores e facilidades, por outro nos causa também preocupação, a medida que arrasta consigo necessariamente milhares de vagas e postos de trabalho.

Cabe então aos Governos, Empresários, Entidades Patronais e de Trabalhadores, debaterem, tirar propostas e encaminhamentos que deem respostas aos problemas que se apresentam fruto dessas mudanças...

Mais recentemente, novas demandas tem se apresentado, por exemplo as QUESTÕES AMBIENTAIS. Há apenas 20 anos questões desta ordem, começaram a se fazer presente.

De lá pra cá, MUITA COISA, mudou e avançou. A própria LEGISLAÇAO AMBIENTAL, se não passou por grandes transformações, certamente APRIMOROU-SE, CONSOLIDOU-SE, de fato SE FEZ CUMPRIR.

Aliás, MAIS que o LEGALISMO, a sociedade se posicionou, hoje em dia, ao menos nos grandes centros, a defesa do meio ambiente se faz de fato como forma de cidadania.

Empresas, Instituições, fazem questão de AGREGAR VALOR as suas marcas, assumindo a defesa ambiental.

Pois bem, faço essa rápida introdução, para entrar de fato no tema de nossa discussão.

Como citei dois exemplos, as questões Ambientais e Tecnológicas, a questão da acessibilidade passa também à entrar na pauta das relações sociais e por conseguinte inerente ao chamado Mundo do Trabalho.

O Brasil começa a "ABRIR OS OLHOS" para esse mundo que até então, parecia invisível...

O inegável avanço em vários aspectos da sociedade brasileira na última década, fruto do esforço e do trabalho dos Brasileiros, e uma política de governo acertada e FOCADA NO BEM ESTAR SOCIAL, nos permitem avaliar e ponderar que também esse desafio, (de atender as demandas de Acessibilidade) será superado.

Claro que será um esforço titânico que necessariamente deverá envolver GOVERNO-PATRÕES-TRABALHADORES-SOCIEDADE CIVILORGANIZADA.

A demanda já existe, o próprio PROTOCOLO aprovado juntamente com a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, pela Assembléia Das Nações Unidas em DEZEMBRO de 2006 já indica as necessidades.

No Brasil, cada vez mais este segmento TOMA CORPO através de Associações e Organizações de Defesa dos Portadores de Deficiência.

Nós mesmos da SETP/PR,tivemos uma iniciativa recente de INTERVENÇÀO CONCRETA, possibilitando através de ConVênio, bolsa de estudos para cidadãos Angolanos com Deficiência Visual cursarem seus estudos(Terceiro Grau) no Brasil, no Paraná.

Isso é uma forma concreta de ACESSIBILIDADE pela intervenção do Estado.

Mas é NECESSÁRIO, imprescindível podemos dizer, a PARTICIPAÇÀO DA INICITIVA PRIVADA!

A abertura de vagas e postos de trabalho específicos para essa CATEGORIA DE TRABALHADORES. Algumas GRANDES empresas já tem essa política. Certamente essas empresas ENXERGAM ADIANTE, tem sensibilidade social e tem resultados POSITIVOS com essa política, ou seja, GANHA DUPLAMENTE, pois o Trabalhador Portador tem EMPENHO acima da média, trazendo retorno em produtividade e qualidade bem como RETORNO institucional, SENDO RECONHECIDA COMO EMPRESA AMIGA DA SOCIEDADE, COMO OS CONSEQUENTES VALORES QUE ISSO AGREGA A SUA MARCA.

INCLUSAO SÓ SE FAZ com a participação da SOCIEDADE. O cidadão consciente individualmente, as Organizações representantes deste segmento, Parlamentares Simpáticos a essa NOBRE CAUSA, devem EXERCER sua CIDADANIA, cobrando dos GOVERNOS ELEITOS, efetivo cumprimento de PROMESSAS e atendimento das DEMANDAS deste, repito, IMPORTANTE E RESPEITÁVEL segmento.

CONSIDERO FINALMENTE, que mais que um Direito, CONSTRUIR A ACESSIBILIDADE, É UM DEVER DO ESTADO!, POIS É SIM UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS.

