16 maio, 2012

Quatro Barras realiza Conferência da Cultura e se credencia para receber recursos e ampliar ações



Evento mostrou avanços obtidos na área e possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura
Evento mostrou avanços obtidos na área e possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura
Mais de 130 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da área e sociedade civil participaram na última sexta-feira (4) da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Quatro Barras, que mostrou os avanços obtidos no setor nos últimos anos e propôs um debate para fortalecer as políticas públicas voltadas à cultura, com resultados a curto, médio e longo prazo.

 O encontro contou com apresentações de vídeos; do poema “Anhangava”, do escritor e poeta quatrobarrense Antonio Borba Cordeiro; e da dupla Mateus Valaski e Luis Henrique Fullan - alunos das aulas de violão ministradas na Casa da Cultura. Durante o evento também foi ministrada a palestra do escritor e poeta Rafael Greca, um dos grandes conhecedores da história do Paraná.

 Cinco temas foram abordados durante o encontro: a produção simbólica e diversidade cultural; cultura, patrimônio histórico e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão, institucionalidade e fomento da cultura.

 Além de promover o debate e dar voz à comunidade para sugerir propostas e ideias voltadas à cultura, a realização do evento possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura, credenciando Quatro Barras a receber recursos das esferas do governo estadual e federal, ou mesmo de parcerias público privadas, para aplicação na área cultural.

“O município tem passado por uma transformação visível no que tange à cultura. Temos incentivado esta área e primado pelos espaços culturais e de convívio social na cidade, revitalizando praças, investindo na Casa da Cultura e abrindo um leque de ações e atividades, principalmente durante o contraturno escolar. São mudanças fundamentais que plantam uma semente promissora para a cidade não só no presente, mas também no futuro”, comentou o prefeito Loreno Tolardo.
Avanços
  O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha, enumerou os avanços na área cultural e disse que as novas ideias e propostas são uma constante na gestão. “Revitalizamos a Casa da Cultura, instalamos a maior Gibiteca da Região Metropolitana, renovamos o acervo da Biblioteca Municipal e oferecemos o acesso gratuito à internet, implantamos o Cine Clube Quatro Barras, criamos o Programa itinerante Domingão da Família, além de promover espetáculos de dança e teatro, e valorizar nossos artistas locais. O prefeito realmente tem investido nesta bandeira”, citou.

Quatro Barras+10 debate meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mobilização da juventude



Encontro reuniu mais de 120 jovens dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul. Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 estão discutindo o tema
Encontro reuniu mais de 120 jovens dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul. Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 estão discutindo o tema
Pensar na cidade e nas regiões de entorno para os próximos 10 anos. Este foi um dos objetivos da Pré-conferência Quatro Barras+10, que discutiu meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mobilização da juventude com mais de 120 estudantes dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo, Pinhais e Campina Grande do Sul, na última sexta-feira (4).

 A mobilização contou com círculos de diálogo, oficinas, apresentações de vídeos, teatro, poemas, paródias e palestras, além do amplo debate sobre as cidades que queremos para os próximos 10 anos. “Estamos colocando em prática um novo modelo de desenvolvimento, onde as pessoas, os jovens, são agentes de transformação, dão novas ideias e pensam realmente no que desejam para este futuro próximo. O Brasil tem a maior riqueza ambiental e hídrica do mundo. Quatro Barras tem 77% de cobertura florestal e 40% de áreas de preservação, ou seja, temos que ser promotores desta discussão”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho. 
Resultados  No encontro, os jovens elaboraram propostas na área ambiental para a cidade; elegeram os delegados que irão participar da Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontece em Quatro Barras durante a Semana do Meio Ambiente em junho; e elegeram a 1ª diretoria da União Municipal dos Estudantes de Quatro Barras, além de formular propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

 Dos 399 municípios paranaenses, apenas 17 estão envolvidos nesta discussão. “Este envolvimento da comunidade e especialmente da juventude torna o processo de desenvolvimento mais democrático e participativo, fortalecendo um modelo de crescimento que preza pela sustentabilidade, qualidade de vida e oportunidades para todos”, disse o prefeito Loreno Tolardo.

