09 agosto, 2013

Instituto de Turismo vai incentivar eventos de Natal


Foto: Cesar Brustolin/ SMCS
O Instituto Municipal de Turismo (Ctur), com o apoio do Curitiba e Litoral Convention and Visitors Bureau (CCVB), está criando um cronograma unificado para divulgação das atividades que serão desenvolvidas no Natal de Curitiba. A intenção é atrair um número maior de moradores e turistas para as atividades pré e pós-natalinas, tornando a cidade uma referência em eventos nesta época do ano.
Um encontro, realizado nesta semana, no auditório do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), no bairro São Francisco, juntou entidades interessadas em participar desse cronograma conjunto.
"Queremos unificar os eventos para gerar uma grande ação, a ação Curitiba Capital do Natal. Vamos retornar com concursos para que casas, condomínios e ruas voltem a ser decorados. Também iremos realizar workshows para vender Curitiba como Capital do Natal", conta o presidente do Ctur, Paulo Colnaghi.
O lançamento do cronograma oficial dos eventos de Natal vai acontecer em setembro e busca expandir o período de permanência do turista na capital paranaense. "Queremos estimular a vinda de mais turistas e também prolongar o tempo de estada dele em Curitiba. Para tanto precisamos de uma boa programação pré e pós-natal. Neste sentido buscaremos o apoio de bares e restaurantes", afirmou a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos.
Os participantes irão receber uma ficha de cadastro para informar características e respectivas datas dos eventos natalinos que irão promover. A ficha deve ser respondida até 26 de agosto, prazo para inserção na programação oficial de Natal de Curitiba que está em elaboração pelo CTur.
Ações de marketing e o fortalecimento do site www.curitibacapitaldonatal.com.br também ntegrarão a campanha de divulgação. As entidades que não compareceram à reunião no SEHA, mas tem interesse em participar da programação, devem entrar em contato através do endereçonatalcuritiba@turismo.curitiba.pr.gov.br
Solidariedade
Uma parceria importante para a campanha natalina da cidade é com o Instituto Pró-cidadania de Curitiba (IPCC) para o Natal Solidário que tem por finalidade a arrecadação de brinquedos para as crianças. No ano passado 96 mil crianças foram atendidas pela campanha.
Participaram da reunião representantes do IPCC, Instituto HSBC, Rede Empresarial do Centro Histórico, Hotel Radisson, Canal de Marketing - responsável pelo evento de natal na Praça Santos Andrade, SESC - com o Natal Paço da Liberdade, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entre outros.

Quatro Barras vai sediar próxima reunião da Assomec


Prefeito Tolardo aproveita encontro com prefeitos para falar sobre o Consórcio Metropolitano de Saúde
Prefeito Tolardo aproveita encontro com prefeitos para falar sobre o Consórcio Metropolitano de Saúde
A assembleia ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) está marcada para acontecer em Quatro Barras no próximo dia 29 de agosto. A definição do local ocorreu na última reunião da entidade, realizada em Quitandinha na quarta-feira (31), onde 17 prefeitos da RMC estiveram presentes.

No encontro, foram tratados temas como as licitações das linhas metropolitanas de transporte, maior autonomia aos municípios nos licenciamentos ambientais, e o enfrentamento à violência contra a mulher, com a apresentação do programa Mulher: Viver sem Violência.
 Em seu pronunciamento, o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, aproveitou para falar sobre o Consórcio Metropolitano de Saúde (COMESP), divulgando as ações implementadas desde sua posse em maio.

“Queremos que os municípios fiquem a par do consórcio, conheçam os benefícios e auxiliem nesse processo de fortalecimento do COMESP. Nossa meta é fazer com que o consórcio cumpra sua real finalidade, auxiliando para um sistema de saúde cada vez mais eficaz nos municípios”, destacou.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart; e os prefeitos de Quitandinha, Márcio Rato; Balsa Nova, Luis Claudio; Contenda, Carlão Stabach; Adrianópolis, João Manoel; Lapa, Leila Klenk; Piên, Gilberto Dranka; Tunas do Paraná, Joel do Rocio; Campo Magro, Louvanir Menegusso; Rio Negro, Milton Paisani; Piraquara, Marcos Tesserolli; o vice-prefeito de Araucária, Rui Souza; e os secretários municipais de Agudos do Sul, Genésio da Luz; Campo Largo, Celso Vedam; e São José dos Pinhais, Marcelo Ferraz.

Fonte:PMQB

Quatro Barras já aderiu ao Sistema Nacional de Cultura


Com a lei aprovada, município segue na frente para oficializar Plano Municipal
Com a lei aprovada, município segue na frente para oficializar Plano Municipal
Quatro Barras já formalizou sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as  políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. Além da adesão ao sistema, a cidade tem embasamento em lei, o que a coloca como uma das primeiras a consolidar as etapas do programa.

Na tarde desta segunda-feira (5) mais um passo foi dado neste sentido: o município promoveu a 2ª Conferência Municipal de Cultura, um evento de discussão e elaboração de diretrizes e etapa necessária para a consolidação do Plano Municipal de Cultura.

“Quatro Barras está bem adiantada, inclusive em termos de Brasil. Com a lei já aprovada e a realização da conferência hoje, o município está com 70% do processo concluído”, disse a consultora da Unesco, Rea Silvia Barbosa. Com a inserção no sistema, Quatro Barras também fica apta a receber recursos federais para os programas direcionados à cultura.

Ao longo da conferência, o público presente - composto na maioria por profissionais da área, educadores, estudantes, diretores e lideranças comunitárias -discutiu novas políticas públicas, e assistiu à palestra “Gestão Cultural na Perspectiva do Sistema Nacional de Cultura”, além de aprovar o regimento interno e escolher os delegados que irão compor a Conferência Estadual.

Participaram do evento a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Rodrigues, e o coordenador da pasta, Fernando Cunha, que citaram os avanços na área, entre eles a implantação do programa Domingão da Família, revitalização da Biblioteca Municipal, realização de teatros e apresentações culturais na cidade, implantação da Gibiteca, construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (antes denominada Praça do PEC), e a promoção de aulas oferecidas gratuitamente à comunidade nas modalidades de violão, dança, capoeira, desenho e pintura.

 “O incentivo à cultura tem andado lado a lado de outras questões prioritárias, como a educação. Esperamos que esta oportunidade seja um trampolim para alavancar ainda mais o setor cultural na cidade. Esta é, sem dúvida, uma das metas do prefeito”, disseram.

A conferência ainda contou com a apresentação de violão dos alunos da Casa da Cultura, que frequentam semanalmente as aulas. O próximo passo agora para consolidar o sistema será formalizar o Conselho Municipal de Cultura, cuja eleição será convocada em fórum na próxima semana

Fonte: PMQB