Tércio Albuquerque será homenageado com o troféu Imprensa 2011



Do Boia Quente
A primeira versão nacional do Troféu Imprensa Paraná que será realizada no em novembro em Curitiba homenageará três importantes nomes de Foz do Iguaçu. Serão agraciados com a honraria o prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald Ghisi, o diretor-geral Brasileiro da Itaipu Binacinal Jorge Samek e o ex-prefeito de Foz e atual diretor-geral do Jornal A Gazeta do Iguaçu Tércio Albuquerque.

Criado há 37 anos, o Troféu Imprensa Paraná tem homenageado pessoas que se destacam em suas áreas de atuação em todo o Estado. Este ano, segundo Maranhão, ocorre a primeira edição do Troféu de Imprensa do Brasil.

De acordo com o jornalista curitibano Carlos Queiróz Maranhão, criador do troféu no Paraná, a homenagem o troféu será entregue a apenas dois prefeitos do Estado. “O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci se destacaram nos projetos que melhoraram a qualidade de vida da população”, explicou o jornalista. Um segundo convidado iguaçuense para receber o troféu em Curitiba é Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. “Samek tem demonstrado grande habilidade na direção da maior hidrelétrica do mundo”, explicou. Já para Tércio Albuquerque Maranhão enaltece a vida pública exemplar. “É a terceira vez que Tércio é homenageado e recebe o troféu Imprensa Paraná. Só que desta vez, o prêmio também será nacional”, explica.

O evento vai acontecer no dia 3 de novembro no Salão de Festas do Santa Mônica Clube de Campo na região Metropolitana de Curitiba. Segundo Maranhão, os homenageados vão receber o diploma de Pergaminho de Ouro do Paraná e o Troféu Imprensa Brasil. Os homenageados são, segundo o organizador do evento tradicional, destaques da sociedade paranaense durante o ano de 2011.

Este ano, personalidades brasileiras também foram convidadas para receberem homenagens, entre elas o governador do Estado de Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. O evento terá a participação do governador Beto Richa e do prefeito da capital, Luciano Ducci. A solenidade terá como mestre de cerimônia o secretário de Estado para a Copa do Mundo, Mário Celso Cunha.

O jornalista Carlos Queirós Maranhão tem longa trajetória no jornalismo paranaense onde trabalhou na Gazeta do Povo (12 anos), no Jornal do Estado (18 anos) e fez cobertura esportiva para a revista Placar durante oito anos. Segundo ele, na 37ª edição do Troféu Imprensa, serão homenageadas 50 pessoas.




Fruet na reta final para definir destino partidário


por Ivan Santos, via Bem Paraná
Gustavo Fruet se define nesta semana. Foto: Roberto Corradini.
O ex-deputado federal Gustavo Fruet (sem partido) deve desfazer nesta semana o mistério sobre qual legenda escolheu para disputar a prefeitura de Curitiba em 2012. O mais provável é que Fruet – que deixou o PSDB em julho por falta de espaço para sua candidatura à sucessão na Capital – confirme a filiação no PDT do ex-senador Osmar Dias. O prazo para a filiação partidária de quem pretende disputar as eleições do ano que vem termina no próximo dia 7.
Desde que deixou o ninho tucano, o ex-deputado vem negociando com vários partidos, não só para definir a legenda pela qual tentará a prefeitura, mas também para desenhar o embrião de um arco de alianças que sustentaria essa candidatura. Nesse processo, além do PDT, conversou com partidos como o PV, PCdoB, PSC e setores do PT e do PMDB.
No PT, a aproximação com a candidatura de Fruet vem sendo defendida publicamente por figuras de proa do partido, como o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e o secretário nacional de Comunicação, deputado federal André Vargas, que veem no ex-deputado um trunfo para reforçar o projeto de candidatura ao governo da ministra chefe da Casa Civil, Glesi Hoffmann para 2014. A avaliação do grupo é que os nomes cotados até aqui dentro do partido para a disputa pela prefeitura, os deputados federais Ângelo Vanhoni e Dr Rosinha, e o deputado estadual Tadeu Veneri, teriam poucas chances de enfrentar as máquinas dos governos estadual e municipal, capitaneadas pelo PSDB, que devem sustentar a candidatura à reeleição do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB).
As conversas com o PT, porém, não significam que os partidos que compõem a base do governo Dilma Rousseff se juntem já no primeiro turno em uma candidatura única. Internamente, o grupo avalia que a melhor estratégia possa ser lançar vários candidatos, garantindo assim a realização de um segundo turno.