 Participaram da conferência alunos dos Colégios André Andreatta, Elias Abrahão, Arlinda Ferreira Creplive, Dom Orione, Graciosa e Sesi. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Câmara Municipal, Instituto Chico Mendes e União Paranaense dos Estudantes (UPE), com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Programa 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Transporte coletivo já conta com Ligeirão



Trajeto ficou mais rápido com a implantação do Ligeirão. Prefeito Tolardo e o diretor da Viação Castelo Branco fizeram o percurso ontem
Trajeto ficou mais rápido com a implantação do Ligeirão. Prefeito Tolardo e o diretor da Viação Castelo Branco fizeram o percurso ontem
Quatro Barras está recebendo um reforço no transporte coletivo. Na manhã desta segunda-feira (14) passou a funcionar a nova linha do Ligeirão, que transporta passageiros de Quatro Barras a Curitiba e de Curitiba a Quatro Barras, passando pelos bairros Jardim Menino Deus e Colônia Maria José. O prefeito Loreno Tolardo foi um dos passageiros da linha inaugural do articulado, que partiu do município às 7h25, passando pelo Menino Deus, e seguindo pela BR 116 até chegar ao Terminal do Guadalupe.

 “A implantação do Ligeirão vai trazer mais conforto e comodidade às famílias que utilizam o transporte coletivo. Quando pleiteamos esta linha, nossa proposta foi garantir mais qualidade e um bom serviço à população”, comentou Tolardo. A nova linha “Curitiba - Quatro Barras Rápido”, como foi chamada, tem dois horários de saída pela manhã (às 6h55 e 7h25) e um à tarde, às 17h40, além de três horários de retorno, às 16h40, 17h50 e 19h (nos horários de pico).

 A moradora do Centro, Daltiva Rosa Ferreira, aprovou a novidade. “Muito bom, achei excelente implantar esta linha, porque além de mais horários, o ônibus não vem tão cheio, dá mais conforto e agilidade”, disse. Joana Lúcia Torres, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, também gostou das mudanças. “Foi ótimo. Vou à Curitiba todos os dias e foi uma melhora importante”, contou. Com a linha já implantada, agora os técnicos da Viação Castelo Branco farão ajustes na integração do articulado com ônibus que chegam ao Terminal vindo de outros bairros.
Percurso
  O Ligeirão tem dois itinerários ao sair de Quatro Barras: um deles parte do Terminal, passa pelo Jardim Menino Deus, atravessa a trincheira, e segue com destino à Curitiba; e o outro parte do Terminal em direção à Colônia Maria José, acessando a BR 116 com destino à Curitiba, via Bacacheri. Na linha, são realizadas paradas nos bairros e em Curitiba, exceto ao longo da BR 116. O articulado transporta 43 passageiros sentados e 95 em pé, totalizando 138 lugares.

  Na viagem das 7h25, além do prefeito, também fizeram o percurso o diretor da Viação Castelo Branco, Regis Bittencourt; o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Frederico Bernardi; o assessor João Luiz da Silveira e o vereador João Creplive Neto, além do chefe de tráfego da Viação, Luciano Ruthes, e o gerente de tráfego, Paulo Cezar Ferreira.

Colônia Maria José recebe sua primeira Unidade Básica de Saúde



Prefeito Tolardo descerrou a fita inaugural com moradores do bairro
Prefeito Tolardo descerrou a fita inaugural com moradores do bairro
O Jardim Graciosa, na Colônia Maria José, recebeu oficialmente as novas instalações da Unidade de Saúde Trindade Aires Costa, inaugurada pelo prefeito Loreno Tolardo na manhã deste sábado (12). Com atendimento médico e em breve também odontológico, a Unidade vai atender mais de 3 mil moradores da região, com uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), composta por clínico geral, profissionais de enfermagem e agentes comunitários de Saúde.

 “A unidade era um sonho aguardado pela população da Colônia Maria José há mais de dez anos, e hoje estamos realizando com toda a satisfação. Depois de entregar o projeto da Escola Total, estamos inaugurando a unidade e anunciando também o projeto de pavimentação que vai contemplar todo o Jardim Graciosa. Antes de morarmos num país e num Estado, moramos no município, e é nele onde devemos dedicar todos os esforços e garantir qualidade de vida às pessoas”, disse o prefeito Tolardo.

 A solenidade reuniu moradores, autoridades, lideranças comunitárias e religiosas, e contou com a presença da primeira-dama, Ederci Sbrissia Tolardo; do vice-prefeito Edison Wilmar Repinoski; do presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago (Laio); do tenente da PM, Zaqueu Rodrigo Meireles; de representantes da Regional de Saúde, do Sesi e da Caixa Econômica Federal; secretários; vereadores; além dos familiares da homenageada Trindade Aires Costa - servidora da Prefeitura por mais de 13 anos, que teve o nome indicado pela então vereadora Daniela Ribeiro.
Investimentos na saúde    A construção da Unidade no Jardim Graciosa foi viabilizada através de um projeto apresentado pela Prefeitura ao Ministério da Saúde, e executada com recursos do Fundo Nacional de Saúde, somando investimentos de R$200 mil.

 “O prefeito realmente não tem poupado esforços pela área da Saúde e isto se confirma com os investimentos que vêm sendo aplicados. O número de Unidades de Saúde em breve vai subir de seis (com esta unidade sete) para nove, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Nos próximos dois finais de semana, serão assinadas as ordens de serviço para construção das unidades do Humaitá e do Santa Luzia”, contou o secretário de Saúde, Dr. Julio Lopes. 

Prefeito Tolardo inaugura a primeira escola em tempo integral de Quatro Barras



Prefeito Tolardo lançou a “Escola Total” e inaugurou a Quadra Poliesportiva Coberta
Prefeito Tolardo lançou a “Escola Total” e inaugurou a Quadra Poliesportiva Coberta
Quatro Barras está implantando um novo modelo de ensino, que deve se tornar modelo no Estado. Na última quinta-feira (10), o prefeito Loreno Tolardo lançou na Colônia Maria José a primeira escola em tempo integral, a Escola Total, que vai oferecer não apenas o ensino convencional, mas uma variada grade de atividades durante o dia para todas as crianças da escola.

 O aluno que estuda no período da manhã, por exemplo, vai permanecer na escola também à tarde, realizando atividades como informática, literatura, inglês, educação ambiental, futsal, capoeira, karatê, cantigas de roda, dança, basquete, xadrez e desenho e pintura, além do apoio escolar que terá acompanhamento de um professor. Com isso, as mais de 150 crianças hoje matriculadas na Escola Ernesto Milani, do Pré II ao 5º ano, farão quase todas as refeições na própria escola, desde café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.

 O lançamento do novo sistema de ensino veio acompanhado de outras duas conquistas importantes: a inauguração da Quadra Poliesportiva Coberta e a implantação da Lousa Digital - uma lousa diferente das convencionais, que permite interação do professor e do aluno de forma dinâmica e didática.

 “Estamos revolucionando a educação com equipamentos modernos, com um espaço para atividades esportivas e recreativas, e principalmente com um novo sistema educacional que oferece aprendizagem em tempo integral para as nossas crianças. É um projeto novo, pioneiro, que queremos estender para todas as escolas municipais”, disse o prefeito.
Inauguração
 Tolardo descerrou a placa de inauguração da Escola Total e também a fita inaugural da Quadra Coberta juntamente com o deputado estadual Cleiton Kielse, que apresentou a emenda parlamentar ao Governo do Estado para construção da quadra, no valor de R$ 310 mil.

 “Escola Total significa o dobro de investimentos que a Prefeitura está fazendo na Educação. A idéia de ampliar para todas as escolas municipais é realmente um fato inédito para quem conhece as cidades”, disse Kielse, em seu pronunciamento. 

 Além do deputado, outras autoridades estiveram presentes como a primeira-dama, Ederci Sbrissia Tolardo; o presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago (Laio); o secretário de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Sérgio Ferraz; vereadores; secretários municipais; lideranças religiosas e comunitárias; alunos; pais e membros da comunidade; além dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha, e de Educação, Maria Rodrigues, que estão nas pastas envolvidas no projeto, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Administração.

 A solenidade contou com apresentações dos alunos da escola, do Teatro de Marionetes Perrota - que teve como tema a Escola Total - e de um vídeo produzido pela própria escola, além da demonstração da Lousa Digital, já com o Programa Educação Sem Fronteiras. O evento contou com a participação de toda a equipe da escola e da diretora Josiele Guidolin, além das equipes da Secretaria de Educação e Cultura, Esporte e Lazer.

A Escola Total já passou a funcionar nesta segunda-feira (14), e segundo o prefeito, o projeto será lançado no mês que vem também na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na região da Campininha.