Número de doadores de órgãos aumenta no Paraná


O número de doações de órgãos no Paraná nos nove primeiros meses deste ano já é superior ao total registrado em 2010.  De janeiro a setembro, foram realizados mil e noventa e um transplantes de órgãos e tecidos. Em todo o ano passado, foram mil e dez procedimentos. Os dados são da central estadual de transplantes. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 42%. A diretora da central, Arlene Badoch, destaca a parceria com os hospitais e a criação de comissões nos municípios como os dois principais fatores para o crescimento das doações.
O transplante de córnea foi o mais realizado no estado neste ano, com oitocentos e oitenta e seis procedimentos. Segundo a diretora da central, o objetivo é aumentar ainda mais as doações de órgãos através de campanhas que incentivem os profissionais de saúde e a população.

Bancada do Paraná: boa ou ruim?



Do Conexão Brasília
Há 18 anos, o Depar­­ta­­­mento Intersindical de Assessoria Parla­­­mentar (Diap) realiza um levantamento sobre os 100 congressistas mais influentes do Brasil. Em 2011, a bancada paranaense igualou um recorde de 2005 e teve sete representantes indicados. É um número interessante: o estado tem 5,5% das cadeiras no Parlamento (33 de 594) e 7% do universo daqueles que mais se destacam.
Vale lembrar que essa não é uma avaliação necessariamente qualitativa, tampouco objetiva. Segundo o Diap, os “cabeças” do Congresso Nacional são os que conseguem se diferenciar dos demais por determinadas habilidades no trabalho legislativo. Os ex-presidentes Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP), por exemplo, estão na lista – se a produção deles no Senado é positiva para o país, é outra história.
Dentre os sete paranaenses, o órgão citou quatro na categoria “debatedores” – os deputados petistas André Vargas e Dr. Rosinha, além dos senadores Alvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB). Como “articuladores”, aparecem os deputados Osmar Serraglio (PMDB) e Rubens Bueno (PPS). Por último, Abelardo Lupion (DEM) é apontado como “negociador”.
O departamento ainda fez um levantamento de congressistas “em ascensão”, ou seja, aqueles que devem figurar na lista dos 100 mais influentes nos próximos anos. Nele aparecem Alex Canziani (PTB) e Eduardo Sciarra (DEM). Nessa altura, o leitor deve se perguntar: e os outros 24 congressistas paranaenses não se destacam em nada?
Em primeiro lugar, é injusto cobrar os 11 que estão no primeiro mandato. Ainda assim sobram 13.
Em resumo, há dois tipos de parlamentares paranaenses (e brasileiros também): aqueles que estão preocupados com os interesses macro e aqueles que só têm olhos para as questões paroquiais. Ou seja, os que se propõe a ser congressistas de fato e aqueles que se comportam como vereadores.
Entre eles existe uma lacuna: pouca gente liga para o Paraná como um todo. Apesar de ter a sexta maior bancada no Parlamento, o estado sofre para conseguir recursos da União – é o penúltimo na previsão de investimentos por habitante do governo federal para 2012.
Permanecem as dúvidas. Afinal de contas, os parlamentares paranaenses são bons ou ruins? Depende do ponto de vista.
O fato é que eles são o reflexo do atual sistema eleitoral e político brasileiro. Como já dizia o ex-deputado federal Chico da Princesa (que nunca figurou entre os “cabeças”, mas foi líder da bancada do estado por três anos): existem os deputados do verbo e os da verba. Infe­­­lizmente muitos congressistas conseguem se perpetuar às custas do toma lá dá cá das emendas individuais e do envio de recursos picados para pequenas localidades.
Não por acaso, essas emendas são fonte inesgotável de escândalos em Brasília. Curioso é que ninguém fala em extingui-las nas discussões sobre reforma política na Câmara e no Senado. Tirar o dinheiro miúdo dos deputados e fazê-los se concentrar em questões mais amplas, que beneficiem o estado como um todo, seria bem melhor do que as discussões mirabolantes sobre como mudar o modelo eleitoral para no fundo deixar tudo como está.

Título da postagemGoverno vai listar na web compras com cartão corporativo, diz ministro


Os cartões corporativos, que são os cartões de pagamento do Governo Federal, terão todas as transações de compra de produtos e serviços disponibilizadas na internet. A afirmação é do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, e faz parte do conjunto de compromissos assumidos pelo Brasil perante os 46 países que aderiram à Parceria para Governo Aberto, acordo internacional criado para difundir práticas que estimulem a transparência governamental.
Em 2008, os cartões corporativos ganharam repercussão e foram objeto de uma crise no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo uso irregular do mecanismo de compra por ministros.
Hoje, pelo Portal da Transparência, é possível ver a quantidade gasta pelo titular do cartão e o estabelecimento onde foi efetuada a compra. O objetivo agora é exibir o que foi comprado ou no que foi gasto o dinheiro. O objeto direto da compra. A estimativa é que essas informações estejam disponíveis até o fim de 2012.
Hage garantiu ainda que será publicado na internet os saques em dinheiro realizados pelos titulares dos cartões corporativos, a adequação do Portal da Transparência ao formato “dados abertos” e falou sobre a necessidade de adaptação do site para permitir o acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O ministro defendeu também o acesso público a informações sobre o patrimônio de ministros. Com informações do G1.

HC vai receber 16 milhões do governo federal




O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná vai receber dezesseis milhões e quatrocentos mil reais do governo federal.  A verba será liberada pelo Ministério da Saúde, que pretende investir até o mês que vem quatrocentos milhões de reais para melhorar os quarenta e cinco hospitais universitários do país.
Os recursos fazem parte do programa de expansão e reestruturação dos hospitais universitários federais.

23 setembro, 2011

Novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Quatro Barras tomou posse hoje.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Quatro Barras, oficializou nesta sexta-feira (23), às 10h30, a posse da sua nova diretoria. que será presidida por Leonn Ricardo Silva, que terá como Vice-Presidente Lúcio Mauro Biz, Primeira Secretária Adriana Heindyk Mocelim, Segunda Secretária Juliana Oliveira Lima além dos conselheiros governamentais e representantes da sociedade civil que conta com os nomes de Miguel Martin Fernandez Junior, Luciane dos Santos Ribeiro Martins, Merielen Vodan, Silvia regina Rosa, Fredinei Silva Rodrigues, Hugo Sonnemberg, Raquel Machado Maximiliano, Fernando Guadalupe Kops, Márcia Gouvea, Dinani R. Pinto, Valdeci de Lima Palma Feifer, Vânia Wandembruck, Roges Sezoski, Carmem Santina de Andrade, Mauricio Pinheiro Guimarães, Elis Regina Teixaira, ainda os Conselheiros Tutelares que atualmente é presidido pela Senhora Regina França Rosa. A gestão do CMDCA apontou como seu desafio a reestruturação do Conselho Tutelar, Alteração da Lei que regulamenta as ações do CMDCA.a Captação de Recursos através da criação do projeto do FIA.
A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, e contou com a presença da ex-presidente Rosângela Cardoso de Andrade que passou o Conselho para a nova diretoria, representantes dos Conselho Tutelar, das secretarias que compõem o CMDCA e, representando o poder Executivo, a secretária municipal de Ação Social, Andréa Alessandra Tolardo que fez seu pronunciamento em torno de um conselho comprometido com as causas de crianças e adolescente, que esteja sempre engajado na luta em busca melhores condições para os serviços prestados essa população. O QUE É Criado no ano de 1991 pela lei 4.667, o CMDCA é um órgão deliberativo e controlador das políticas de atendimento e serviços, em todos os níveis, relativos às crianças e adolescentes residentes no Município de Quatro Barras. Compete a este conselho, entre outras atribuições não menos importantes, formular políticas de atendimento à criança e ao adolescente, identificar áreas de atuação prioritária e formular projetos de ação integrada de atendimento e de serviço, além de zelar pela execução dos programas relacionados.